23/06/2023 às 11h30min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h01min

4 motivos para considerar a mentoria desde a validação da ideia

*Por Karolyna Borges, Sócia, Chefe de Conhecimento e Líder do Jornadas, da Creative Pack.

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa

O processo de ideação é um momento de muitas dúvidas e incertezas devido ao início da construção de algo novo. Trata-se da etapa em que acontece o brainstorming sobre um novo projeto, a fim de reunir as propostas para a solução do problema apresentado. Nesse sentido, sempre devem surgir (e provavelmente surgirão) obstáculos, e os empreendedores ou intraempreendedores podem não ter acesso às ferramentas certas para ultrapassá-los. Ou, muitas vezes, nessa ocasião inicial, ainda não existe uma equipe capacitada para lidar com os desafios impostos. Por isso, a mentoria é essencial nesse quesito.

Um levantamento realizado com mais de 200 pequenas empresas nos Estados Unidos indicou que 92% delas concordam que os mentores têm impacto direto no crescimento e na sobrevivência de seus negócios. A pesquisa foi conduzida pela American Express Business Blueprint™, plataforma global de serviços financeiros, tecnologia e dados, com o objetivo de compreender a importância da orientação para proprietários de pequenos empreendimentos.

Segundo a Forbes, um mentor confiável pode ser um fator decisivo para destravar o crescimento profissional de alguém, seja uma pessoa recém-formada, seja um empreendedor iniciante, ou um CEO estabelecido. Essa pessoa tem o potencial de proporcionar momentos valiosos que podem acelerar, encurtar o caminho e orientar a tomada de decisões difíceis que acontecem todos os dias quando se trata dos primeiros passos de novos negócios.

Contudo, a mentoria envolve diferentes metodologias e estratégias para ser eficaz, de acordo com a necessidade da pessoa ou marca que passará pela orientação. O relacionamento entre mentor e mentorado é imprescindível para que esses encontros funcionem bem e tragam resultados reais. Também é necessário o alinhamento de expectativas entre as duas partes, para que as orientações tenham um propósito bem definido. Ao final do processo, é importante que seja feita a análise de toda a interação para identificar possíveis ajustes de rota e mensurar os resultados alcançados até o momento.

As grandes empresas já entendem a importância de integrar um programa de mentoria sistematizado para que as pessoas estejam sempre performando bem e se sintam mais engajadas. Não é de se admirar que 84% das companhias listadas pela Fortune 500 ofereçam algum tipo de estrutura de orientação. A Forbes também apontou que organizações com sólidos programas de orientação são recompensadas com funcionários mais felizes e produtivos. Então, confira a seguir quatro benefícios que esse serviço pode oferecer desde a validação da ideia.

1 – Crescimento pessoal: a mentoria possibilita melhorar a avaliação da capacidade pessoal e profissional para encontrar oportunidades de crescimento empreendedor; treinar para esclarecer metas e objetivos, ou identificar grandes objetivos audaciosos; e cultivar a adaptabilidade, o trabalho em equipe e as habilidades de liderança.

2 – Identificar oportunidades: os mentores servem de guias no processo de ideação e em outras fases também. Essas pessoas possuem não somente o conhecimento técnico, mas também a experiência para lidar com situações pelas quais o empreendedor está passando pela primeira vez. Por isso, os mentores também contam com visão de mercado mais ampla, e isso pode trazer um outro cenário para os empreendedores. Além de ajudar a identificar as melhores oportunidades e diferenciais para o negócio, também fornece perspectiva realista e soluções para o sucesso.

3 – Ampliação da rede: a orientação também pode contribuir para expandir a rede e apresentar novas oportunidades de parcerias, auxiliando também no quesito networking.

4 – Construção da estratégia: os mentores ajudam na construção da estratégia e nas prioridades de cada negócio. Isso contribui diretamente para que as pessoas empreendedoras dediquem tempo e recursos às áreas cruciais no início. Assim, é possível identificar melhor o público-alvo e a concorrência de mercado para tornar o negócio bem-sucedido.

*Por Karolyna Borges, Sócia, Chefe de Conhecimento e Líder do Jornadas, da Creative Pack.

 

Sobre a Creative Pack

A Creative Pack é um hub de inovação que oferece consultoria e avaliação para empresas com o objetivo de compreender o que precisam para atingir metas. Para isso, atua com soluções focadas em digitalização, modernização de processos e captação de talentos. Trata-se de uma plataforma de inovação para desenvolvimento de cenários emergentes. O propósito é conectar e gerar valor aos diversos atores do ecossistema de inovação por meio do profundo entendimento das necessidades e funções de cada cadeia do cliente. Para mais informações, acesse https://www.creativepack.com.br/ ou @creativepackbr.


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