29/06/2023 às 13h55min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h04min

Como a rinoplastia contribui para uma respiração melhor?

Saiba como fica o ato respiratório após a cirurgia plástica do nariz

SALA DA NOTÍCIA Dr. Geraldo Capuchinho Jr
Dr. Geraldo Capuchinho Jr - Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Membro da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe - @dr.capuchinho https://geraldocapuchinho.med.br/
Acervo Pessoal | Divulgação
 

Embora muitas pessoas acreditem que a rinoplastia seja realizada apenas para melhora da estética nasal, esse procedimento também pode ser funcional, para resolver problemas respiratórios. 

 

A rinoplastia, modificação cirúrgica das estruturas ósseas e cartilaginosas com intuito de proporcionar um melhor aspecto nasal, sempre afeta o ato respiratório. Porém, as técnicas contemporâneas para plástica do nariz procuram modificar as estruturas ósseas e cartilaginosas mantendo ou melhorando a ventilação nasal.

 

O cirurgião plástico e crânio-maxilofacial Dr. Geraldo Capuchinho explica que a ventilação nasal prejudicada impede que o ar chegue de maneira eficiente até os pulmões. “Dessa maneira, o paciente tem dificuldades para dormir, praticar esportes e até mesmo para atividades de esforço moderado como subir escadas ou carregar pesos leves”, diz. 

 

Dr. Geraldo Capuchinho acrescenta que a rinoplastia atua na estrutura do nariz: cartilagens e ossos. “Portanto, alterações na forma e largura dos ossos nasais são realizadas com muita precisão por meio do uso do bisturi ultrassônico, conhecido como Piezo). Além disso, as cartilagens são modificadas por meio de pontos e reposicionamentos. Assim, o nariz poderia ser alterado para buscar um aspecto mais reto e definido. A largura das asas nasais também pode ser modificada por meio da alectomia ou alaplastia, quando necessário”, frisa. 

 

Benefícios da rinosseptoplastia

 

A melhora na auto imagem certamente é o principal benefício, pois é um dos pilares para a autoestima. Além disso, a rinosseptoplastia (plástica do nariz e do septo nasal) restabelece ou mantém a função ventilatória do nariz pela correção dos desvios septais que obstruem a passagem de ar, melhorando assim, a oxigenação sanguínea.

 

Para melhorar a respiração, a plástica nasal atua nas cartilagens nasais que são responsáveis pelo mecanismo valvular que ajuda a levar o ar até os pulmões mantendo o fluxo de ar durante a inspiração.




 

Fonte:  Dr. Geraldo Capuchinho Jr - Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Membro da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe - @dr.capuchinho https://geraldocapuchinho.med.br/



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp