04/07/2023 às 09h41min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h09min

Estudante de escola pública de Ensino Médio Integral no Espírito Santo ganha bolsa de estudos em universidade americana

Além de excelente desempenho acadêmico, participação em clubes de debate e construção de peças teatrais na escola foram fundamentais para que o aluno fosse selecionado

SALA DA NOTÍCIA Amotara Agência de Notícias
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Uma educação que te prepara para a vida. Foi esta a chave que fez grande diferença na história de Miguel Chagas Monjardim. Com apenas 18 anos, o ex-aluno do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória (ES), se prepara para realizar seu maior sonho: estudar em uma universidade norte-americana. Graças ao seu desempenho escolar e, principalmente, à dedicação a atividades extracurriculares, o estudante conquistou, por meio do programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar uma bolsa de estudos no Dartmouth College, instituição apontada como a 12ª melhor faculdade dos Estados Unidos da América.

Miguel acumulou ao longo de sua trajetória escolar notas altas e um histórico de participação em projetos acadêmicos de destaque. Apoiado pelas ferramentas pedagógicas diversificadas do Ensino Médio Integral, como clubes de protagonismo, aulas de projeto de vida, tutoria, acolhimento, orientação de estudos e aprendizado na prática, o estudante ajudou a desenvolver iniciativas importantes de engajamento e comunicação na escola.

"Logo que ingressei no Ensino Médio Integral, conheci alguns colegas e juntos criamos um clube de política para discutir o assunto entre os jovens. Esse clube foi uma porta de entrada para outro trabalho, o Jovens Acolhedores, que virou a chave para o meu projeto de vida. Foi aí que percebi o quanto eu gostava de poder escutar, ensinar e ajudar outras pessoas, especialmente por meio da política. Pude aperfeiçoar minha capacidade de comunicar e também de ouvir outros jovens", relata Miguel.

Protagonismo juvenil  

Além da atuação acadêmica, histórias como a de Miguel evidenciam o quanto o desenvolvimento do protagonismo juvenil e as diferentes oportunidades de formação são essenciais para que estudantes alcancem seus objetivos futuros, especialmente para o currículo em uma universidade americana.

"Durante todo meu ensino médio participei de atividades extracurriculares, aprimorando minha oratória e minha atuação como agente de mudança. Com o apoio da escola, ingressei em diversos campeonatos de debates, com bastante destaque. Depois, me tornei presidente da Associação Brasileira de Debates do Ensino Médio (ABDEM), como forma de me manter engajado na causa", reforça o estudante.

Tutoria e acolhimento 

Por meio da tutoria e do acompanhamento personalizado dos professores e do Ensino Médio Integral, Miguel foi construindo seu sonho de continuar os estudos no exterior. Contando com a ajuda do professor de inglês da escola e também tutor, Pedro Moreno, o ex-aluno desenvolveu seu inglês até a fluência, assim como foi incentivado a participar de ações de impacto social.

"No início da volta às aulas presenciais, enfrentamos um alto índice de evasão escolar. Foi preciso pensar em algo diferente para chamar a atenção dos jovens que estavam fora da escola. Decidi então ensinar história e cultura americana usando o musical Hamilton e Miguel prontamente se ofereceu para ajudar. A cada aula com hip hop e história nas aulas de inglês mais jovens iam retornando, até todos os alunos do ensino médio quererem entrar na nossa companhia de teatro improvisada. Em apenas 3 semanas, fizemos um musical de 40 estudantes no auditório da escola, que Miguel ajudou a escrever, dirigir e foi o personagem principal", conta Pedro Moreno, professor de inglês do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo. 

Conquistas e sonhos para o futuro 

Em dezembro de 2021, o jovem foi aprovado em um curso preparatório que oferece mentoria para alunos de destaque do Brasil aplicarem para faculdades americanas. Ao todo, apenas 52 alunos foram selecionados entre os 6.961 aplicantes, sendo a taxa de aceitação de 0,7%.

Agora, se preparando para fazer sua mudança em agosto, Miguel deixa claro que sua vontade é se formar e voltar para o Brasil para atuar com políticas públicas. "Seja na parte pública, como candidato, em cargo em alguma secretaria da educação, ou no terceiro setor, quero estar envolvido em projetos sociais, especialmente para promover cada vez mais uma educação de qualidade aos brasileiros", finaliza.

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional e moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.


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