05/07/2023 às 12h05min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h04min

As férias escolares são um período propício para a criançada colocar energia no tatame

Jiu-jitsu trabalha coordenação motora, emagrecimento e até concentração. Aprender uma arte marcial torna a criança mais disciplinada e não induz à violência, como muitos erroneamente imaginam

SALA DA NOTÍCIA Digital Fisher Comunicação e Marketing
As auxiliares de aulas de jiu-jitsu kids: Pollyanne Vasconcelos (faxia azul) e Ísis Kalyanne (faixa roxa) - Foto: Divulgação
As férias escolares chegaram! E a criançada está como? O período pode ser também para os pequenos praticarem exercícios físicos, como funcional, ballet e até mesmo arte marcial, como o jiu-jitsu kids, modalidade que tem crescido em procura nas academias. É a hora de colocar a energia para fora. O jiu-jitsu oferece uma série de benefícios importantes para as crianças. A auxiliar do professor de artes marciais Kleber Silva, atleta faixa azul PollyanneVasconcelos, que oferece suporte às aulas de jiu-jitsu kids, explica:

“O jiu-jitsu é uma atividade física que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora,  força,  flexibilidade, emagrecimento e resistência das crianças. A prática regular do esporte contribui para o crescimento saudável e fortalecimento muscular”, revela.

À medida que as crianças avançam e superam desafios no jiu-jitsu, ganham confiança em suas habilidades e desenvolvem uma maior autoestima. O esporte ensina a lidar com adversidades, a persistir diante de dificuldades e confiar em si mesmas. Ao aprender técnicas de defesa pessoal, as crianças desenvolvem habilidades para lidar com situações de conflito e bullying de maneira não violenta.

Será que aprender uma arte marcial torna a criança violenta?

Muito pelo contrário, é o que explica Pollyanne Vasconcelos: “O jiu-jitsu é uma arte marcial com um forte foco na disciplina e no respeito. As crianças aprendem a seguir as regras, a acompanhar os instrutores, colegas e o ambiente do tatame. Esses valores são importantes para a formação do caráter e auxiliar na educação e no convívio social, seja na escola ou no ambiente familiar”, esclarece.

Foco e concentração para criançada: Durante as aulas de jiu-jitsu, as crianças são incentivadas a concentrar-se nas instruções do professor e a focarnas atividades propostas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de concentração, estimula a capacidade de aprendizado em outras áreas.

“Meninos e meninas que possuem algum déficit de atenção e praticam jiu-jitsu são conduzidos para uma maior concentração, comunicação, socialização, cooperação e trabalho em equipe”, diz a auxiliar.

É importante destacar que o jiu-jitsu para crianças deve ser ministrado por instrutores e professores treinados e em academias que valorizam a segurança e o bem-estar dos praticantes mirins. Além disso, é fundamental que as atividades sigam a faixa etária e que haja um ambiente de diversão e aprendizado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp