22/06/2023 às 08h43min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h11min

Empreendimento da Verde & Azul Urbanismo, Reserva Royal conta com características de nova tendência urbanística mundial

Tijucas pode ter primeiro EcoDistrito do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Camila Ribeiro
O Relatório Mundial das Cidades 2022 da ONU-Habitat estima que até 2050 68% da população mundial vai residir no meio urbano. Diante deste cenário, os municípios enfrentam o complexo desafio de contar com infraestrutura, moradia e soluções ambientais para atender seus moradores. Em Santa Catarina, o município de Tijucas larga na frente com a instalação do Reserva Royal, um projeto imobiliário com características de um Ecodistrito, tendência urbanística mundial que vai além de ações para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. 
Por definição, os EcoDistritos são lugares de uso misto, caminháveis, diversos, com participação das comunidades e que disponibilizam espaços públicos para a interação e maior conexão entre área edificada e a natureza. Dentro desse contexto, se configuram em uma alternativa urbanística para a construção de localidades mais resistentes às transformações climáticas, sociais e econômicas. “A Verde & Azul Urbanismo, com pioneirismo no Brasil, lança o Reserva Royal, em uma área de 4,3 milhões de m2, sendo um milhão de m2 de Mata Atlântica. É uma cidade intermunicipal sustentável às margens do Rio Santa Luzia, entre Tijucas e Porto Belo, integrada à fascinante Costa Esmeralda, em Santa Catarina, na região de maior valor de m² no mercado imobiliário nacional”, destaca o CEO da Verde & Azul Urbansimo, Luiz Carlos Gallotti Bayer.
De acordo com a organização EcoDistricts, fundada em 2013 para disseminar projetos desse tipo nos Estados Unidos e em outros países, os bairros ecológicos são desenvolvidos com o foco na criação de comunidades mais justas, resilientes e sustentáveis. Entre as características desses distritos, que podem ser novos empreendimentos ou regiões já existentes em busca de revitalização, eles têm as pessoas e as questões ambientais no centro das decisões urbanísticas, aliando ainda inovação e eficiência energética e economia de água.
Outra particularidade dos EcoDistritos, também integrante do projeto do Reserva Royal, é a presença de espaços verdes maiores que nas demais áreas dos municípios e a preservação da biodiversidade local. No projeto da Verde & Azul Urbanismo, o masterplan prevê a preservação de um maciço florestal de mais de um milhão de metros quadrados, além de um parque orquidófilo e outro intermunicipal, unindo Tijucas a Porto Belo.
Hortas comunitárias também fazem parte de muitos EcoDistritos, que podem ser instalados com o objetivo de recuperar uma área degradada ou criadas para integração da comunidade, como é o caso do Reserva Royal. Para atingirem a meta de serem mais inclusivos, diversos e viáveis economicamente, esses bairros são idealizados unindo diferentes formatos de habitação, comércio e negócios. O Reserva Royal conta com uma área de Centralidades, que reunirá escritórios (coworking), além de lojas comerciais e prestação de serviços.
O entendimento é de que os estabelecimentos são fundamentais para gerar empregos e renda, o que tornam esses bairros e os seus residentes mais preparados para suportarem os reflexos sociais, financeiros e das mudanças climáticas. Outro fator comum a essas comunidades é a participação, administração e liderança dos indivíduos que vivem nelas e que ajudam a identificar as necessidades da região e os caminhos para resolvê-las.
A criação de uma associação de moradores também faz parte do projeto da Verde & Azul Urbanismo, até como mais um elemento para garantir a preservação das áreas verdes do empreendimento. “Essa associação tem a capacidade de gerar um sentimento de pertencimento ao morador, que assim valoriza, cuida e preserva o entorno da sua moradia. Por isso reservamos um espaço interno para sediar a associação e estimular esse sentimento”, explica Luiz Carlos Galotti Bayer.

Sobre a Verde & Azul Urbanismo

A Verde & Azul Urbanismo lança com pioneirismo no Brasil o Reserva Royal, em uma área de 4.300.000m2 com 1.000.000m2 de Mata Atlântica. Uma cidade intermunicipal sustentável às margens do Rio Santa Luzia, entre Tijucas e Porto Belo, integrada à fascinante Costa Esmeralda, em Santa Catarina, na região de maior valor de m² no mercado imobiliário nacional.
Com objetivo de traçar novo olhar sobre o crescimento imobiliário da Costa Esmeralda, a Verde & Azul traz o conceito de integração com a natureza com manejo adequado das águas, aumento de cobertura vegetal original, regramento de construção para preservação da natureza, criação de espaços de lazer e convivência conectados com o meio ambiente e o com foco nas pessoas de forma a promover segurança, aproximação com serviço e facilidades e tecnologia para viver a onda verde e azul.

Para concretizar a inovação idealizada para o empreendimento a Verde & Azul trouxe expertise renomada para a preservação e desenvolvimento ambiental da DEf – Master Plan, Arvoredo – Diagnóstico Paisagístico e Ambiental, Geasa – Diagnóstico do Regime e Manejo das Águas e Fluxus – Design Ecológico.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp