29/06/2023 às 17h01min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h04min

Você sabe escolher o seu colchão? E como descartar quando ficar velho?

No momento de trocar o colchão é importante estar atento ao descarte responsável para que não haja impactos ao meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://isocianatos.basf.com/
Unsplash
Dormir bem é essencial para a saúde e um fator importante para a longevidade. O corpo humano precisa do sono, não só para descansar a mente e os músculos, como também para favorecer a memorização e fazer a manutenção do corpo, fortalecendo o sistema imunológico e liberando hormônios. Dois a cada três adultos no Brasil apresentam prejuízos na qualidade do sono, segundo a Associação Brasileira do Sono.
Há um conjunto de orientações para promover um bom descanso que é chamada higiene do sono e sugere, por exemplo, evitar o uso de telas luminosas antes de dormir e contar com um bom colchão adequado às necessidades individuais. E o uso de um colchão incorreto ou desgastado, pode ser o responsável por dores nas costas e pescoço, privando o organismo da possibilidade de se regenerar para o dia, segundo estudos médicos.
“É importante experimentar o conforto e qualidade dos materiais, porque um colchão, embora pareça mais um móvel na casa, é um produto que vai ser usado diariamente por cerca de dez anos e deve proporcionar uma boa qualidade de vida”, explica Sergio Alves da Silva Junior, gerente de vendas no negócio de Monômeros da BASF. Da mesma forma, é importante reconhecer a hora de trocar o colchão, pois com o tempo ele perde suas propriedades e pode ser prejudicial à saúde do consumidor.
Descarte responsável
Um dos principais desafios enfrentados por esse setor é a questão do descarte de colchões usados, que muitas vezes acabam em aterros sanitários, onde podem levar centenas de anos para se decompor, ou, no pior dos casos, abandonados em terrenos baldios ou em vias públicas, trazendo impacto ao meio ambiente.
“Apesar da crescente preocupação dos consumidores em ter atitudes mais sustentáveis, muitas pessoas não têm conhecimento sobre as opções adequadas de descarte desse bem tão precioso, sendo necessário que a indústria colchoeira se una para educar seus consumidores para ações mais conscientes”, considera Adriana Moraes, analista sênior de Sustentabilidade Aplicada da Fundação Eco+.
A especialista indica caminhos que podem apoiar práticas sustentáveis:
Responsabilidade do fabricante: alguns fabricantes de colchões já atuam na gestão sustentável de seus produtos, oferecendo programas de reciclagem ou parcerias com empresas especializadas em recuperação de materiais. Já os varejistas que não possuem programas próprios de reciclagem podem fornecer informações sobre onde descartar corretamente seu colchão antigo.
Coleta especializada: em algumas cidades existem serviços de coleta especializada, programas que recolhem os colchões usados diretamente nas residências e os encaminham para os locais adequados de reciclagem ou descarte. Verifique se essa opção está disponível em sua região ou entre em contato com empresas de reciclagem locais para obter mais informações sobre como descartar corretamente.
Ao adotar boas práticas em todas as etapas da cadeia de produção e apoiando em soluções de destinação final, a indústria de colchões pode reduzir significativamente seu impacto ambiental e social, podendo também se diferenciar da concorrência e atrair um segmento de mercado cada vez maior, apoiando na construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp