21/06/2023 às 17h14min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h04min

Fisioterapeuta, Dr.Shira desenvolve método para tratar a ansiedade

O Brasil está no ranking da ansiedade com 18,6% ansiosos e Doutor Shira fala sobre os sinais de alerta para o transtorno

SALA DA NOTÍCIA Bueno Imprensa e Comunicação
Doutor Shira

A OMS revelou que os reflexos da pandemia promoveram um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão em 2020. Vários fatores como estresse, a pressão social, os problemas emocionais entre outros podem ser agravantes para a ansiedade, e Shira explica que quando afetado pelo transtorno o corpo dá sinais de alerta que podem variar de pessoa para pessoa, mas frisa que: “Ao adotar práticas regulares de autocuidado, você pode reduzir os sintomas da ansiedade e melhorar seu bem-estar geral”.

Apesar do que o senso comum trata como ansiedade, seus sintomas podem ser percebidos de variadas formas. Uma delas, pouco citada, são os sintomas físicos, “A ansiedade pode manifestar-se através de sintomas físicos, tais como palpitações cardíacas, aumento da frequência respiratória, sudorese, tremores, tensão muscular, dores de cabeça, dores no peito, desconforto gastrointestinal (como dor de estômago, náuseas, diarreia ) e tonturas”, afirma o neurocientista. Shira ainda cita que podem existir sintomas como: “Alterações do sono, mudanças no apetite,  inquietação, preocupação excessiva, mudanças emocionais e sintomas cognitivos - como dificuldade de concentração, lapsos de memória, pensamento acelerado ou dificuldade em tomar decisões”. 

O Dr. Shira conta que bateu de frente com vários casos de dores corporais causadas pela ansiedade em seu consultório, “As pessoas chegavam no meu consultório com dores no corpo como dor de cabeça, pescoço, costas lombar, dificuldade para dormir e por mais que ajustasse o corpo da pessoa, depois de um tempo ela voltava com a mesma dor”. Ele então decidiu estudar uma forma de curar esses sintomas com o autocuidado.

Assim ele desenvolveu o “Método Serenidade do Samurai para o Controle da Ansiedade”, que consiste em quatro passos principais: Escolha a sua luta; Respeite a sua verdade; Seja seu núcleo; Escute o silêncio. Resultando então em um único objetivo, o controle do corpo, “porque quando controlo meu corpo consigo controlar minha mente” afirma Dr. Shira. Com esse método o fisioterapeuta já orquestrou diversas palestras e é sempre chamado por empresas e organizadores de eventos para solucionar os problemas do cotidiano.

O Doutor também recomenda o Shiatsu como um método para abrir as portas ao autocuidado, “O Shiatsu Método Shira ajuda a relaxar o corpo ativando a circulação sanguínea, ajuda a liberar neurotransmissores que ajudam a aliviar a dor e a controlar a ansiedade e a pessoa ansiosa vai se permitir ser cuidada, uma coisa que raramente ela faz”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp