27/06/2023 às 12h02min - Atualizada em 28/06/2023 às 04h10min

31ª edição da FuturePrint impulsiona a sustentabilidade na indústria através de iniciativas práticas e sociais

Compromisso com o meio ambiente e apoio à comunidade integram ações da edição 2023.

SALA DA NOTÍCIA Alex Olobardi
Divulgação
A 31ª edição da Feira FuturePrint, a maior feira da América Latina para os segmentos de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil, acontece em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de julho, na Expo Center Norte. O evento, que reúne mais de 600 marcas e a estimativa é de 40.000 visitantes, é uma grande oportunidade para entender sobre as novidades do mercado, aprimoramento profissionalmente e transformação de contatos em negócios, nos segmentos de impressão e comunicação visual. A entrada é gratuita e o credenciamento está disponível no site do evento. 

Preocupada com o desenvolvimento sustentável do mercado, a FuturePrint incorpora a agenda ESG em suas práticas e ações, alinhadas aos ODS da ONU, especificamente os ligados aos temas “Educação de Qualidade”, “Indústria, Infraestrutura e Inovação”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Consumo e Produção Responsáveis”. A organizadora do evento, a Informa Markets ocupa o topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e promove um programa amplo de metas para incorporar a sustentabilidade em todos seus eventos e incentivar os clientes a fazerem o mesmo. Iniciativas como a reutilização de carpetes, práticas de eficiência energética, produção de materiais impressos somente em papéis com certificação FSC e mitigação da geração de resíduos são apenas algumas das medidas adotadas.

Com um compromisso claro em relação à preservação do meio ambiente e à inclusão social, a feira busca estabelecer novos padrões no mercado, demonstrando que a sustentabilidade e o crescimento econômico podem caminhar juntos. Um dos principais objetivos da FuturePrint é reduzir ao máximo a geração de resíduos durante o evento. Para isso, a organização adotou práticas como a utilização de materiais reutilizáveis em diversas áreas da feira, inclusive na montagem das estruturas institucionais.

A feira também entende seu papel como estimuladora da conscientização do mercado como um todo e lança neste ano o Prêmio Estande Sustentável, com o objetivo de estimular seus expositores a também abraçar de forma mais enfática a sustentabilidade, inclusive em seus projetos de estande deste ano.

A diversidade e a inclusão também são prioridades para a FuturePrint. Durante o evento, são evidenciados casos de sucesso de visitantes que representam públicos diversos e normalmente estão "desconectados" das oportunidades do mercado, como micros e pequenas empresas, que encontram no evento a Sala de Crédito, feita em parceria com a Sindigraf-SP e a FIESP. No espaço, é possível encontrar financiamentos e empréstimos com taxas de juros menores e condições facilitadas pra quem quer começar ou crescer no setor.

O apoio a micro e pequenos empreendedores também se reflete no suporte que a FuturePrint dá a caravanas de variadas regiões do país, para que visitantes de regiões distantes possam vir até São Paulo participar do evento.

Outro ponto de destaque importante é o robusto investimento na entrega de conteúdo profissionalizante de qualidade e gratuito durante o evento, visando contribuir ao acesso à educação transformadora e estimular também a inovação. São mais de 120 horas de palestras e workshops com grandes especialistas e nomes do mercado nas atrações Fórum FuturePrint, Sublimação Em Ação, Serigrafia Em Ação e Circuito de Impressão Digital Têxtil/Talks FutureTêxtil.

E com olhar voltado também ao social, a FuturePrint é, desde 2022, parceira do Quebrada Alimentada, projeto encabeçado pelo restaurante Mocotó, que monta e distribui cestas básicas para 400 famílias de baixa renda da Zona Norte de São Paulo. Os visitantes e expositores podem fazer doações pelo link disponibilizado no site, ou levar alimentos não-perecíveis durante o evento e deixá-los no ponto de arrecadação que será disponibilizado no local. Além disso, neste ano também serão comercializadas camisetas em parceria com a Gênesis e a Tele Silk, com 100% do lucro obtido destinado ao Quebrada Alimentada.
 
Ao abraçar a agenda ESG com olhar abrangente, a FuturePrint reafirma seu compromisso em ser referência nos setores de comunicação visual, impressão digital e serigrafia, não apenas pelas inovações tecnológicas apresentadas, mas também pelo seu impacto social e ambiental positivo. A feira se destaca como um espaço de oportunidades, aprendizado e responsabilidade, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Para obter mais informações sobre as práticas de sustentabilidade adotadas pela FuturePrint, visite o seguinte link:
https://www.feirafutureprint.com.br/en/landing-pages-en/sustainability.html


Serviço
FuturePrint 2023
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP.
Datas: 12 a 15 de julho de 2023. Quarta a sexta, 13h às 20h. Sábado, 10h às 17h.
Ingressos: Grátis. 
Credenciamento (individual, para caravanas ou universidades):  https://www.feirafutureprint.com.br/pt/landing-pages/inscricao.html
Site: www.feirafutureprint.com.br
Link para inscrição no Prêmio Estande Sustentável 2023: https://www.feirafutureprint.com.br/pt/solucoes/ja-sou-expositor/Premio-Estande-Sustentavel.html
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp