04/07/2023 às 09h10min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h00min

Mano Veganu democratiza veganismo, fala sobre bem-estar e ensina receitas práticas na internet

Criador de conteúdo bomba no Kwai ao defender vida saudável para todos e mostrar passo a passo de receitas veganas simples, fáceis e acessíveis

SALA DA NOTÍCIA Bruna Camilo
Kwai

Nascido numa quebrada da zona norte de São Paulo, Vitor Bruno sempre teve algumas paixões, como a música, especialmente o rap e o funk, estilos com os quais se identifica desde cedo, além das tatuagens e dos bonés de aba reta. De origem humilde, batalhou para estudar, formou-se em engenharia ambiental, e passou a cultivar outras vocações: como a preocupação com o corpo, o bem-estar e a culinária. Tornou-se vegano, aperfeiçoou-se em terapias holísticas e, ao criar o seu canal Mano Veganu, que está bombando no Kwai, quis acabar com qualquer esteriótipo: um mano tatuatuado periférico e fã de músicas dos bailes pode, sim, ser saudável e se preocupar também com a mente e o corpo.

A ideia de criar o perfil surgiu em 2020, quando estava terminando a faculdade e trabalhando como entregador de um restaurante oriental, com as contas um pouco apertadas. Decidiu que deveria deixar de guardar esse conhecimento somente para si: começou falando sobre vida saudável e, entre uma conversa e outra com alguns usuários que já o acompanhavam, percebeu que havia uma lacuna quando o assunto eram receitas. "Como a dieta vegetariana é restrita, criou-se uma aura elitista em torno dela, de que é difícil fazer receitas baratas e saborosas com ingredientes simples e baratos", conta ele, que é vegano há três anos e nesse tempo passou grande parte sendo crudívoro, uma pessoa cuja alimentação é baseada em itens (frutas, verduras e legumes) no seu estado natural, sem passar por cozimento. 

Um fator que o ajudou nessa empreitada foi o fato de, como sempre precisou cozinhar o que come, muitas vezes devido às restrições, pôde sempre buscar conhecimento culinário e aperfeiçoar suas técnicas na cozinha. Hoje já são mais de 200 mil seguidores e quase 6 milhões de curtidas. "Sou um cara simples, faço yoga todo dia, utilizo muitas técnicas holísticas no dia a dia e o que mostro nas redes é um pouco isso, dicas pra todo mundo viver bem."

Outra questão que o criador de conteúdo costuma enfatizar em seu canal são as nuances que envolvem o veganismo. "O veganismo não é uma dieta, é um estilo de vida e uma filosofia baseada num movimento político cujo pilar é  a alimentação saudável, mas também acessível", explica. Com isso em mente, receitinhas bem fáceis de fazer como o sorvete de banana com um ingrediente só, dicas veganas de festa junina, hambúrguer de "frango" vegano e bife de soja viralizaram no Kwai, ao lado do dia a dia de um vegano em situações cotidianas, como a ida à feira.

"Com meu canal, quero transmitir uma mensagem bacana voltada ao autoconhecimento. Podemos ter uma boa alimentação comendo menos carne, priorizando o produtor local e ingerindo mais legumes e verduras em vez de industrializados. Isso independente da condição financeira. Ninguém precisa viver comendo carne vegetal ou leite vegetal industrializado, que são caríssimos, para seguir uma dieta balanceada", defende Vitor.

Comunidade do Kwai
Desde que chegou ao Brasil, em 2019, o Kwai tem impactado e empoderado pessoas comuns que agora podem facilmente descobrir, criar e compartilhar conteúdos do cotidiano. Com mais de 48 milhões de brasileiros ativos mensalmente na plataforma, de acordo com a média da ComScore em 2022, a plataforma contabilizou, em levantamento realizado entre março de 2021 e abril de 2022, que mais de 20 mil pessoas foram diretamente impactadas pelo investimento de R$ 250 milhões em um ano no seu programa de parceiros de produção de conteúdo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp