29/06/2023 às 11h32min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h00min

Os impactos dos líderes que valorizam a diversidade

*Por Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe

SALA DA NOTÍCIA Ana Clara Hauy

O mês de junho é mundialmente conhecido como o momento de celebrar a luta contra a discriminação e a garantir direitos a todas pessoas por igual. A diversidade no ambiente empresarial é um tema que está em alta. A pauta trata do reconhecimento da riqueza de características dos seres humanos, da pluralidade e das diferenças. Mas essa é uma questão que envolve vieses, como por exemplo, o papel dos líderes em uma organização que valoriza a diversidade. Isso porque a função da liderança nas empresas vai além do gerenciamento de processos, mas envolve a gestão de pessoas. 

 

Empresas que acompanham as movimentações do mercado precisam estar atentas às oportunidades de melhoria de seus produtos e serviços, e também da cultura e do bem-estar dos trabalhadores. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Accenture, equipes diversas são mais produtivas, já que diferentes pontos de vista, experiências e vivências, podem convergir para a resolução de problemas e para a inovação. Saiba mais sobre a importância de líderes que valorizam a diversidade nas empresas:


Geram um ambiente de trabalho mais inclusivo

 

Atualmente, as lideranças precisam ter mais do que boas habilidades de gestão e execução. Elas precisam estar atentas às inovações tecnológicas e sociais que atravessam o mercado de trabalho como um todo. Por esse motivo, é imprescindível que sejam líderes que valorizam a Diversidade e Inclusão. Dessa forma, farão com que as pessoas colaboradoras tenham senso de pertencimento à empresa, independente de religião, cultura, orientação sexual e de gênero, etnia, idade, deficiência física ou mental, grupo social ou vivência.

 

Uma verdadeira liderança deixa de ser vista como aquela que manda, cobra e vigia o trabalho da equipe, e se torna aquela que motiva, inspira, se adapta às situações, acolhe, orienta e extrai o melhor de cada membro da equipe. Dessa forma, qualquer empresa que esteja interessada em investir em Diversidade e Inclusão deve começar a preparar suas lideranças para embarcar na missão de acolhimento e valorização de todas as pessoas colaboradoras.

 

Contribuem para a criação de equipes mais eficientes
 

Conforme o estudo “Getting to Equal 2019”, da Accenture, uma cultura de igualdade no ambiente de trabalho é essencial para multiplicação de iniciativas em prol da inovação e do crescimento. A análise aponta que, nos Estados Unidos, a mentalidade de inovação dos colaboradores das empresas, que também é definida como a disposição e capacidade de inovar, foi quase cinco vezes maior em empresas que têm uma cultura de igualdade robusta, na qual todos têm oportunidades de avançar e prosperar, do que em empresas menos igualitárias.

 

Uma liderança inclusiva, empática e que valoriza a equipe gera um impacto positivo na rotina empresarial. Assim, as pessoas deixam de se sentir ignoradas ou excluídas e passam a se sentir acolhidas em suas igualdades e diferenças. Isso aumenta a motivação individual e também melhora o clima organizacional.

 

Quando as lideranças são capacitadas para abraçar a diversidade e a inclusão de forma concreta na rotina, abrem as portas para perpetuar a postura de acolhimento entre as equipes, contribuindo para que a empresa se torne referência em Diversidade e Inclusão.

 

São mais bem avaliados pelos colaboradores
 

Outra pesquisa, realizada pela consultoria de RH e transformação organizacional United Minds, aponta que, para 39% dos líderes entrevistados e para 34% dos funcionários, a pauta da diversidade é perda de tempo e dinheiro. Os dois grupos são compostos, em sua maioria, por homens brancos. A pesquisa ainda aponta que  71% dos colaboradores de grandes empresas acham importante fazer parte de uma organização que valoriza a igualdade. Porém, apenas 57% estão muito satisfeitos com a maneira como o tema é abordado nas empresas para as quais trabalham. O levantamento ouviu 1.500 colaboradores de empresas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Esses dados ajudam a reforçar a importância de líderes que valorizam a diversidade para que essa se torne uma realidade nas empresas.

 

Um dos itens fundamentais para que as pessoas se sintam seguras em seu ambiente de trabalho é a confiança. Quando os colaboradores enxergam representatividades diversas na liderança, entendem que aquele é um bom lugar para se trabalhar, o que torna o ambiente de trabalho mais valioso e saudável. Quando a empresa cria um local de trabalho mais justo e ético, ela também proporciona relações mais respeitosas. Com isso, os funcionários podem ter a confiança necessária para entregar tudo o que verdadeiramente são capazes de fazer, ser e produzir.



*Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos. Ela é casada, tem dois filhos e profissional com mais de 30 anos de experiência na área de RH. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, BankBoston, Citibank e Banco Crefisul. Denise tem como missão gerar oportunidades para todos - possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp