16/06/2023 às 17h01min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h15min

Roberta Nelson Shea da Universal Robots recebe Prêmio Nobel de Robótica

Conquista está relacionada com o trabalho realizado voltado para a segurança robótica

SALA DA NOTÍCIA PiaR Group
Pela segunda vez em cinco anos, uma pessoa da Universal Robots, fabricante dinamarquesa de robôs colaborativos (cobots), recebe o prêmio de robótica de maior prestígio do mundo, o Joseph F. Engelberger Robotics Award, frequentemente descrito como o Prêmio Nobel de Robótica. Seguindo os passos do Cofundador da Universal Robots, Esben Østergaard, que recebeu o Prêmio Engelberger em 2018 na categoria de Tecnologia, a Roberta Nelson Shea, Diretora de Conformidade Técnica Global da companhia, recebe o prêmio por Aplicação em uma cerimônia no Automate Show em Detroit, cidade de Michigan, nos Estado Unidos.

A categoria Aplicação reconhece indivíduos ou organizações que fizeram uma contribuição significativa para o desenvolvimento da tecnologia robótica e sua aplicação prática. Roberta ganhou o prêmio pelo trabalho relacionado à segurança robótica em todo o mundo.

“Estou extremamente honrada em receber este prêmio. Vejo isso como um reconhecimento não apenas do meu próprio trabalho, mas também do compromisso da Universal Robots e da Teradyne com a segurança. Este prêmio é um reconhecimento a todos que contribuíram para a segurança dos robôs ao longo dos anos. Quando comecei neste campo, há mais de quatro décadas, senti que tinha uma missão pessoal. Agora, especialmente após o surgimento de aplicações de robôs colaborativos, estamos todos alinhados com a importância da segurança”, diz Roberta.

Nos últimos anos, outras mulheres receberam o Prêmio Engelberger, e essa é outra indicação de como a robótica evoluiu desde que Roberta começou a trabalhar na indústria em 1982.
“Felizmente, não sou a primeira mulher a receber este prêmio, mas com as mulheres ainda em menor número na indústria da robótica, espero que minha carreira também possa ser uma inspiração para as mais jovens, porque elas têm um papel importante a desempenhar no desenvolvimento futuro da robótica e tecnologia em geral”, afirma Roberta.

Kim Povlsen, Presidente da Universal Robots, também reconheceu as conquistas de Roberta. “Este prêmio é uma prova da grande contribuição que Roberta concedeu à indústria da robótica. Neste setor, e especialmente quando se trata de cobots, a segurança é sempre prioridade. A dedicação dela à segurança ajudou a criar os padrões para a interação entre pessoas e robôs. Essa foi uma contribuição vital para o relacionamento colaborativo que vemos hoje entre humanos e cobots em milhares de locais de trabalho”, explica.

Sobre a Universal Robots
Fundada em 2005, a Universal Robots, empresa pertencente à Teradyne, tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos (cobots). Com sede localizada em Ondense, na Dinamarca, a empresa possui escritórios regionais nos EUA, Alemanha, França, Espanha, Itália, Reino Unido, República Tcheca, Polônia, Hungria, Romênia, Turquia, China, Índia, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, México e Brasil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp