23/06/2023 às 12h15min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h00min

Tomate: rico em nutrientes, versátil em dietas

Com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos

SALA DA NOTÍCIA Tatiana Ferrador
Tomate BR
Divulgação


          O ditado popular que diz “unir o útil ao agradável” nunca fez tanto sentido quando temos como protagonista o tomate. Sim, porque além de saboroso, é rico em nutrientes que fazem muito bem ao nosso organismo.
O tomate está entre os alimentos mais consumidos no mundo e sua versatilidade de consumo atrai até os mais exigentes paladares. Seja como suco, em saladas ou como molho, geleias ou patês, o tomate é um poderoso antioxidante que beneficia, inclusive, o bem-estar do coração, prevenindo as doenças cardiovasculares, além de fortalecer a saúde dos ossos e melhorar a visão. E tem mais: por ser fonte de potássio, um mineral muitas vezes escasso na alimentação dos brasileiros por conta de uma dieta pobre em nutrientes, o tomate contribui para a regulação dos níveis de açúcar no sangue, controlando o diabetes e evitando a hipertensão arterial, derrames, artrite e distúrbios digestivos.
Por essa e tantas razões, o tomate é muito utilizado em dietas, já que com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.
Rico em vitaminas A, B, C, PP e K, em minerais como o fósforo, cálcio, zinco, magnésio, potássio, sódio e manganês, e bioflavonoides,  o tomate também é uma ótima opção em dietas quando consumido com outros alimentos que também fazem parte de uma alimentação saudável e correta, como em saladas como cenoura, cebola, beterraba, repolho, pimentão, alface, pepino.
A cultura do Tomate tem passado por uma ampla modernização em toda a sua cadeia de produção. A busca por novas técnicas de manejo, cultivares cada vez mais adaptadas e mais produtivas e principalmente a conscientização cada vez maior da importância da  Segurança Alimentar por meio do uso correto de produtos nas lavouras, faz com que o consumidor possa ter a tranquilidade que desde o campo até a mesa todos os cuidados foram tomados para possamos ter alimentos saudáveis e seguros. As boas práticas são importantes no plantio e colheita porque favorecem o beneficiamento do produto para que o consumidor possa receber um produto de alta qualidade para toda a família.
A Tomate BR, associação brasileira que representa mais de 80% dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, busca trazer mais informações sobre a cadeia produtiva e também dicas de alimentação e saúde aos consumidores brasileiros.

Sobre a Tomate BR: A Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, que representa mais de 80% do mercado focados em estabelecer Princípios de Valorização e Rentabilidade da Cadeia, ofertando produtos com controle e padrões de qualidade e segurança.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp