09/06/2023 às 12h15min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h07min

Ibovespa atinge 115 mil pontos com IPCA abaixo do esperado

Com dados da inflação em queda; ações varejistas sobem, atraindo investimentos para o Brasil

SALA DA NOTÍCIA Matheus Correa
Divulgação

Nesta quarta-feira (07), o Ibovespa apresentou alta de 6,6%, atingindo em máxima do dia 115.978 pontos, sendo o maior patamar do índice desde novembro do ano passado. Os números foram impulsionados pela reação aos dados da inflação brasileira de maio, que ficaram abaixo das expectativas. No mesmo sentido, o dólar encerrou em queda de 0,48%, cotado a R$4,93. 

A elevação foi reflexo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que registrou um aumento de 0,23% em maio, seguindo uma alta de 0,61% em abril. Esses dados indicam que a inflação oficial do país está em desaceleração. 

Dentro do avanço do Ibovespa, as ações varejistas têm se destacado nos retrospecto mensal: Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3) apresentam bons desempenhos dentro da bolsa.

“Todos esses fatores animam o mercado, principalmente os setores varejistas, isso porque o consumo está muito atrelado ao aumento de preços. Vendo então uma redução nos preços e maior facilidade para tomar crédito, você estimula o consumo. Ações ligadas ao varejo estão conectadas ao consumo, sendo as mais impactadas nesse sentido, além disso, com esse aquecimento, mais investimentos acabam sendo atraídos para o Brasil" afirma Luciano Feres, economista e CFO da Somus Capital. 

Os dados de deflação levam o mercado a apostar em um corte antecipado da taxa básica de juros para o próximo trimestre. Atualmente a taxa Selic encontra-se no patamar de 13,75%, sendo foco principal de críticas do governo.
 

Sobre a Somus Capital

A empresa é especializada em assessoria de investimentos credenciada pela XP Investimentos, tendo sob custódia mais de R$1,3 bilhões. Luciano Feres, CFO da empresa, é economista e especialista em mercados financeiros, tendo sido eleito duas vezes consecutivas (2020 - 2021) um dos Top 10 melhores assessores de investimentos do Brasil, segundo a XP Investimentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp