29/06/2023 às 11h05min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h01min

Artigo - Biocontrole e desafios em futuros sistemas de cultivo

Por Jéssica Brasau, Gerente de P&DI da Vittia

SALA DA NOTÍCIA Weber Shandwick Brasil
Divulgação Vittia
Potenciais causadoras de grandes prejuízos, as pragas e doenças estão entre os principais desafios enfrentados pelo produtor rural. A lista é extensa, representa uma ameaça constante (da semeadura à colheita) e não há como uma safra ter sucesso sem um bom manejo integrado. Em junho, a Vittia foi uma das participantes de um encontro promovido pela Organização Internacional de Controle Biológico (IOBC), realizado na Universidade de Wageningen, na Holanda, para falar das necessidades de biocontrole e desafios em futuros sistemas de cultivo. Com o tema “Formulações comerciais de Bacillus e Trichoderma no manejo integrado de manchas foliares em soja”, foram apresentados os resultados alcançados por estudos que, desde a safra 2019-2020 a 2021-2022, verificam o uso de novas tecnologias de gestão integrada para controle de ferrugem (Phakopsora pachyrhizi),  mancha-olho-de-rã (Cercospora sojina) e septoriose (Septoria glycines), por meio de Bacillus subtilis BV02 (representado no portfólio Vittia pelo produto Bio-Imune®) e Trichoderma asperellum BV10 (comercializado pela empresa sob o nome de Tricho-Turbo®).
 

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a soja segue como o produto com maior volume colhido no país: a produção estimada para a safra 2022/23 é de 153,6 milhões de toneladas. O país é também o maior produtor de soja do mundo e tem o desafio de produzir cada vez mais, em um ambiente tropical altamente favorável aos fitopatógenos. 

Nesse sentido, o uso dos produtos biológicos tem sido uma escolha crescente do produtor, não só por sua eficácia, mas também pela baixa toxicidade dos produtos e por não causarem danos ao meio ambiente. De acordo com a S&P Global, no Brasil os produtos biológicos foram usados em 6,5 milhões de hectares em 2017/2018; 13 milhões de hectares em 2019/2020 e 24 milhões de hectares em 2021/2022 – um aumento de quase 270% no período. O maior uso foi na cultura da soja (42% do total), seguido por algodão (21%), cana-de-açúcar (18%), milho (15%) e outras culturas (4%).


Jéssica Brasau em apresentação na Universidade de Wageningen, na Holanda

Por entendermos que esse é um caminho sem volta, estamos a todo momento investindo no desenvolvimento de tecnologias de manejo biológico como forma de impulsionar o controle de doenças, consorciado à conservação dos recursos ambientais e à maior produtividade e rentabilidade do agricultor. Com o maior portfólio de alvos biológicos regulamentados no Brasil – são mais de 60 –, nosso objetivo, por meio da pesquisa e inovação, é buscar novos métodos para incrementar a produção, oferecer condições mais adequadas para que as plantas possam expressar todo seu potencial genético e, no fim, contribuir para enfrentar o desafio de produzir mais alimentos, de forma mais saudável e sustentável, para uma população que deve chegar ao total de 9,7 bilhões de pessoas em 2050. 
 

A biotecnologia e os insumos agrícolas biológicos têm o potencial de revolucionar a agricultura brasileira, oferecendo um futuro cada vez mais promissor para quem produz, para quem consome e, é claro, para o nosso planeta como um todo.  

Sobre a Vittia

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 52 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.
 

Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.
 

A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1.200 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2022, a receita líquida da empresa foi de R 851 milhões.
 

Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade. Mais informações no site e nas redes sociais YoutubeInstagramLinkedinFacebook 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp