27/06/2023 às 10h28min - Atualizada em 28/06/2023 às 04h02min

Programa 'Cozinhas & Infâncias' leva educadores de 590 escolas da rede municipal de São Paulo para a cozinha

O módulo realizado pelo Instituto Comida e Cultura, a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Faculdade de Saúde Pública da USP será realizado no dia 29 de junho, das 9h às 17h, na cozinha da Faculdade de Saúde Pública da USP

SALA DA NOTÍCIA Redação
Betzabeth Villar, Ariela Doctors e Bela Gil durante a formação aos educadores – Foto: Lucas Slater
Agora a cozinha também é um espaço de interações e atividades pedagógicas! O último módulo do programa “Cozinhas & Infâncias”, do Instituto Comida e Cultura (ICC), será realizado na cidade de São Paulo e acontecerá no dia 29/06, próxima quinta-feira, das 9h às 17h, com a participação especial de Bela Gil, fundadora do Instituto. O encontro terá práticas na cozinha da Faculdade de Saúde Pública da USP. O projeto conta com a parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para avaliação dos resultados.
A expectativa é de que milhares de crianças sejam beneficiadas com as vivências e compartilhamento de experiências entre educadores propostas por este projeto. O Instituto Comida e Cultura (ICC), que atua em projetos junto à rede municipal de educação infantil e fundamental, entende a alimentação saudável como o resultado de um processo construído a muitas mãos, além de uma poderosa ferramenta no combate à má nutrição, a obesidade infantil e até mesmo às mudanças climáticas. A intenção é aproximar os educadores do rico universo dos alimentos e seus impactos, além de apoiá-los nas atividades no chão da escola.
"Nós professores reconhecemos as dimensões históricas, afetivas e culturais da alimentação. Aqui na Cozinha compartilhamos muitos conhecimentos, mas também saberes e vivências sobre como transformar alimentos que a natureza nos proporciona em deliciosas preparações culinárias", afirma a professora Betzabeth Slater Villar, professora associada e responsável pelas aulas práticas que acontecem na Cozinha didática (PTCAN), da Faculdade de Saúde Pública da USP.
A partir de uma parceria firmada entre o ICC, a Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (CODAE/SME-SP) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), teve início em março deste ano a formação ‘Cozinhas & Infâncias: cidades’. O Instituto concluiu a formação 282 professores e nutricionistas de todo o conjunto de Escolas Municipais de Educação Infantil e dos Centros Municipais de Educação Infantil (EMEIs e CEMEIs) da rede municipal de São Paulo. No próximo semestre, outros 308 educadores participarão do curso, envolvendo, até o final do ano, quase 600 profissionais de educação.
Maria de Fátima Brum, coordenadora da CODAE, reafirma a importância da alimentação escolar como direito garantido pela constituição na promoção da saúde, aprendizado e bem-estar de bebês, crianças, jovens e adultos. Ela observa a escola como um espaço privilegiado para realização de ações de educação alimentar e nutricional.
O objetivo foi o de preparar educadores, apresentando conhecimentos sobre a história da alimentação humana e da culinária brasileira, habilidades culinárias e alimentação saudável. 

Uma das fundadoras do ICC, Ariela Doctors, em uma das aulas práticas do programa “Cozinhas & Infâncias” - Foto: Lucas Slater
O material didático preparado pelo ICC é pautado no conceito da alimentação saudável e a trajetória da cultura culinária brasileira. Quem norteia os passos do ‘Cozinhas & Infâncias’ é o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), visando levar o tema da alimentação e suas múltiplas dimensões aos currículos escolares de todo o Brasil.
A expectativa é de que milhares de crianças sejam beneficiadas com as vivências e compartilhamento de experiências entre educadores propostas por este projeto.
“Diante deste novo cenário político no Brasil, acreditamos que podemos caminhar para muito além do combate à fome. Com programas como o ‘Cozinhas & Infâncias’, por exemplo, ampliamos o acesso ao conhecimento entre educadores e crianças das escolas de educação infantil, que têm papel fundamental na promoção da alimentação adequada, saudável, biodiversa e inclusiva”, defende Bela Gil, uma das fundadoras do ICC.
De maneira integral, o programa ainda navega pelos tópicos: cultura, história, sistemas alimentares, biodiversidade, nutrição, educação para as relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. 
Ao cozinhar com as crianças é possível trabalhar assuntos complexos como os processos produtivos e seus impactos socioambientais, a origem dos alimentos, a ancestralidade, a cultura intrínseca aos diferentes alimentos e modos de preparo e o resgate de receitas tradicionais feitas com ingredientes nativos. 
A Professora Cleris Quadros, uma das educadoras que participou da formação, nascida e criada em uma comunidade quilombola de Tocoiós (Francisco Badaró, MG), compreende a necessidade da formação de hábitos alimentares saudáveis das gerações futuras. Ela declara: “90% das crianças desconhecem de onde vêm os alimentos. Sempre apresentam respostas vagas às nossas indagações durante as rodas de conversa ou respondem: do mercado!” E completa, “muitas não sabem que plantamos sementes para que tenhamos alimento”. Para ela, o curso fornece mais ferramentas para apresentar às crianças e suas famílias as diversas possibilidades de consumo de ‘alimentos de verdade’, partindo do princípio de respeito à natureza, à valorização do trabalho de quem produz o alimento e do quanto pode ser prazeroso o alimento preparado e consumido em família.
“É preciso ampliar a consciência alimentar por meio da educação interdisciplinar, inclusiva e decolonial. Portanto, esperamos que esta iniciativa sirva de inspiração para novas parcerias intersetoriais que possibilitem a ampliação para outros territórios no Brasil”, deseja Bela. 
Desde março deste ano, o ICC também leva o programa ‘Cozinhas e Infâncias’ para a Chapada dos Guimarães, MT. E a ideia é continuar a estender o projeto para outras regiões do Brasil.
 
Sobre o Instituto Comida e Cultura
Formado por cinco educadoras e ativistas da alimentação saudável, o Instituto Comida e Cultura propõe reconectar a criança ao alimento por meio de um resgate lúdico da história, cultura e biodiversidade brasileiras. Trabalha com a formação de educadores e outros atores envolvidos no desenvolvimento integral da criança para inspirar a prática, fomentar o debate e inserir o tema da alimentação nos currículos pedagógicos. 
 
Serviço:
Instituto Comida e Cultura
Site: www.comidaecultura.org
Instagram: @institutocomidaecultura
Email: [email protected]
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