05/07/2023 às 10h55min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h06min

Shopping Eldorado apresenta o Telhado Verde em um espaço dentro do empreendimento

Quiosque Verde tem o intuito de aproximar o projeto de seus clientes, que poderão levar para casa saquinhos personalizados com adubos da compostagem

SALA DA NOTÍCIA Camila Miguel
Assessoria de imprensa
Divulgação/Shopping Eldorado
De 23 de junho a 16 de julho de 2023, o Shopping Eldorado promoverá uma ação que trará o Projeto Telhado Verde para mais perto de seus clientes. Um Quiosque Verde em formato de globo será montado no piso Térreo e a estrutura será ambientada por uma seleção dos mais de 30 tipos de hortaliças que são plantadas no espaço. Os participantes irão se conectar com o projeto tirando fotos dentro do quiosque, além de poderem levar um saquinho com adubo produzido pelo empreendimento.
Criado em 2012, o shopping começou um dos primeiros telhados verdes de São Paulo para dar um destino ecologicamente correto a cerca de 110 toneladas de lixo orgânico gerados mensalmente na praça de alimentação, por meio do desenvolvimento de uma usina de compostagem que transforma as sobras de alimentos em composto orgânico. Com isso, 100% do resíduo gerado serve de base para a produção de alimentos orgânicos.
A iniciativa reduz a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, e a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material aos locais destinados. A horta também ganhou uma importante função de amenizar a temperatura interna do empreendimento, reduzindo o consumo de energia.
Durante o processo de compostagem, enzimas especiais aceleram a decomposição dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar 40 mil hortaliças no ano, cerca de 3.000 a 4.000 por mês, de legumes e verduras livres de defensivos agrícolas em uma área de 6.000 m² no telhado do shopping. A colheita, feita a cada 45 dias, destinada aos próprios colaboradores do Eldorado.
Além das hortaliças plantadas em solo, o shopping desenvolveu também o plantio por meio de hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento. 
 
Coleta seletiva
No empreendimento e ambientes internos do shopping há lixeiras em diversos pontos especificando em cada uma onde o lixo deve ser descartado corretamente. Além disso, existem ilhas de separação na praça de alimentação, com uma equipe que organiza a separação dos materiais recicláveis e orgânicos.
Em parceria com a ‘Cooper Viva Bem’, colaboradores trabalham no shopping, em turnos alternados, para fazer a separação minuciosa dos recicláveis (papelão, alumínio, plástico, sucata, etc.) e vendê-los como forma de obter renda. Aproximadamente 72 toneladas de material reciclável são coletadas por mês pela instituição – 860 toneladas por ano - ajudando mais de 80 famílias que fazem parte da cooperativa.
 
Prêmios
Em 2014, a iniciativa ganhou o prêmio de sustentabilidade da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e 8º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo com 1º lugar em sustentabilidade – Mudanças Ambientais, categoria Especial Comunicação Corporativa do ‘Projeto de compostagem/Telhado Verde; em 2015, o prêmio de Grande Empresa da Federação de Comércio de São Paulo e ICSC Global Awards Latin America. Em 2016, conquistou mais uma vez um prêmio de sustentabilidade da Abrasce, com os impactos do projeto na vida dos colaboradores, além dos prêmios ADVB – Top de Sustentabilidade e Lide Varejo na categoria SUTENTABILIDADE, em 2017. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp