09/06/2023 às 08h29min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h07min

​​Certificação para carbono neutro é lançada no maior evento do setor de orgânicos da América Latina

Solução vem em um momento em que sociedade e governo unem-se em busca da emissão zero de carbono

SALA DA NOTÍCIA Alexandre Lenzi
Primeira Via Comunicação Integrada
Divulgação

A Ecocert Brasil acaba de lançar o programa Carbon Neutral Certified, certificado de carbono neutro, que comprova a eliminação do principal gás do efeito estufa em processos, produtos ou serviços de empresas dos mais distintos segmentos. "A redução das emissões de carbono é uma necessidade mundial. E as empresas precisam de políticas ambientais concretas. O programa da Ecocert é uma forma de ajudar essas empresas, deixando tudo mais claro e transparente para o consumidor", destaca o diretor da Ecocert Brasil, Álvaro Pereira. O novo serviço será apresentado na Bio Brazil Fair, maior evento de negócios do setor de orgânicos da América Latina, que ocorre entre os dias 14 e 17 de junho, em São Paulo.

A solução vem em um momento em que sociedade e governo unem-se para cumprir o acordo de Paris em busca da emissão zero de carbono. Firmado em 2015 e em vigor desde 2016, o acordo definiu planos com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais.

Em 2021, o Brasil anunciou a meta de reduzir as emissões de carbono no país em 50% até 2030 e zerar até 2050.  "O fato de ainda não termos um mercado de carbono regulamentado no Brasil, mas sim um mercado voluntário, não nos impede de nos anteciparmos e trabalharmos agora ações no país em diferentes frentes. É preciso despertar o interesse da sociedade sobre o tema, criar uma agenda positiva que envolva todos os setores econômicos", avalia Pereira.

Outras novidades no portfólio da Ecocert apresentadas na Bio Brazil são os atestados de conformidade para empresas do ramo alimentício, o HACCP e o IFS Global Markets Food, que permitem a verificação do sistema de segurança alimentar implementado. Para emissão dos atestados, são avaliados requisitos de controle de qualidade no processo de fabricação, como boas práticas, rastreabilidade e higiene dos laboratórios, fábricas e dos trabalhadores. "O IFS Global Markets Food e o HACCP são atestados muito requisitados para quem busca mercado internacional e tem crescido no mercado nacional, principalmente para empresas que buscam comercializar seus produtos para médios e grandes varejistas", afirma Pereira.

 

Sobre a Ecocert

Fundada em 1991, na França, a Ecocert atua com certificação de organizações que têm impacto social e ambiental positivos, verificando o cumprimento de uma série de requisitos definidos em normas internacionais. Além disso, também oferece serviços de  formação e consultoria. Em 2001, a Ecocert se estabeleceu no Brasil e desde então participa ativamente no desenvolvimento da produção orgânica no país, seja participando das discussões para a construção do regulamento orgânico brasileiro, como também certificando milhares de produtores. Além disso, atua na certificação de práticas justas de trabalho, que seguem requisitos sociais e ambientais. Hoje tem presença em mais de 130 países e soma mais de 80 mil clientes ao redor do mundo.



"A redução das emissões de carbono é uma necessidade mundial. E as empresas precisam de políticas ambientais concretas. O programa da Ecocert é uma forma de ajudar essas empresas, deixando tudo mais claro e transparente para o consumidor", destaca o diretor da Ecocert Brasil, Álvaro Pereira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp