14/06/2023 às 02h07min - Atualizada em 14/06/2023 às 02h07min

Chegada com estilo

O elétrico Hyundai IONIQ 5, que chega ao Brasil em 2024, mostra porque empilha prêmios

TESTE: AVALIAÇÃO DO HYUNDAI IONIQ 5 NO CHILE
por Marcelo Palomino | autocosmos.com/chile exclusivo no Brasil para Auto Press


O nome Hyundai IONIQ 5 soa familiar para quem acompanha minimamente o universo automotivo. Isso porque, já há alguns anos, a marca sul-coreana investe na submarca que batiza toda sua linha de carros elétricos. E muito longe dos híbridos ou elétricos adaptados que povoam o mercado atual, a linha IONIQ se caracteriza por seus modelos nascidos elétricos desde a prancheta. Eles contam com tecnologia de ponta, chassi dedicado, alto nível de desenvolvimento e design ousado e cheio de personalidade. Não por acaso, venceu diversas categorias do World Car of the Year em 2022: Melhor Carro, Melhor Carro Elétrico e Melhor Estilo, além de fazer o chefe de design da Hyundai, o belgo-peruano Luc Donckerwolke, levar o prêmio de Personalidade Automotiva do Ano.
O IONIQ 5, começou a virar notícia desde que surgiu como protótipo em 2019, ainda com o nome de 45 EV Concept. E causado deslumbre nos mercados em que é lançado – como acontece agora no Chile e deve ocorrer no Brasil em 2024. A Hyundai apresenta o modelo como um CUV, ou Crossover Utility Vehicle, mas o IONIQ 5 é claramente um hatch médio, que tem feito muito sucesso nos mercados onde é comercializado. Já são quase 200 mil unidades entregues mundialmente desde a apresentação oficial, no início de 2021. Ele é fabricado na fábrica de Ulsan, na Coreia do Sul, e encara modelos de marcas generalistas como Ford Mustang Mach-E, Kia EV6, Renault Mégane E-Tech, Nissan Ariya e Volkswagen ID.4. No Brasil, terá rivais como Nissan Leaf e Chevrolet Bolt EUV, com preços atualmente em torno de R$ 300 mil.
O IONIQ 5 estreia a plataforma modular e-GMP, específica para carros elétricos, que permite construir modelos de diferentes tamanhos e segmentos, utilizar tamanhos variados de bateria e oferecer motorizações unitárias ou duplas, com tração dianteira ou integral. Tanto que já serve de base para outros modelos, como o IONIQ 6, a gamas Kia EV e aos modelos 100% elétricos da marca Genesis. Esta arquitetura foi projetada para trabalhar a 800 volts, o que permite um alto desempenho do motor elétrico e fases de carregamento em potências muito altas com poucas perdas. Ele tem também carregamento bidirecional, para que possa também alimentar dispositivos elétricos externos. Por fim, o design segue a lógica já consagrada de instalar a bateria no piso da cabine, o que libera espaço para os ocupantes e rebaixa o centro de gravidade, o que aumenta a estabilidade do veículo.
O IONIQ 5 tem diversas configurações, dependendo no mercado. As versões oferecidas no Chile e que provavelmente serão trazidas para o Brasil é a que tem bateria de capacidade intermediária, com 72,6 kWh – tem ainda uma menor, com 58 kWh e autonomia de 384 km, e outra um pouco maior, com 77,4 kWh, lançada apenas para atender ao fetiche de autonomia acima de 500 km – no ciclo WTLP chega a 507 km. A bateria de menor alimenta sempre as versões com um motor de 170 cv e tração traseira e as maiores podem equipar modelos com um motor de 214 cv e tração traseira ou dois motores que somam 325 cv – 101 cv na frente, 214 cv atrás – com tração integral. O torque é de 35,7 kgfm nos modelos de tração traseira e 61,7 kgfm nos AWD.
O pacote de baterias é resfriado por líquido, e a eficiência desse sistema permite que o carregamento ultrarrápido de corrente contínua de até 350 kW (no Brasil, os carregadores mais potentes têm 150 kW), o que consumiria apenas 18 minutos para ir de 10 a 80% da carga. Para recuperar 100 km de autonomia são apenas 5 minutos, coisa que em um carregador de 50 kW demora cerca de 60 minutos. Em um wallbox doméstico de 11 kW, são necessárias 7 horas e 10 minutos para elevar a carga de 10 para 100%.
O visual do IONIQ induz a engano na hora de avaliar seu tamanho e capacidade. Apesar de ter proporções de um hatch compacto, tem dimensões de um veículo grande. Mede 4,64 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,61 mm de altura e tem uma notável distância entre eixos de 3,00 m. Ou seja: é realmente um crossover com espaço de um SUV médio. A título de comparação, ele é menor que o BMW X3 mas tem entre-eixos maior que o do X5. Por isso oferece bom espaço traseiro e um grande porta-malas de 527 litros de capacidade   além do compartimento sob o capô, com até 57 litros adicionais.
O design adiciona uma série de elementos que lhe conferem um visual moderno e futurista. Caso dos para-choques com vários desenhos geométricos, como o conjunto de leds em formato de pixel que contornam os canhões de led nos conjuntos óticos dianteiros, os 256 pequenos leds, também em formato de pixel, que compõem as lanternas traseiras, a grade em preto brilhante pequena e fechada, grandes rodas de até 20 polegadas, as maçanetas retráteis ocultas na carroceria e os vincos bem anguloso nas laterais e no capô.
No interior, o CUV da Hyundai traz um design muito minimalista, sem controles ou botões físicos à vista, o que aumenta a experiência digital do usuário. Isso inclui um cluster de 12,3 polegadas acoplado à central multimídia com uma tela também de 12,3 polegadas. O sistema, claro, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e tem um sistema de som Bose. O espaço interno se destaca pela modularidade. O console central é móvel   pode correr 14 cm – e a Hyundai reduziu a espessura dos bancos dianteiros em 30%, para ampliar o espaço para os passageiros da segunda fila, que desfrutam de um piso completamente plano. Os bancos dianteiros e volante são reguláveis e aquecidos.
E em termos de segurança, o IONIQ 5 traz seis airbags, sensores de estacionamento, câmera de ré com guias e o pacote Hyundai Sense, com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, alerta de ponto cego, manutenção e rastreamento de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático, entre outros recursos. Segundo a Hyundai, muitos elementos internos, como revestimento de bancos e portas, forro do teto, piso e apoios de braço, utilizam materiais ecológicos de origem sustentável, como garrafas pet recicladas, fios de origem vegetal, fios de lã natural, couro ecoprocessado com extratos vegetais e tinta biológica com extratos vegetais. 

Impressões ao dirigir
Além da expectativa
por Jorge Beher | autocosmos.com/chile | exclusivo no Brasil para Auto Press
A apresentação do IONIQ 5 foi feita no Autódromo Nacional de Codegua. 70 km ao Sul de Santiago do Chile. E chama muita atenção a transformação que o visual sofre quando é visto de noite, sob holofotes, e em um ambiente real com luz do dia. O mais estranho, no entanto, é se acostumar com a ideia de que ele tem 4,65 metros de comprimento e 3,00 m de entre-eixos. É como uma versão vitaminada de um hatch médio. É como se um Hyundai i30 de repente ganha 10% de tamanho em todas as direções.
As rodas são gigantes e os arcos das rodas largas as destacam na carroceria com cortes geométricos e planos limpos. Isso realmente dá ao carro uma vibração futurista muito especial, além do fato de que a referência em design é um carro de quase cinco décadas atrás, o Hyundai Pony, um original da Italdesign Giugiaro. Isso diz muito sobre um bom design, porque quando algo é atemporal, sempre pode parecer contemporâneo e as ideias de Giugiaro são um pouco assim.
Os detalhes intrincados também são interessantes. Os conjuntos óticos desenhados com base em pequenos pixels, como se fossem um mosaico, o tema das fendas, o vinco em Z das portas e o interior aconchegante, espaçoso e com formas suaves. Os comandos com grandes botões anodizados e as texturas com materiais ecológicos, mas sem aspecto empobrecido. Para falar sobre os efeitos da luz ambiente, as portas côncavas e o console central que mais parece uma ilha que você pode mover para os bancos traseiros ou dianteiros.
Em movimento, o IONIQ 5 é muito agradável. Espaçoso, tremendamente silencioso e um design que gera calma e bem-estar. Ao volante da versão mais luxuosa, Limited AWD, alimentada por dois motores elétricos, que somam 325 cv e 61,7 kgfm, é possível cumprir o zero a 100 km/h em 5,2 segundos. Mas o que mais se destaca na condução é a sensação de equilíbrio. Os carros coreanos ficaram muito melhores em temas dinâmicos e não parecem mais tão inconsistentes ou inconstantes. O CUV repousa muito bem na suspensão e a direção possui um peso bem medido. A sensação de espaço ainda é melhorada por conta das portas côncavas, das cores claras da tapeçaria e do teto panorâmico.
O consumo na estrada se manteve entre 5 e 7 km/kWh. Não é pouco, mas por conta do tamanho e do peso do carro – em torno de 2 toneladas –, é aceitável. Considerando as reservas de energia do modelo, é um carro elétrico cuja autonomia se torna fácil de gerenciar. No caso das versões AWD, a expectativa é de alcançar 430 km. A versão com apenas um motor pode chegar a 480 km em condições ideais.
O IONIQ 5 não é um carro esportivo, mas tem o torque e a aceleração de um. E o mais interessante são dois truques extras que ajudam a camuflar seu peso e volume para fazer que ele ganhe um pouco mais de esportividade. O primeiro é o sistema de tração HTrac, que emula um sistema mecânico AWD, mas com dois motores elétricos independentes. Isso significa que o carro pode amenizar as transferências de peso aplicando a tração em um ou outro eixo, o que o torna muito mais estável e equilibrado. O segundo tem a ver com o funcionamento do sistema de frenagem regenerativa, que ajuda muito a desacelerar na entrada de uma curva, reduzindo o estresse nos freios.
Esses elementos não são novos para um carro elétrico, mas no IONIQ 5 eles são valorizados e permite que o condutor se apoie neles para extrair mais agressividade do carro. Outra característica de carro elétrico aparece na reta: o teto de velocidade é de apenas 175 km/h. Ou seja: ainda falta 150 metros de reta e ele já está na máxima. Dali até a entrada da curva é um longo bocejo. No fim das contas, o o IONIQ 5 consegue ser muito interessante, com a soma de suas partes. É um ótimo carro e uma ótima experiência.

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