21/06/2023 às 16h04min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h28min

Colaboradores de aterro sanitário criam bicicleta que gera energia limpa

Desenvolvida em Brusque, “Veobike” gera eletricidade quando pedalada, aciona liquidificador e iluminação, trabalhando a conscientização ambiental no meio corporativo

SALA DA NOTÍCIA Comunicação
Divulgação/Veolia Brasil.

Com o desafio de trabalhar a conscientização ambiental durante o mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, colaboradores do CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) Brusque, em Santa Catarina, construíram uma bicicleta que transforma pedaladas em energia limpa e renovável. O veículo, apelidado de “Veobike”, foi desenvolvido pela equipe de manutenção e engenharia do aterro sanitário administrado pela Veolia, a partir de peças reaproveitadas de um ferro velho. “Organizamos essa tarefa com a intenção de despertar a criatividade dos nossos colaboradores, referente à geração de energia, uma das áreas de atuação do Grupo Veolia”, destaca a responsável pelo setor de recursos humanos do CGR Brusque, Caroline Rebechi.

A equipe acoplou um dînamo na roda dianteira (tração) da “Veobike”, e os pedais, quando estimulados, produzem energia cinética, que é convertida em indução magnética, gerando energia limpa e renovável. O movimento aciona as hélices de um liquidificador e a iluminação do veículo. O modelo de dínamo instalado fornece de 6V a 12V, gerando de 3W a 6W de potência. “Com uma hora de pedalada, se considerarmos uma velocidade média de 25km/h, a pessoa consegue produzir energia equivalente para carregar 12 aparelhos celulares, cinco notebooks, ou mesmo alimentar até seis lâmpadas Led de 11watts”, explica Diego Borges, líder de manutenção do aterro sanitário.

Iniciativas como esta, ajudam a ampliar a conscientização ambiental não apenas  entre os colaboradores de uma empresa, mas em  toda sociedade, mostrando que por meio de inovação e criatividade é possível fazer a diferença. "O futuro pode ser renovável e o meio ambiente é a nossa maior fonte de inspiração. Escolher energias limpas é cuidar do presente e construir um legado de sustentabilidade para as próximas gerações. Com essa atividade, mostramos aos nossos colaboradores um pouco do que a Veolia faz, e que a harmonia entre o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente é possível”, destaca a gerente do CGR Brusque, Camila Golin.

 

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes, com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias, na gestão de água, resíduos e energia.  Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos.  A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 Bilhões de Euros em 2022. 







 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp