23/06/2023 às 13h32min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h15min

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: saiba história da cientista que inventou o Kevlar®

Stephanie Kwolek, pesquisadora que criou fibra da DuPont, foi pioneira no âmbito dos materiais poliméricos em setor que predomina gênero masculino

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação

São Paulo, SP, 23 de junho de 2023 – Uma pesquisa da ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) destacou que apenas 3% dos prêmios Nobel em ciência foram concedidos a mulheres. Nesta sexta-feira (23), com o objetivo de fortalecer as profissionais no mercado de trabalho, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.

O quadro é um pouco mais animador na América Latina, pois 45% dos estudantes de ciências, tecnologia, engenharia e matemática são mulheres. No entanto, esse número é reduzido conforme o grau de especialização e desenvolvimento no campo profissional.

Por esse motivo, é crucial ter exemplos de mulheres engenheiras que conquistaram destaque na área e se tornaram referência e inspiração para outras.

Exemplo de legado

Se falamos de uma mulher que deixou um grande legado no campo da pesquisa e da engenharia, temos que lembrar da engenheira química Stephanie Kwolek. Colaborando com a DuPont, ela conseguiu desenvolver uma fibra de aramida que vem salvando milhares de vidas há mais de 50 anos: o Kevlar®.

Este composto de alta resistência é utilizado principalmente em equipamentos de proteção individual, como coletes e capacetes balísticos, mas também é empregado em diversos ramos da indústria. Sua resistência e maleabilidade permitem que seja utilizado nas áreas de telecomunicações, construção, mobilidade e até mesmo na indústria de desenvolvimento da tecnologia aeroespacial.

Kwolek nasceu em 31 de julho de 1923 em New Kensington, Pensilvânia. Após a conclusão de seus estudos, começou a trabalhar na DuPont como química de engenharia de polímeros e passou grande parte de sua carreira no laboratório de fibras têxteis.

Seu objetivo era inventar uma fibra mais resistente que o nylon. Após várias experiências e testes, conseguiu formar, em 1985, a poliparafenileno tereftalamida, um componente ainda mais resistente e mais leve que o aço. A empresa iniciou a comercialização do Kevlar® em 1972. Atualmente, o material possui mais de 200 aplicações.

Esta invenção trouxe vários reconhecimentos, incluindo sua introdução no National Inventors Hall of Fame em 1994.

Ao longo dos anos, Stephanie tornou-se um exemplo a seguir para engenheiros ou estudantes da área. Sempre buscou incentivar mulheres a alcançarem seus objetivos e incentivá-las a se especializar nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM Education), cujos ramos eram escolhidos apenas por homens anteriormente.

 

Sobre a DuPont

A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas em www.dupont.com. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores do site investidores.dupont.com.

#   #   #

23/06/23

DuPont™, o logotipo oval da DuPont e todas as marcas comerciais e marcas de serviço indicadas com ™, ℠ ou ® são de propriedade de afiliadas da DuPont de Nemours, Inc., a menos que indicado de outra forma.

 

Para mais informações, por favor entre em contato com:

2PRÓ Comunicação

Jorge Soufen Jr – [email protected]

Carolina Mendes – [email protected]

Myrian Vallone – [email protected]
Telefone: (11) 9-8210-8228


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp