04/07/2023 às 09h01min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h08min

Bateria estacionária Freedom é certificada pelo Inmetro

Marca foi atestada no novo regulamento técnico e é a única duplamente certificada, tanto pela Anatel quanto pelo Inmetro

SALA DA NOTÍCIA Pg1 Comunicação
Clarios
Divulgação Clarios
A bateria estacionária da marca Freedom, produzida pela Clarios, líder global em soluções para armazenamento de energia, acaba de receber o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que aperfeiçoou o regulamento técnico para equipamentos de geração, condicionamento e armazenamentos de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos. A certificação foi conquistada bem antes do prazo limite estabelecido pelo Inmetro, que é até 2025. 

De acordo com a Portaria Inmetro n. 140/2022, as baterias são avaliadas quanto à sua capacidade de suportar ciclos de carga e descarga, mantendo-se sua capacidade nominal. 

O engenheiro de Produto da Clarios, Bruno Penha, frisa que a bateria estacionária Freedom se destaca pela tecnologia empregada e por ser o único produto no mercado com dupla certificação, tanto Inmetro quanto Anatel. 

“A Freedom é a única bateria do mercado que pode ser utilizada para 3 aplicações: segurança, energias renováveis (eólica e solar) e telecomunicações. Além da sua durabilidade acima da média de mercado, tem também como diferenciais o fato de poder ser aplicável em ambientes não climatizados, ter excelente aceitação de carga e ser livre de manutenção”, explica Bruno Penha.

Testes comprovam que as baterias estacionárias Freedom, no mercado há mais de 30 anos, duram até 4 vezes mais do que outras marcas. As baterias da linha Freedom têm 24 meses de garantia e estão disponíveis nas capacidades de 24 a 200 ampère/hora com tensão nominal de 12 volts

Esse tipo de bateria consegue suportar ciclos de descarga profundos, já que foi projetada para oferecer energia para longos períodos. Como suprem a demanda nos momentos de falta de energia, precisam ter uma boa durabilidade para atender as necessidades de cada consumidor. 


Nova regulamentação

O novo regulamento objetiva proteger os usuários e o mercado nacional de produtos inseguros e de baixo desempenho, estabelecendo requisitos de segurança elétrica, estabilidade da rede, qualidade de energia, desempenho energético e compatibilidade eletromagnética para os equipamentos.
 
A Portaria Inmetro nº 140/2022 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de março, com início de vigência prevista para 02 de maio de 2022. A partir desta data, começou a contar os prazos de adequação para fabricantes, importadores e comércio em geral: em 24 meses todos os equipamentos devem ser fabricados e importados em conformidade com a nova portaria, tendo os fornecedores 6 meses adicionais para comercializar estoques de produtos avaliados conforme a portaria anterior. A partir de 36 meses, todos os equipamentos comercializados devem estar adequados às exigências da nova regulamentação.


Sobre a Clarios

A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp