29/06/2023 às 12h30min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h04min

A importância da escovação para prevenir doenças bucais

As cáries podem ser evitadas com uma simples higiene bucal

SALA DA NOTÍCIA Dra Sarita Pires
Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca - https://salaodaboca.com.br/ - @salaodaboca
Internet
 

Para ter qualidade de vida, é necessário cuidar da saúde bucal. Manter dentes e gengivas saudáveis não é uma tarefa tão difícil, só é preciso manter uma rotina de higiene bucal com escovação dos dentes, uso de fio dental e enxaguante fluoretado para que possamos prevenir doenças bucais, principalmente as mais famosas causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, como a cárie.

 

Fazer consultas periódicas preventivas ao dentista ajuda a combater as doenças bucais. “O profissional vai indicar a escova e o creme dental adequado para cada paciente, ajustando a técnica de escovação, reiterando a importância do fio dental, pesquisando os hábitos de cada indivíduo e assim alertando sobre dietas ácidas ou cariogênicas que afetam diretamente o meio bucal”, explica Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca.

 

Além disso, a prevenção pode ser classificada em dois tipos: prevenção em doenças já pré existentes, para que ela não evolua e prevenção em doenças que não existem, para evitar que elas apareçam, que é  chamada  de prevenção educacional.



 

Dra Sarita ressalta que o cuidado tem que ser feito diariamente. “A escovação deve ser realizada sempre após a ingestão de algum alimento ou, pelo menos, depois das principais refeições diárias, e principalmente também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação tem que ser feita passando o fio dental entre todos os dentes. E não pode esquecer de limpar a língua”, diz. 



 

Autocuidado e produtos de higiene oral

 
  • Cuide da higiene com frequência;
  • Escolha corretamente a escova - sempre com a orientação individualizada do seu dentista;
  • Escolha sempre um creme dental que contenha flúor;
  • Use fio dental todos os dias para retirar as impurezas que ficam entre os dentes;
  • Escovas interproximais
  • Aparelhos de irrigação (Waterpick, por exemplo) têm indicação principal para pacientes com implantes e próteses tipo protocolo, onde a limpeza com os recursos tradicionais é dificultada;
  • Evite o consumo excessivo de açúcar, pois ele é o principal vilão para a saúde bucal.
 

Finalizando, Dra Sarita Pires ressalta que todo cuidado compartilhado entre o profissional e o paciente tem o objetivo de promover saúde, bem estar do mesmo mantendo o seu sorriso bonito e saudável!!



 

Fonte: Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca - https://salaodaboca.com.br/ - @salaodaboca


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp