28/06/2023 às 12h45min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h07min

Venda direta: 4 razões pelas quais continua sendo um negócio próspero

Setor segue atraindo novos empreendedores por oferecer flexibilidade nos horários de trabalho, além de baixo investimento e riscos reduzidos

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
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Divulgação/Herbalife
A capacidade de evoluir e adaptar-se às mudanças tecnológicas e às diferentes demandas dos consumidores é crucial para o sucesso e a longevidade de qualquer negócio. E algo que o setor de vendas diretas faz há mais de 100 anos com o seu modelo que permite a comercialização de pessoa para pessoa, sem intermediários.
Em todo o mundo, aproximadamente 128 milhões* de pessoas atuam nas vendas diretas, de acordo com a Federação Mundial de Associações de Venda Direta (WFDSA). Chamadas de distribuidores independentes ou representantes de vendas, elas são têm diferentes perfis — são desde professores, enfermeiros a pais que não trabalham ou trabalham e atuam em tempo parcial no negócio de forma independente.

Mas por que o modelo continua relevante?
Na venda direta, os distribuidores independentes recebem ganhos pelos produtos que vendem e têm a flexibilidade de gerenciar seu próprio negócio, muitos deles com o respaldo da marca escolhida. Isso porque empresas, como a Herbalife, oferecem diversos treinamentos e materiais que apoiam o desenvolvimento do distribuidor e de seu negócio. “Disponibilizamos conteúdos prontos para as redes sociais, além de e-books, catálogo digital e outros formatos que facilitam seu dia a dia, possibilitando que ele use seu tempo realmente no que interessa para fazer o seu negócio crescer”, fala Jordan Rizetto, Diretor-Geral da Herbalife no Brasil.
As empresas do setor têm se atualizado e se adaptado para aproveitar as oportunidades proporcionadas pela tecnologia, além de suprir a crescente demanda por produtos de alta qualidade.

Nesse sentido, companhias de venda direta bem-sucedidas continuam relevantes por oferecerem produtos de excelência, ao mesmo tempo em que mantêm os mais altos padrões de práticas comerciais, como oferecer garantias de satisfação. “A Herbalife, por exemplo, oferece a Garantia Padrão Ouro que possibilita a devolução de produtos fechados e dentro do prazo de validade e o consequente ressarcimento do valor pago caso o distribuidor independente desista do negócio”, explica Rizetto.
Confira algumas das razões pelas quais a venda direta é um negócio próspero no século XXI:

1. É um modelo que empodera as pessoas
A venda direta possibilita gerar uma renda extra para cobrir as despesas, seja para pagar cursos extracurriculares dos filhos, planejar as férias ou aliviar as contas mensais, sem que elas precisem arriscar suas economias para empreender, já que os custos iniciais são baixos. Isso porque se trata de uma oportunidade que não requer um grande investimento, além de ser uma opção flexível que se encaixa em suas necessidades. Para começar, geralmente é necessário adquirir um kit de vendas e pouco ou nenhum estoque. “Na Herbalife, por exemplo, o kit de início de negócio, que possibilita ao distribuidor independente iniciar sua jornada como empreendedor, tem o custo de cerca de R$ 178*”, revela Rizetto. 

Além disso, é um empreendimento de baixo risco e não envolve custos fixos necessariamente, permitindo que os investimentos sejam direcionados para fazer o negócio funcionar. O setor também não exige requisitos prévios de educação ou profissão. E a maioria das empresas oferece ferramentas de treinamento, orientação e desenvolvimento comercial para ajudar os distribuidores independentes a construirem seus negócios. São eles que definem suas próprias metas de sucesso, e o modelo de negócio oferece a estrutura e orientação para que isso aconteça. “Os distribuidores independentes que empreendem com a Herbalife, por exemplo, contam com o apoio de um aplicativo premiado nos Estados Unidos, o HN GROW, que disponibiliza mais de 70 módulos de treinamento online sobre diversos temas em vídeos, trilhas de aprendizado e muito mais”, detalha Rizetto.

2. Oferece flexibilidade para conduzir o prório negócio
Como os distribuidores independentes trabalham por conta, eles organizam a própria agenda, criam planos para atrair e reter clientes (geralmente com o suporte de ferramentas e recomendações da empresa) e decidem se desejam formar uma equipe de vendas e se tornarem mentores de novos distribuidores.
Os empreendedores têm a oportunidade de se desenvolverem e conduzirem o negócio da maneira que consideram adequada para crescer, desde que cumpram as regulamentações e os códigos de ética comercial.

3. Desenvolvimento de métodos para conduzir o negócio
A venda direta começou como um negócio porta a porta por volta de 1900, principalmente com cosméticos e livros. Na década de 1930, foi introduzido o modelo de reuniões em grupo in loco, mas a tecnologia contribuiu para ampliar o alcance, estabelecer novas conexões e otimizar as interações. Agora, as redes sociais permitiram que eles expandissem seu alcance geográfico, atendendo clientes de outros Estados e regiões, e alcançassem as gerações mais jovens.

4. Permite experiências únicas
Oferecer uma jornada de compra personalizada é fundamental para estabelecer relações confiáveis entre clientes e vendedores, que terão a oportunidade de aprender sobre as necessidades, preferências e objetivos de cada pessoa. Essa personalização possibilita ao distribuidor independente apresentar informações e produtos relevantes, aumentando as chances de efetivar a venda. Por outro lado, o contato mais próximo também atende a expectativa de 71% dos consumidores, que se mostram frustrados quando a experiência de compra é impessoal, segundo um relatório da plataforma de dados Segment. Aliás, esse é um dos principais diferenciais dos distribuidores independentes da Herbalife. Por trabalharem com produtos de saúde e bem-estar, eles se diferenciam por orientar o uso correto dos produtos, assim como também acompanham a jornada de seus clientes e os incentivam para que possam alcançar seus objetivos, realizando desafios e exercícios em grupo para estimular um estilo de vida saudável e ativo.
*Preço aproximado para o Estado de SP. Sujeito a alterações.

Sobre a Herbalife
A Herbalife (NYSE: HLF) é uma empresa e uma comunidade de saúde e bem-estar de primeira linha que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. Eles são comercializados por distribuidores independentes que oferecem acompanhamento personalizado e uma comunidade de apoio que inspira os clientes a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo. 
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