30/06/2023 às 15h19min - Atualizada em 01/07/2023 às 00h04min

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a salvar vidas? 

*Evelyn Rosa de Oliveira   

SALA DA NOTÍCIA Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia revolucionária que tem potencial para transformar vidas de muitas maneiras. Ultimamente, acompanhamos o rápido crescimento dessa tecnologia, o que pode trazer muitas preocupações, mas também vantagens para a humanidade. Como exemplo, podemos citar o diagnóstico por imagem, pois a combinação de algoritmos de aprendizado de máquina com um grande banco de dados radiográficos, pode fornecer soluções eficientes para os desafios enfrentados no diagnóstico por imagem. Sendo assim, ao alimentarmos um banco de dados com imagens de tomografias de pulmão, iremos identificar para a IA quais são as tomografias que demonstram pulmões saudáveis, quais são as que possuem nódulos pulmonares e outras lesões (com a localização correspondente). Deste modo, a IA é treinada a reconhecer quando as lesões pulmonares estão presentes.  

A interpretação das imagens médicas por Inteligência Artificial não substitui, de maneira alguma, a presença do médico radiologista, porém a IA pode ser uma grande aliada desses profissionais. É esperado que nos próximos anos, essa tecnologia fique mais popular entre os hospitais e centros de diagnóstico por imagem, auxiliando os radiologistas a localizarem lesões com mais precisão, inclusive anormalidades que poderiam passar despercebidas aos olhos humanos. Quanto mais precoce a lesão é diagnosticada, maiores são as chances de cura e de tratamento de doenças, levando a um melhor prognóstico ao paciente.   

Além da precisão no diagnóstico, a IA também pode ajudar a reduzir a sobrecarga de trabalho dos radiologistas, liberando-os para concentrar-se nas tarefas mais complexas e críticas. Isso pode melhorar a eficiência e a qualidade do trabalho dos radiologistas, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir a espera dos pacientes pelo resultado de seus exames.  

Podemos concluir que a IA tem um potencial revolucionário para a radiologia, oferecendo soluções mais precisas e eficientes para os desafios enfrentados na área. No entanto, é importante lembrar que a IA não deve ser vista como uma solução mágica para todos os problemas do diagnóstico por imagem. É importante que os radiologistas e outros profissionais de saúde se atualizem sobre o tema, além de trabalharem juntos com especialistas em IA para garantir os melhores resultados e que essa tecnologia seja utilizada de maneira segura.   

*Evelyn Rosa de Oliveira é tecnóloga em Radiologia, mestre em Engenharia Biomédica. Professora e tutora do Curso de Tecnologia em Radiologia na UNINTER 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp