23/06/2023 às 13h47min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h00min

Com presenças de Edu Lyra e Preto Zezé, Febraban Tech destaca compromisso social e inclusão

Evento reúne painéis e workshops sobre diversidade, inclusão e equidade, entre os temas ESG

SALA DA NOTÍCIA Thayna Franzo
Inclusão, diversidade e equidade são temas fundamentais na economia e levam à mudança da visão sobre a responsabilidade social corporativa, que tem a agenda ESG (ambiental, social e governança) como norte. Cada vez mais relevante para os stakeholders do mercado financeiro, incluindo lideranças, funcionários, clientes, parceiros e comunidades, o compromisso social é destaque no conteúdo do Febraban Tech 2023, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que será realizado de 27 a 29 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Referências no debate sobre inclusão e erradicação da pobreza no país, o CEO da ONG Gerando Falcões, Edu Lyra, e o conselheiro da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, também empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e ativista, são palestrantes confirmados no congresso, que neste ano tem como tema central “A Bioeconomia e as Oportunidades em uma Sociedade Digital”.

No dia 27 de junho, Edu Lyra encerra o primeiro dia de conteúdo do evento, das 18h15 às 19h, com o painel “O papel dos bancos e instituições financeiras na jornada de erradicação da pobreza”, que também reunirá Kleber Alencar, diretor-executivo do grupo de Serviços Financeiros da Accenture, e Amaury Oliva, diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban.

Nesta conversa, Lyra vai destacar o projeto da ONG, que desenvolveu uma tecnologia social para erradicação da pobreza: a Favela 3D - Digna, Digital e Desenvolvida. A aplicação desta tecnologia na ponta está mudando a vida de milhares de pessoas, que são acompanhadas individualmente dentro do Programa Decolagem. Por meio deste programa, é possível acompanhar cada meta, cada sonho e as conquistas. Lyra vai falar como a integração de instituições financeiras nesta importante jornada pode acelerar ainda mais a emancipação definitiva dessas famílias.

Preto Zezé participará no dia 29 de junho, das 16h15 às 17h15, do painel “O compromisso social como dever”, que abordará a importância de as corporações investirem em multiplicidade, diversidade, pensamento inclusivo e regenerativo. Para responder questões referentes à criação de boas práticas de impacto social, o empreendedor estará acompanhado de Glaucimar Peticov, diretora-executiva e CCO do Bradesco; José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil; Cristina Pinho, membro do Conselho de Administração do IBGC; e Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR. A moderação do painel será de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban.

Capacitação e inclusão em tecnologia
O Febraban Tech reúne ainda outras importantes iniciativas relacionadas à inclusão e capacitação. No espaço de workshops, a organização do evento fechou três parcerias com importantes instituições para levar conteúdo relacionado aos temas.

A Educafro, entidade que luta pela inclusão de negros e pobres prioritariamente em universidades públicas, ou com bolsa em instituições privadas, levará para o debate, no dia 29 de junho, o workshop “Racismo algorítmico: do conceito à prática no dia a dia da sociedade” (das 10h às 11h e das 14h às 15h) e o painel “As pessoas negras nas discussões sobre diversidade, equidade e inclusão como mecanismo de barreira contra o racismo algorítmico (das 11h às 12h e das 15h às 16h).

O primeiro workshop trará uma visão geral sobre o racismo algorítmico, explorando seu conceito, aspectos jurídicos e tecnológicos, além de discutir sua presença e impacto na sociedade contemporânea, que pode gerar tratamento desigual ou injusto para determinados grupos raciais, ou étnicos. Já o segundo abordará como o racismo tem sido, ao longo da história, um dos grandes propulsores das desigualdades sociais e econômicas. Na tecnologia e nos usos de suas ferramentas, o racismo permanece em diversos casos. O objetivo do workshop é falar sobre formas de modificar realidades, trazendo para a prática a inclusão de pessoas diversas nas instituições.

A Laboratória, organização com foco em capacitação de mulheres em tecnologia, também vai conduzir workshops no evento: “Etapas de desenvolvimento de software e o papel de uma desenvolvedora” (11h às 12h e 13h às 14h), e “Como construir equipes diversas” (14h às 15h e 16h às 17h), com apresentação de números e cases de diversidade e inclusão, bem como estratégias que incluem vagas afirmativas, apoio a projetos e instituições, programas de educação internos, entre outras ações.

Já a Febraban Educação traz para o evento o guia “Palavras que Transformam: um convite para a comunicação inclusiva e empática”. Em sessões de workshop no dia 27 de junho, especialistas de Febraban vão explorar alternativas para reescrever falas preconceituosas e promover uma comunicação inclusiva e respeitosa. Por meio da interatividade e participação ativa, a área criará um espaço seguro para diálogos e conscientização sobre o impacto das palavras. Além disso, os participantes terão acesso exclusivo ao lançamento da edição de Introdução do guia, que tem como propósito ser uma ferramenta para construir um sistema financeiro mais inclusivo.

Desafios de contratação em tech
O painel “Tecnologia, diversidade e inclusão: como o mercado financeiro e as startups estão resolvendo os desafios de contratação em Tech”, no dia 28 de junho, na Arena Fintech, vai destacar o desafio de contratação de profissionais qualificados e preparados para atuarem em um ambiente cada vez mais tecnológico e competitivo. O mercado financeiro e de startups tem hoje a responsabilidade de criar e desenvolver ambientes de trabalho inclusivos e diversificados, algo vital para a inovação e a resolução de problemas complexos. Especialistas mostram algumas estratégias e melhores práticas que estão sendo usadas pelas organizações que buscam estar sintonizadas com as demandas dos profissionais.

Participam do painel: Ana Cristina Rosa Garcia, vice-presidente Corporativa do Banco do Brasil; Suelen Marcolino, gerente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento para a América Latina e para EMEA (Europa, Oriente Médio e África) do LinkedIn; Grazi Mendes, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da Thoughtworks; e Iana Chan, fundadora e CEO da PrograMaria. A moderação é de Bruno Diniz, sócio da Spiralem Innovation Consulting.

Temas 2023

O Febraban Tech 2023 terá debates sobre Open Finance, Meios de Pagamento, Inteligência Artificial e IA generativa, Economia Tokenizada, Dados, Metaverso e Web3, Nuvem, Cibersegurança, Internet das Coisas, 5G, Fintechs, bem como os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). As trilhas de conteúdo são:
 
  • A escalada do open finance, Pix e os serviços agregados 
  • Economia tokenizada já é realidade? 
  • Os dados e a inteligência escalável 
  • Web3 e metaverso na prática e sem hype 
  • Nuvem coloca futuro em movimento
  • A IA generativa e a (re)conquista do cliente
  • Resiliência cibernética garante confiança digital 
  • IoT e 5G expandem e conectam mercados 
  • ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável 
  • Cross Industry: a inovação além do setor financeiro 
  • Fintechs, parcerias e o novo cenário de negócios 

Além dos debates divididos em mais de 100 painéis de conteúdo e em 8 auditórios/palcos por especialistas, o Febraban Tech 2023 ainda reúne as empresas mais inovadoras do mundo, que trazem os principais produtos e serviços voltados ao setor financeiro para o presente e futuro da sociedade digital.

33 anos de inovação

O evento ganhou, em 2022, um novo nome e uma nova marca: FEBRABAN TECH, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e a inserção de todos estes ativos em prol da sociedade. 
 
Na última edição, com tema central “A Nova Realidade Global e a Transformação Acelerada”, o congresso foi realizado na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, e recebeu mais de 25 mil visitantes ao longo dos três dias no mês de agosto.

A edição de 2022, em um formato renovado, marcou a volta do evento presencial e reuniu 156 patrocinadores e expositores, e mais de 200 palestrantes em 81 painéis de conteúdo. Outra novidade foi a adoção, pela primeira vez, do formato híbrido, com transmissões de painéis ao vivo e abertos ao público na plataforma.

Para 2023, o evento terá número recorde de áreas de exposição (186), sendo que todas já foram reservadas. As cotas de patrocínios estão praticamente esgotadas desde o lançamento do evento, em novembro de 2022.

Jornalistas interessados em cobrir o FEBRABAN TECH 2023 podem solicitar o credenciamento clicando neste febrabantech.easyeventos.com.br/23/imp

As inscrições estão abertas neste febrabantech.com/inscricao.

Veja mais detalhes em febrabantech.com

A DFreire Comunicação e Negócios é a assessoria de imprensa oficial do evento.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp