09/06/2023 às 10h14min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

Proteja-se contra golpes online: Tempest compartilha dicas de cibersegurança para o Dia dos Namorados

Cibercriminosos se aproveitam do alto fluxo de informações pessoais transmitidas pela Internet durante essa época para aplicar golpes, fraudes e ataques digitais

SALA DA NOTÍCIA Victor Theodoro
Com a chegada do Dia dos Namorados, uma das datas mais significativas para o comércio brasileiro, é importante lembrar que os golpes e fraudes virtuais também aumentam consideravelmente nesse período, principalmente porque os cibercriminosos se aproveitam do alto fluxo de informações pessoais transmitidas pela Internet durante essa época para aplicar golpes, fraudes e ataques digitais.

Aldo Albuquerque, Diretor Executivo da Tempest, empresa líder em cibersegurança no Brasil, apresenta 11 dicas essenciais para ajudar as pessoas a se protegerem durante essa data tão especial.
  1. Fique atento aos pagamentos via PIX ou boleto: desconfie de contas de destino em nome de pessoas físicas em caso de lojas ou empresas. Para pagamentos via PIX e boleto, verifique cuidadosamente se o nome do cedente no boleto está associado ao nome ou CNPJ da loja onde você está realizando a compra.
  2. Verifique a autenticidade das comunicações: ao receber mensagens de empresas pelo WhatsApp, mantenha uma postura cautelosa e realize uma verificação adequada. Acesse outros canais de comunicação da empresa e confirme se eles foram os responsáveis pela mensagem recebida.
  3. Desconfie de ofertas irresistíveis: esteja atento a lojas que oferecem produtos a preços muito abaixo do valor de mercado. Ofertas excessivamente tentadoras podem indicar possíveis fraudes.
  4. Fortaleça suas senhas: opte por senhas complexas, utilizando uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Evite informações pessoais óbvias ou sequências comuns. Além disso, utilize senhas diferentes para cada conta, minimizando o impacto caso uma delas seja comprometida.
  5. Utilize cartões virtuais de uso único como forma de pagamento: ao optar por utilizar cartões de crédito, prefira os cartões virtuais de uso único. Geralmente, eles podem ser gerados por meio de aplicativos ou sites do seu banco ou operadora de cartão.
  6. Fique atento a armadilhas nos resultados de busca do Google: além dos já conhecidos sites falsos, é importante estar ciente da crescente prática de exibir anúncios que se passam por empresas, mas que não levam a lugar algum. Esses anúncios costumam abrir uma conversa direta pelo WhatsApp.
  7. Previna-se contra o phishing: cibercriminosos utilizam e-mails, SMS e WhatsApp para enviar mensagens persuasivas, oferecendo soluções ou produtos e incluindo um link. O objetivo é levar a vítima a um site falso, expondo assim dados pessoais e financeiros.
  8. Analise cuidadosamente as mensagens recebidas de supostas empresas: muitos e-mails de phishing podem ser identificados por conter erros de digitação, uso excessivo de letras maiúsculas e pontuação exagerada. Além disso, saudações impessoais em vez do seu nome são sinais de alerta.
  9. Mantenha seus dispositivos atualizados: certifique-se de manter o sistema operacional, aplicativos e programas do seu dispositivo atualizados. As atualizações frequentes geralmente incluem correções de segurança que ajudam a proteger contra vulnerabilidades conhecidas.
  10. Fique atento às redes Wi-Fi públicas: evite fazer transações financeiras ou acessar informações sensíveis em redes Wi-Fi públicas. Essas redes podem ser inseguras e os dados transmitidos podem ser interceptados por hackers. Prefira utilizar uma rede privada virtual (VPN) para criptografar sua conexão e garantir maior segurança.
  11. Eduque-se sobre golpes comuns: mantenha-se informado sobre os golpes mais comuns que circulam online. Isso inclui esquemas
Sobre a Tempest: 

A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores. Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.   
Acesse o site.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp