16/06/2023 às 02h41min - Atualizada em 16/06/2023 às 02h41min

Ponte Estaiada e Monumento das Bandeiras terão iluminação azul sempre que temperatura chegar a 13ºc

Iniciativa é forma de sensibilizar a sociedade sobre importância de ajudar pessoas em situação de rua

A partir deste sábado (10), a Prefeitura de São Paulo vai iluminar de azul o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, que passa sobre o Rio Pinheiros e a Marginal, sempre que a temperatura atingir 13ºC na capital. A medida tem o objetivo de sensibilizar a população sobre as baixas temperaturas e a importância da ligação para o 156 para pedir acolhimento a pessoas em situação de rua.

A cidade de São Paulo possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 24 mil vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos e Vilas Reencontro, por exemplo, oferece acolhimento a pessoas em situação de rua durante todo o ano. Além disso, a Prefeitura tem contratado vagas nos chamados hotéis sociais de acordo com a demanda.

Entretanto, nos dias mais frios do ano, a Prefeitura reforça as ações, e oferece mais serviços além de abrigos: cobertores, itens de alimentação (sopa, pão, chocolate quente, chá e água), vacina contra a Influenza e a Covid-19 e também atendimento médico com ambulâncias que atendem a cada uma das tendas que são montadas quando a temperatura cai para 13º graus.

A OBT é ativada sempre que a temperatura ou sensação térmica atingir 13 °C ou menos. A operação conta com 1.700 vagas emergenciais em 38 serviços e com dez tendas de atendimento instaladas em diferentes pontos estratégicos da cidade. Nesses locais são oferecidos alimentos como sopa, chocolate quente, pão, chá e água, cobertores e vacinas contra covid e gripe para a população em situação de rua, entre 18h e 0h.

Atualmente, dos 346 serviços de acolhimento da Prefeitura, 15 equipamentos possuem vagas de canil, sendo que seis são dentro OBT, nos Centros Esportivos Municipais, que funcionam como serviço de acolhimento emergencial. Os animais são acolhidos em canis individuais, onde recebem ração e água.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp