03/07/2023 às 16h04min - Atualizada em 03/07/2023 às 20h12min

Empresas que investem na satisfação do colaborador tem 81% chance de ter funcionários fortemente engajados

Pesquisa ainda revela que empresas que seguem essa cartilha, tem a chance de ter 40% de funcionários mais motivados

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A satisfação dos colaboradores é um fator essencial para o sucesso de qualquer organização. Funcionários satisfeitos são mais produtivos, engajados, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa. Além disso, a satisfação deles contribui para a retenção de talentos, a redução do turnover e a melhoria do clima organizacional. Ela também traz benefícios para os clientes externos, que recebem um atendimento mais ágil e eficiente. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, empresas que investem na satisfação dos colaboradores têm um aumento de 37% na satisfação dos clientes e de 21% na lucratividade.

 

Uma pesquisa da YouEarnedIt mediu o impacto da satisfação dos colaboradores nos resultados das empresas. Segundo o estudo, empresas que investem na satisfação dos colaboradores têm 81% chance de terem funcionários altamente engajados, 78% que recomendam a empresa como um ótimo lugar para trabalhar, 58% que se sentem valorizados pela empresa e 40% mais motivados a darem o seu melhor.

 

Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, as empresas que investem na satisfação dos seus colaboradores colhem diversos benefícios, como um maior engajamento, satisfação, valorização e motivação dos seus funcionários. Esses fatores influenciam positivamente na produtividade, na qualidade do serviço, na reputação da empresa e na retenção de talentos. “Para alcançar a satisfação dos colaboradores, é preciso levar em conta vários aspectos, como o ambiente de trabalho, a comunicação, o reconhecimento, o feedback e o desenvolvimento profissional”, comentou.

 

No entanto, para investir na satisfação dos colaboradores, é preciso conhecer as suas necessidades, expectativas e percepções sobre a empresa. Uma forma de obter essas informações é por meio de pesquisas de satisfação, que podem ser realizadas periodicamente com perguntas claras e objetivas sobre diversos aspectos do trabalho.

 

Elas permitem identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na gestão de pessoas e na cultura organizacional. Com base nos resultados, é possível elaborar planos de ação para corrigir os problemas detectados e implementar melhorias que visem aumentar a satisfação dos colaboradores.

 

O Pandapé, plataforma de RH do Infojobs, pode ser um aliado dos gestores e empresas neste momento. A plataforma permite que os líderes tenham uma visão completa e atualizada do capital humano da empresa, desde o recrutamento e seleção até a retenção e o engajamento dos talentos. Com ele é possível criar planos de carreira, avaliar competências, oferecer treinamentos, realizar pesquisas de clima, gerenciar benefícios e muito mais.


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