04/07/2023 às 14h23min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h08min

Vale a pena mentir para sua seguradora?

Pagar mais barato a apólice do seguro e ter compensações mais elevadas em sinistros são alguns dos motivos que levam as pessoas a ocultar informações das seguradoras

SALA DA NOTÍCIA Mariana Garrett Paker Rodrigues
Imagem de divulgação

Vale a pena mentir para sua seguradora?

 

Pagar mais barato a apólice do seguro e ter compensações mais elevadas em sinistros são alguns dos motivos que levam as pessoas a ocultar informações das seguradoras

 

“Ah, vai é só uma pequena omissão, nem chega a ser uma mentira!” Pensamentos como esse podem permear a mente das pessoas quando estão cotando seus seguros para tentar pagar mais barato a apólice ou tentar obter compensações maiores em um sinistro. Mas nem sempre a consequência dessa omissão é conhecida ou considerada por quem decide fazê-la. Por isso, a BRZ Insurance, insurtech focada na comunidade brasileira e latina nos EUA, listou e explicará algumas razões para que esse “plano infalível” não siga adiante.

“Podemos dizer, sem nem conhecer o caso, que os prejuízos causados por dados imprecisos na hora de fazer um seguro são inegáveis, no entanto, muitas pessoas ainda insistem em agir dessa maneira”, informa Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. ”A omissão de dados como sinistros anteriores, estado real de conservação do bem segurado, ou um motorista frequente podem causar negação do seu reembolso e até cancelamento da apólice”, completa o executivo.

De acordo um levantamento de 2021 do Finder, aproximadamente 35,8 milhões de americanos (14% da população) admitem ter mentido para a seguradora de seu carro, um número 204,8% acima da pesquisa de 2020, que apontou que 11,8 milhões mentiram ao solicitar um seguro. A pesquisa ainda aponta que os homens são mais propensos a mentir no seguro de carro do que as mulheres. São, aproximadamente, 19,8% de homens (23,9 milhões de pessoas), contra 8,9% das mulheres (11,9 milhões). E os millennials são mais propensos a mentir do que a geração X ou os baby boomers. São 22,5% de millennials, contra 18,1% da geração X e 17,9% da geração Z. Já entre os baby boomers, o número cai para 4% dos baby boomers.

Quando a mentira vem à tona, as consequências podem variar em diferentes graus. Abaixo estão cinco consequências importantes:

  1. Prêmios mais altos: se a sua seguradora identificar informações inconsistentes na apólice, ela pode corrigir o valor do prêmio de acordo com as informações reais. Parece uma vantagem, mas isso gera uma cadeia de fatores que levam ao aumento das taxas - para todos os clientes. Dependendo da gravidade da omissão, o impacto nos pagamentos anuais pode ser grande. Erros desse tipo custam às seguradoras bilhões de dólares a cada ano, o que significa que as taxas em seu estado também aumentam.

  2. Pedido negado: seguradoras são empresas que trabalham com grandes riscos e por isso são muito criteriosas na hora de conceder compensações por sinistros. Ela tem o direito de negar o seu pedido caso não o considere verdadeiro. 

  3. Cancelamento de apólice: a seguradora poderá cancelar a apólice do segurado caso descubra omissões de informações como registros de sinistros anteriores, histórico de seguro ou o valor do item segurado. 

  4. Cobertura futura negada: nos EUA o histórico do segurado é o seu maior bem. Seja para adquirir um seguro ou comprar uma casa, o histórico influencia nos valores a serem pagos, nas chances de aprovação e no tamanhos dos juros. 

  5. Questões legais: caso o segurado minta para a sua seguradora, o fato pode ser considerado fraude de seguros, algo muito sério nos Estados Unidos. Há uma grande chance do segurado ter que pagar sua seguradora ou receber uma multa, além de fraude ser crime passível de prisão. 

Sobre a BRZ Insurance

A BRZ Insurance é uma Insurtech focada na comunidade brasileira e latina nos EUA. Operando desde 2017, usa IA para oferecer ao imigrante latino que atualmente reside em solo norte-americano uma gama de serviços de seguros, levando em consideração as exigências de cada cliente à legislação e exigências locais. Com operação no Brasil e nos Estados Unidos, consegue não só conceder atenção e cuidado de acordo com a cultura e os hábitos desse público, mas também levar a solução adequada a cada necessidade em específico, descomplicando o processo de contratação de seguros e democratizando, dessa forma, o seu acesso.


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