26/06/2023 às 10h47min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h14min

Como a digitalização está transformando a lucratividade na indústria química

As ferramentas digitais não melhoram apenas a colaboração em toda a empresa. Elas também podem unificar perfeitamente as operações e as cadeias de suprimentos, abrindo novos caminhos para o fluxo de informações e quebrando silos.

SALA DA NOTÍCIA GPCOM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
www.aveva.com
Stephen Reynolds Diretor de Indústria - Produtos Químicos da AVEVA / Divulgação
A indústria química mundial está passando por um período de rápidas mudanças, afetada por interrupções nas cadeias globais de suprimentos, enquanto governos e outras organizações continuam a adotar regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas, impondo aos fabricantes de produtos químicos novas metas à medida que se esforçam para ficar à frente dos novos mandatos de sustentabilidade.
 
Além disso, o movimento de aposentadoria de parte da força de trabalho aponta para uma possível escassez de mão de obra qualificada, forçando as empresas a encontrarem novas maneiras de transferir conhecimento institucional e treinar novos trabalhadores. Em suma, a indústria química precisará superar muitos obstáculos nas próximas décadas, e as apostas nunca foram tão altas.
 
Felizmente, com os rápidos e recentes avanços das tecnologias industriais – alimentadas por Inteligência Artificial (IA) , big data e nuvem –, as soluções digitais com visão de futuro agora oferecem uma maneira de superar esses desafios e melhorar a lucratividade e a sustentabilidade das plantas industriais.
 
De acordo com o McKinsey Technology Trends Outlook 2022, as tendências disruptivas atuais levarão a indústria química a investir em avanços em materiais e processos de produção mais sustentáveis, econômicos e de maior qualidade, com um impacto global previsto de até US 300 bilhões entre 2030 e 2040.
 
Digitalização industrial
Ao digitalizar o trabalho, o setor químico pode melhorar drasticamente a colaboração e a eficiência. Com o trabalho em um ambiente digital, os colaboradores podem concluir tarefas de qualquer lugar da fábrica, em diferentes localidades, mesmo remotas, e fazer mais do que nunca, utilizando o tempo para impulsionar melhorias contínuas, em vez de apenas resolver problemas, o que aumenta a eficiência geral e ajuda as empresas a serem mais resilientes.
 
As ferramentas digitais não melhoram apenas a colaboração em toda a empresa. Elas também podem unificar perfeitamente as operações e as cadeias de suprimentos, abrindo novos caminhos para o fluxo de informações e quebrando silos. As informações são compartilhadas por meio de visualização centralizada, para que os operadores possam colaborar, nos mesmos dados e ao mesmo tempo, para identificar vulnerabilidades no negócio e atuar para encontrar maneiras de inovar e melhorar a lucratividade.
 
Baseadas em plataformas de dados comuns e visibilidade global, essas plataformas tecnológicas também estão ajudando as empresas a se tornarem mais sustentáveis. E para ter sucesso no futuro, empresas que atuam no segmento químico devem ser capazes de encurtar os ciclos de engenharia, otimizar cadeias de valor e melhorar a agilidade, além de garantir operações seguras e eficientes, bem como capacitar, qualificar e requalificar seus trabalhadores.
 
Encurtamento dos ciclos de engenharia
Ferramentas modernas de engenharia digital e de simulação em arquiteturas escaláveis permitem que os engenheiros colaborem nos mesmos projetos simultaneamente, promovendo eficiência e eliminando o retrabalho. Os dados habilitados para nuvem tornam as informações visíveis para todas as partes interessadas relevantes, e dão aos engenheiros flexibilidade sobre onde e como eles acessam os dados. Como resultado, os projetos podem ser executados mais rapidamente e com menor custo e risco.
 
Mudanças na demanda e flutuações do mercado
Embora a volatilidade do mercado, os choques na cadeia de suprimentos e a comoditização dos produtos representem obstáculos significativos para os negócios, eles não são intransponíveis. Com dados operacionais mais precisos e um processo de execução orientado por modelos, os fabricantes de produtos químicos podem melhorar a qualidade do produto, reduzir resíduos e emissões, aumentar a eficiência energética e estar mais bem posicionados para impulsionar a economia circular emergente.
 
Condução de operações eficientes
Com maiores medidas de agilidade digital, as empresas químicas podem construir resiliência contra futuras interrupções no mercado, ao mesmo tempo em que melhoram a eficiência. Os analistas podem explorar modelos de otimização com conjuntos de dados confiáveis em tempo real e ajustar rapidamente as operações químicas para atender às novas condições de mercado. Ao permitir melhores recursos de planejamento e programação, eles podem otimizar a produção, ser mais ágeis e encontrar novas áreas para melhorar a eficiência.
 
Qualificação, requalificação e capacitação dos trabalhadores
O empoderamento da força de trabalho é um dos mais relevantes impulsionadores de operações sustentáveis. Uma força de trabalho capacitada e energizada pode obter ganhos de eficiência impressionantes, ao mesmo tempo que mantêm as operações seguras. A nova geração de talentos de hoje está procurando trabalhar para empresas que oferecem os mais recentes treinamentos, tecnologias e ambientes operacionais.
 
Mas como sua empresa pode implementar a digitalização na prática? Muitos fabricantes de produtos químicos se perguntam por onde a jornada de transformação digital deve começar e quais medidas podem ser tomadas rapidamente para alcançar os concorrentes que foram os primeiros a adotar tecnologias digitais.
 
Seis iniciativas digitais distintas e multifuncionais podem definir um roteiro bem-sucedido para a transformação do trabalho e ajudar as empresas químicas a lidarem com seus imperativos de negócios.
 
Construa uma infraestrutura de informações industriais: Estabeleça uma base sólida para todas as suas iniciativas de transformação digital, integrando e contextualizando todas as fontes de dados de engenharia e de operações para centralizar as informações e promover uma cultura de decisão baseada em dados.
 
Permita total visibilidade e conscientização: Vá além da consciência situacional criando um sistema de visualização multiexperiência de painel único, habilitado para dispositivos móveis, que pode quebrar silos de trabalho funcionais e acelerar a tomada de decisões baseada em dados, fornecendo visibilidade universal, adaptada à função específica do usuário.
 
Otimize sua produção e cadeia de valor: Faça o produto da mais alta qualidade ao menor custo usando ferramentas alimentadas por IA para aprimorar a execução de suas operações, otimizar processos, gerenciar a produção, o uso de matérias-primas e dos recursos de planejamento e programação da cadeia de suprimentos.
 
Aumente a saúde e o desempenho dos ativos: Melhore a confiabilidade e identifique áreas para manutenção proativa. Aproveite o poder da IA para obter orientação baseada em risco para melhorar a sua estratégia de ativos, a análise de ativos e a execução da manutenção.
 
Acelere o design de processos, a inovação e o aprendizado: Traga agilidade para todo o processo e ciclo de vida da planta de projeto, engenharia, simulação, treinamento e operações, permitindo o gêmeo digital para inovação mais rápida.
 
Agilizar a engenharia e a execução de projetos de capital: Elimine os silos entre as área de processo, mecânica e outras disciplinas de engenharia para permitir uma colaboração perfeita baseada em nuvem entre equipes, e unificar sua abordagem para todos os aspectos do ciclo de vida da engenharia.
 
De acordo com o 23º Relatório Anual de CEOs da PwC, 58% dos CEOs do setor químico veem a sustentabilidade e a economia circular como a prioridade para investir. No entanto, para garantir que o investimento seja bem-sucedido, é necessário estabelecer as bases digitais que transformam a maneira como suas equipes e operações trabalham.
 
Por meio das iniciativas digitais descritas acima, as empresas químicas podem simplificar os ciclos de engenharia, otimizar as cadeias de valor, alcançar a excelência operacional e capacitar sua força de trabalho para impulsionar a economia circular e garantir operações lucrativas e sustentáveis.

(*) Stephen Reynolds é Diretor de Indústria - Produtos Químicos da AVEVA

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp