05/07/2023 às 14h52min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h04min

Varizes também são um problema masculino, sim!

Para marcar o Dia Nacional do Homem, o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto fala das causas e tratamentos de varizes para eles

SALA DA NOTÍCIA Amanda Turnes Galdino
Por mais que os tempos mudam e evoluem, muitos homens ainda permanecem bastante desatentos quando o assunto é a própria saúde e os cuidados com a prevenção de doenças para uma vida mais saudável no futuro. E foi justamente para chamar a atenção aos cuidados com a saúde masculina que, desde 1992, foi instituído no Brasil o Dia Nacional do Homem, celebrado em 15 de julho.
E você sabia que as varizes também são um problema que atinge o universo masculino? E quando acontece com eles, pode chegar a quadros muito mais graves do que nas mulheres, justamente porque os homens demoram mais a perceber as veias dilatadas e a procurar tratamentos adequados, levando à tromboses e úlceras, com aquelas veias de maior calibre, em que o tratamento é mais complicado.
As varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas, mais comuns nos membros inferiores, e indicam problemas na circulação de retorno. Como a doença é progressiva, com sintomas leves, o indivíduo pode demorar anos para descobri-la e tratá-la corretamente. No caso dos homens, às vezes, as varizes demoram a ser notadas, principalmente por indivíduos que têm muitos pelos nas pernas. Por isso é essencial estar sempre atento.
“As varizes também podem afetar os homens, sim. E muitos deles têm medo de tratar por achar que só cirurgia resolve o problema. Quanto mais demora o cuidado, mas complicado pode ficar o quadro,” explica Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular e referência no tratamento com laser para varizes, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).
Os homens são menos propensos às varizes pela questão dos hormônios, por não engravidarem e por terem uma musculatura dos membros inferiores, naturalmente mais desenvolvidas do que as mulheres.
 “A principal causa das varizes masculinas é a hereditariedade, além de fatores comuns ao problema como sedentarismo, obesidade ou o fato de permanecer muito tempo em pé (profissionais como, dentistas, cabeleireiros, médicos)”, explica Dr. Gustavo, que ressalta que o fato de permanecer um período prolongado em pé provoca a dilatação das veias, o surgimento dos primeiros sintomas e o agravamento do quadro.
Sintomas e diagnóstico
Os principais sintomas das varizes são: aparecimento de veias azuladas e muito visíveis, agrupamento de pequenos vasos avermelhados, sensação de peso nas pernas; câimbras, inchaço nos membros inferiores, em especial ao final do dia e sensação de pernas ardendo, “Além de afetar a aparência, a doença causa inchaço, dor, cansaço e pode levar a feridas (úlceras e até trombose)”, detalha Dr. Gustavo.
Muitos homens só se dão conta de que estão com varizes após uma idade avançada, quando os tecidos se tornam flácidos e as veias inflamadas mais visíveis. A grande maioria do público masculino só procura ajuda médica quando os sintomas estão bastante avançados e as dores insuportáveis, o que dificulta o tratamento.
Assim como nas mulheres, o diagnóstico de varizes deve ser feito por um médico vascular, através de um exame físico, a princípio, e com exames de ultrassom com doppler, o que possibilita uma avaliação mais precisa.
Tratamento
O que poucos homens sabem, e muitas mulheres já descobriram há algum tempo, é que é possível tratar varizes sem ter que recorrer à cirurgia, repousos ou pós-operatórios longos. O Dr. Gustavo Marcatto conta que o tratamento de varizes pode ser feito com laser usando técnicas modernas, não invasivas e que necessitam de poucas sessões. “As técnicas de tratamento para as varizes dos homens e das mulheres são as mesmas. Cada um com sua particularidade, mas, em geral mantêm os princípios”, conta o médico.
Dr. Gustavo Marcatto destaca dois métodos mais efetivos para acabar com as varizes: - CLaCS, em que o médico utiliza um aparelho guiado pela realidade aumentada para identificar os vasos, e utiliza a sinergia entre o laser e a escleroterapia. “É um método seguro que evita em 85% os casos de cirurgia, eliminando as varizes e os vasinhos e sem necessidade de internação ou repouso”, pontua Dr. Marcatto.
            O segundo método é mais específico para varizes grossas e a veia safena. “Antigamente para tratá-la era preciso fazer cortes na perna e ficar mais de 30 dias de repouso. Hoje, com o Endolaser não há necessidade disso. O paciente realiza o procedimento na própria clínica e volta para casa andando”, descreve Dr. Gustavo.
Prevenção
            E como diz o bom e velho ditado, prevenir é sempre o melhor remédio, né? Se o homem já possui um histórico familiar de casos de varizes, precisa sempre se esforçar para ter uma vida com hábitos saudáveis.
            Evitar o sobrepeso é um dos pontos essenciais, além de evitar o tabagismo, se hidratar corretamente e não permanecer longos períodos na mesma posição, além de estar sempre fazendo movimentos com as pernas, para estimular a circulação. Ter uma atividade física regular, orientada por um profissional, é outro ponto que ajuda na prevenção das varizes.
            E unido a tudo isso, é preciso estar sempre atento aos sintomas que ocasionalmente possam aparecer, além de observar a aparência das pernas (para o surgimento de veias, vasos ou qualquer marca do tipo). E realizar check-ups e consultas com médicos especializados no assunto, afinal, quanto antes o problema for detectado, mais fácil, rápido e eficaz será o tratamento. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp