23/06/2023 às 15h48min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h01min

Grupo Pereira recebe certificado internacional por boas práticas contra o etarismo

Chancela internacional, pela primeira vez concedida a um varejista brasileiro, comprova ações assertivas voltadas aos colaboradores com 50 anos ou mais

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima
Paes e Lima Comunicação
Selo Age Friendly recebido pelo Grupo Pereira - Imagem: Divulgação
O Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do Brasil, é a primeira empresa de varejo do país a receber o selo Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pela organização norte-americana Age Friendly Institute. A chancela, representada no Brasil pela consultoria Maturi, atesta as boas práticas contra o etarismo.
 

Hoje, a população de 50 a 59 anos corresponde a 11,4% da população, e 60 anos ou mais, 15,1%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro das empresas, porém, os números são diferentes. Na grande maioria das companhias, esses profissionais representam apenas de 3 a 5% do quadro de colaboradores, de acordo com a Maturi. No Grupo Pereira o cenário é diferente: são 17 mil colaboradores, sendo mais de 2 mil nessa faixa etária, o que significa 12% do quadro de funcionários que trabalham em um ambiente livre de preconceito e que estimula e valoriza a troca de experiência e a diversidade geracional.

Segundo Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, a certificação vai ao encontro do propósito da empresa de ser um bom lugar para passar a vida, transformando-se e transformando o ambiente ao redor. “Viver este propósito é, entre outras coisas, não apenas contratar pessoas 50+ como também manter e valorizar os funcionários que envelhecem na companhia”, acrescenta Paulo.“Estamos orgulhosos por esse reconhecimento e sabemos da responsabilidade que este título traz, não apenas de ter cada vez mais ferramentas para atrair e manter esse público como também inspirar outras empresas a fazer o mesmo”, afirma o executivo.

De acordo com Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi, esta certificação não é apenas um reconhecimento das boas práticas de inclusão e diversidade, mas também é um forte indicativo de que as organizações estão cada vez mais percebendo o valor inestimável que a experiência e maturidade dos profissionais 50+ trazem para o local de trabalho. “Estamos extremamente orgulhosos em ver o Grupo Pereira se tornar a primeira empresa de varejo do Brasil a receber o selo Certified Age Friendly Employer. Esperamos que esta conquista inspire outras empresas a seguir o mesmo caminho e a se comprometerem com uma cultura de trabalho que verdadeiramente valoriza e celebra a diversidade etária", comenta.

O selo
O objetivo da certificação Age Friendly Employer é ajudar os candidatos com 50 anos ou mais a identificar empregadores comprometidos em oferecer vagas de trabalho adequadas, livre de preconceito de idade e que valorizam as pessoas da melhor idade por seu conhecimento, experiência, maturidade, confiabilidade e produtividade.

Para ser agraciado com selo, o GP passou por um processo de avaliação que leva em conta doze categorias de boas práticas, entre elas cultura organizacional e relações com funcionários, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão, entre outros. O Grupo tem ações como o GP Acolhe – suporte social gratuito por telefone, que inclui atendimento psicológico, jurídico, financeiro, previdenciário e social, que beneficia também público da melhor idade. Há práticas voltadas para saúde, para os colaboradores 50+, com temas dirigidos especificamente a esse público. 


Detentor de marcas como supermercados Comper, Fort Atacadista, Vuon Card, Pera Turismo, entre outros, recebeu selo por práticas contra o etarismo em seus empreendimentos - Imagem: Divulgação

Apenas em 2023, mais de 200 colaboradores acima dos 50 anos já foram contratados pela companhia em diferentes cargos. Para Paulo Silva, as organizações precisam acelerar o processo de disseminação de uma cultura cada vez mais inclusiva. “Precisamos enxergar esse tipo de contratação como uma oportunidade estratégica, tendo em vista que está ocorrendo uma inversão da pirâmide etária da população, em parte decorrente do aumento da longevidade. Esse processo de inclusão torna a empresa mais diversa e consciente de seu papel por espelhar melhor nossa sociedade. Para nós, é uma mão-de-obra que entrega, é produtiva e engajada, capaz de contribuir para a inovação nos negócios”, explica Paulo Silva.

O perfil das pessoas 50+ se transformou muito ao longo das últimas décadas: estão cada vez mais ativas, ‘antenadas’ com as inovações do mercado de trabalho, aptas a assumir qualquer tipo de função dentro das organizações. É o caso da Lúcia Thalita Rodrigues Teller, de 73 anos, moradora de Santa Catarina e contratada em janeiro deste ano pelo Fort Atacadista."Eu acho bacana que o Grupo Pereira dá oportunidade às pessoas da Terceira Idade. Tenho ótima convivência dentro da empresa, e em todo o ambiente de trabalho é uma equipe muito receptiva”, afirma. E os planos estão bem longe da aposentadoria. "Eu já tenho 73 anos, mas se eu conseguir ficar até os 80, garanto que vou ficar”. 


Lúcia Thalita Rodrigues Telles, de 73 anos, contratada para trabalhar na loja Fort Atacadista do bairro Campeche, em Florianópolis - Foto: Divulgação
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp