22/06/2023 às 10h43min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h28min

Massfix e Verallia instalam 15 pontos de coleta de vidro para reciclagem no Guarujá

Em parceria com a Secretária de Meio Ambiente da cidade e a Abividro, o projeto prevê a instalação de 15 pontos de coleta na cidade litorânea

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Bone
A cidade de Guarujá, localizada na Baixada Santista, está prestes a receber uma importante iniciativa de reciclagem de vidro. A partir do dia 19 de junho, serão instalados os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro, com o intuito de ampliar consideravelmente a coleta e o reaproveitamento desse material na região. Com uma meta de reciclar 12 toneladas de cacos por mês, a cidade contará com a instalação de 15 pontos de coleta em diversos bairros, como Enseada, Pitangueiras, Tombo, Santa Rosa, Astúrias, Jardim Las Palmas, Barra Funda e Sítio Paecara.
A instalação dos PEVs é fruto de uma parceria celebrada entre a Prefeitura do Guarujá, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e duas importantes empresas da cadeia do vidro: Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidro, e Verallia, líder europeia e terceira maior produtora mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas.
 A cidade também receberá o projeto Ecoa Circular, desenvolvido pela Abividro, com o propósito de promover a educação sobre sustentabilidade e valorizar os materiais recicláveis. Além de contribuir com a instalação dos pontos de coleta, a Massfix, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, trabalhará na logística e distribuição dos contêineres, que possuem tecnologia para otimizar e organizar a coleta. A Abividro, por sua vez, desempenhará um papel fundamental ao conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, economia circular e gestão de resíduos, não se limitando apenas ao vidro. Para isso, promoverá a conscientização ambiental nas escolas municipais, explicando o processo de reciclagem e sua relevância.

A reciclagem de vidro na Baixada Santista está recebendo um impulso significativo nos últimos meses com a instalação dos pontos de coleta. Além do Guarujá, a cidade de Santos também adotou a iniciativa com a instalação dos PEVs. Até o final do ano, a meta é alcançar 40 pontos de coleta em Santos, ampliando de maneira expressiva a coleta e a reciclagem de vidro no litoral paulista.Os contêineres possuem uma tecnologia que auxilia na logística de coleta. Com isso, é possível fazer uma rota otimizada e organizada. Os coletores serão disponibilizados em locais públicos, permitindo o fácil acesso à população para que efetuem o descarte adequado de embalagens de vidro pós-consumo.
A instalação dos PEVs é mais uma medida para aumentar a circularidade do vidro no Brasil, por meio do programa “Vidro Vira Vidro”. A meta é chegar a 1.500 pontos até 2025 e coletar milhares de toneladas de cacos por ano, que ajudará a reduzir as emissões CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.

Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade
Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduos, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras. Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir em 5% as emissões de CO2 e em 2,5% o consumo de energia no processo de fabricação.
Por ser um material 100% reciclável, 1 kg de caco de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1 kg de vidro novo.
 
Sobre a Verallia
Na Verallia, nosso objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. Com cerca de 10 mil pessoas colaboradoras e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. Em 2022, a Verallia produziu mais de 17 bilhões de garrafas e potes e obteve receita anual de € 3.352 bilhões. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA - ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br. Siga-nos no LinkedIn,  Twitter,  Facebook,  YouTube, Instagram
 
A Verallia e a sustentabilidade
Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.

Sobre a Abividro
A ABIVIDRO – Associação Brasileira das Indústrias de Vidro reúne as indústrias de vidro que atendem os mercados da construção civil, automobilístico, decoração, moveleira, perfumaria, cosmético, farmacêutico, alimentos e bebidas, linha doméstica, vidros técnicos e especiais. Desde 11 de abril de 1962, a Associação tem por objetivo promover e intensificar a utilização do vidro, sistematizar informações de sua cadeia produtiva, estimular o contínuo aprimoramento técnico e ambiental do setor e representá-lo em tudo que for de seu interesse. Moderna e competitiva, a indústria vidreira trabalha em sintonia com as demandas da sociedade, incentivando ativamente o aumento da reciclagem e a logística reserva do vidro.


Sobre a Massfix
Desde 1991 a MASSFIX atua no setor da reciclagem de cacos de vidros, sendo hoje a maior da América Latina no segmento. Frente a missão, recicla todo tipo de resíduo de vidro como: vidro plano, vidro laminado, vidro de embalagem e especiais.
No início de sua história atuava apenas na coleta de cacos em uma pequena região de São Paulo. Com seriedade e profissionalismo a MASSFIX expandiu sua atuação, estando hoje boa parte do território Nacional, sempre se especializando e inovando no processo de reciclagem e transportes destes resíduos. Atualmente possui mais de 1500 fornecedores ativos, entre pequenos e grandes geradores de diferentes segmentos.
As preocupações com o meio ambiente são a base das atividades da MASSFIX e nos orgulhamos em contribuir com um propósito nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva, praticando como atividade primária a economia circular.
 
 
 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp