09/06/2023 às 14h56min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h08min

Dia dos Namorados: como a meditação é uma alternativa de "presente" para melhorar a conexão entre casais

Para driblar o consumismo, especialista sugere que os casais podem aproveitar o período para iniciar a meditação em conjunto; a prática promove benefícios como aumento do equilíbrio emocional e maior conexão com o parceiro/parceira. Além disso, também pode ser opção para quem está solteiro e quer encontrar o amor

SALA DA NOTÍCIA Comunicação Conectada

Considerada uma das datas comerciais mais importantes da primeira metade do ano, o Dia dos Namorados é aguardado com bastante expectativa pelo comércio em 2023. De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, a projeção é que quase 100 milhões de brasileiros devem comprar produtos para os respectivos companheiros e companheiras.

O mesmo levantamento mostra que dentre os itens mais procurados estão roupas, perfumes, cosméticos e maquiagem. Os números refletem que os casais estão de olho nos tradicionais produtos oferecidos nos shoppings e lojas virtuais. O que muita gente esquece, porém, é que é possível melhorar a relação com a pessoa amada através de experiências.

Um artigo dos pesquisadores Lucilene Prado Silva, Luc Adhemar Vandenberghe e Marcelo Piva Demarzo que foi publicado em 2020 na Revista Brasileira de Terapias Cognitivas mostra, por exemplo, os benefícios da prática de meditação para casais.

Revisando nove pesquisas publicadas no PubMed (sistema de busca de publicações científicas na área de biomedicina), o trabalho dos pesquisadores conclui que “intervenções baseadas em meditação podem ser recomendadas para promover a qualidade do relacionamento de casal”.

Gabi Frantz, mestre de meditação, que possui currículo com mais de 30 cursos voltados para a área, e finalizando um pós-doutorado em Medicina Natural pela Quantum University, explica que a prática da meditação é uma excelente alternativa para casais que pretendem fugir do consumismo.

“Aproveitar o período de Dia dos Namorados para começar a meditar em casal é uma ótima forma de fazer de uma data comercial algo mais simbólico. A meditação ajuda a desenvolver o equilíbrio emocional, o que é essencial para um relacionamento saudável, criando uma grande sinergia entre o casal”, explica.

 

Benefícios da meditação para casais

Gabi Frantz ressalta que a meditação feita em conjunto com os companheiros e companheiras gera mais facilidade de demonstrar as emoções de um ao outro. Ela destaca que a única exigência é que o casal esteja comprometido com a atividade.

Dentre os benefícios, a especialista elenca que meditar com a pessoa amada pode:

  • Aumentar a satisfação no relacionamento e na conexão com o parceiro
  • Melhorar o equilíbrio emocional e a comunicação
  • Reduzir o estresse, a reatividade emocional e os conflitos (que estão dentre as principais causas de términos).

“A meditação desenvolve também a compaixão e a empatia, e eu acredito que saber colocar-se no lugar do outro é muito importante, pois quando isso acontece conseguimos entender melhor o porquê de algumas atitudes e comentários, e talvez coisas que antes nos deixavam magoados, não deixam mais”, pontua.

Ela diz que os casais que atende em sua plataforma – o site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos de meditação – contam que realizar a meditação os ajudaram a fortalecer o vínculo.

E além das vantagens para casais, meditar pode ser benéfico até mesmo para solteiros que buscam um amor para a vida.

“Como a meditação não tem nenhum tipo de restrição e não apresenta nenhum efeito colateral negativo, ela é indicada para todos os tipos de pessoas. No caso dos solteiros, a meditação transforma nossa vibração e com a intenção sustentada podemos atrair para nós aquilo que desejamos. Para quem está em um relacionamento, basta estabelecer uma rotina para conseguir praticar junto da pessoa amada e sentir os efeitos quase imediatos da prática”, finaliza Gabi Frantz.

 

Sobre Gabi Frantz

Conheceu a meditação aos 15 anos, e ao notar as mudanças que a prática trazia para sua vida, decidiu se aprofundar ainda mais nesse mundo. Atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Em 2003, criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, seu perfil ativo no Instagram conta com mais de 85 mil seguidores, além disso é dona do canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 75 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos e de meditação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp