22/02/2016 às 12h09min - Atualizada em 22/02/2016 às 12h10min

Manta de PVC - Solução sustentável para impermeabilização

Este produto é uma das poucas formulações de mantas de PVC, em escala mundial, que não contém ftalato, agente condenado por ser cancerígeno

Marília Galego Pontes

As mantas de PVC (Policloreto de Vinil) são, em geral, utilizadas para impermeabilização de coberturas, como alternativa às já conhecidas mantas asfálticas. No entanto, este material sempre foi considerado pouco seguro por ecologistas, por causa do continhaftalato, substância cancerígena presente em todos os objetos feitos de plástico flexível. Entendendo o risco que representava, principalmente para os que operam na fabricação do produto, a MC, empresa líder no desenvolvimento de soluções químicas para construção e com mais de 50 anos no mercado mundial, desenvolveu uma Manta de PVC sem ftalato, o que permite que este material seja utilizado em impermeabilizações para água potável, entre outros, sem representar perigo à saúde ou ao meio ambiente.

O PVC é composto com 57% de sal marinho, o que proporciona inúmeros benefícios à obra, entre eles, o alto nível de resistência à biodeterioração. Dessa forma, é possível instalar a manta em locais úmidos e empoçados, sem a necessidade de caimento ou, no caso das lajes, utilizar o conceito de caimento zero. Outra vantagem é a leveza do material, que proporciona uma estrutura menos parruda, com menos gasto e uma construção mais rápida, além de ser resistente à radiação ultravioleta. Essas são algumas das características adicionais que tornaram a manta de PVC, a principal escolha na hora de implementar uma cobertura verde sustentável.

Outro ponto relevante é a soldagem das emendas da manta de PVC com ar quente, o que possibilita trabalhar este material em ambientes subterrâneos ou fechados, como, por exemplo, nos túneis das linhas 4 e 5 do metrô de São Paulo. “As mantas de PVC são soldadas com ar quente, evitando o uso de maçaricos com riscos de explosões, garantindo a segurança da obra“, garante Emílio Takagi, gerente da MC. Além da segurança, possui uma vantagem adicional na hora de um incêndio. “Esta manta não propaga fumaça, nem fogo, evitando, até mesmo o risco de óbito de quem estiver no ambiente“, complementa o executivo.

A manta de PVC tem durabilidade de 30 a 40 anos, o dobro das mantas asfálticas, e precisa de apenas de uma manutenção simples, já que, entre outras coisas, não utiliza proteção mecânica,. “O produto, como conhecemos hoje, ou seja, sem ftalato é uma revolução para a construção civil, pois garante segurança, durabilidade e sustentabilidade para a construção. No Brasil, a manta de PVC ainda é subaproveitada, sendo utilizada apenas em grandes obras, quando seria uma grande aliada na impermeabilização de prédios comerciais e residenciais”, finaliza Takagi.

Sobre a MC

www.mc-bauchemie.com.br/

A MC é um dos principais fabricantes de produtos químicos e tecnologias para a construção do mundo. Com mais de 50 anos de atuação a multinacional alemã conta com mais de 2.000 funcionários em mais de 30 países. A MC pesquisa desenvolve e produz soluções especiais, para construção de novos projetos, para proteção, recuperação e acabamento de estruturas. Atualmente está presente nas principais obras de infraestrutura do mundo e neste ano inicia sua atuação também no mercado residencial com soluções para o consumidor final.

Contato à Imprensa:

A4&Holofote Comunicação       

Priscilla Tavollassi - priscillatavollassi@a4eholofote.com.br

Tel.: 11 3897 4125 - Cel.:11 97152-7689


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »