09/06/2023 às 16h18min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

Semana do Meio Ambiente: conheça empresas que atuam com iniciativas relacionadas e se destacam pelo compromisso com sustentabilidade

A marca vegana Naveia, de produtos à base de aveia e que tem projeto próprio ligado à preservação ambiental, é uma das que podem ser consideradas exemplos a serem seguidos

SALA DA NOTÍCIA Clarisse Florentino
Divulgação Naveia

Essa primeira semana de junho é considerada a Semana Mundial do Meio Ambiente -  um período do ano em que traz à tona discussões e destaca iniciativas ligadas à sociedade e ONGs como um todo, como uma verdadeira chamada para a conscientização e preservação ambiental. Com o assunto em pauta, vale destacar também empresas e iniciativas privadas que olham para o tema e vem mostrando que é possível ter um negócio orientado à preservação ambiental, assumindo a importância e se posicionando no que diz respeito às práticas ESG.

 

A Naveia é um exemplo disso. A marca de laticínios vegetais à base de aveia, fundada por Alex Soderberg e Felipe UFO, busca se conectar com seus consumidores e mudar o mundo usando o leite de aveia como ferramenta. Em abril desse ano, a empresa conquistou a certificação do Sistema B - movimento global que consegue medir ações de impacto socioambiental de empresas. Organizado pelo Movimento B, do B Lab e Sistema B Brasil, a certificação reconhece as melhores práticas em 5 dimensões de impacto: comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores, e chegou para a Naveia como uma chancela e validação das medidas focadas em frentes ESG que já guiam o negócio desde o seu início, em 2020. 

 

O processo de certificação da Naveia como ‘Empresa B’ levou pouco mais de um ano, em um procedimento rigoroso que garante que as companhias que carregam o selo "Empresa B Certificada" cumpram todos os requisitos socioambientais e de governança exigidos. "Somos uma empresa vegana, carbono negativo e fazemos a logística reversa de 110% da nossa produção, tudo de forma interna, sem precisar pagar uma certificadora que nos daria a licença de uso de um selo que comunicaria isso. Com o Selo B é um pouco diferente porque ele representa um direcionamento, não um posicionamento, e nos coloca em rede com outras empresas que pensam e agem de forma semelhante em diferentes áreas de atuação e gestão. Assim, também podemos aprender a sermos ainda melhores fazendo parte dessa comunidade", afirma a co-fundadora Alex.

 

 Com posicionamento que diz que a Naveia "não é uma marca com propósito, mas um propósito que criou uma marca", o olhar voltado para a conservação ambiental e direitos animais sempre fizeram parte do DNA da empresa, que coloca o lucro como consequência das atitudes e que tem o impacto positivo como prioridade nas decisões corporativas - premissas que também fazem parte do objetivo principal da certificação como Empresa B.

 

Além da certificação, os fundadores também usam a empresa para atuar em iniciativas ligadas ao reflorestamento e unir isso a um projeto próprio de agroflorestas também. A marca desenvolveu um projeto de reflorestamento que também tem a função de contribuir no processo de descarbonização de toda operação da Naveia, a Floresta Naveia. A iniciativa tem reflorestado e transformado um solo de 200 hectares da Mata Atlântica, em Minas Gerais, que antes estava degradado e ameaçado. O projeto funciona como uma sede do Departamento de Ativismo da marca, que é movida pelo propósito de preservação ambiental e animal, com o objetivo de ser um agente sequestrador de CO2 da atmosfera, além de gerar empregos para a comunidade local, produzir alimentos de forma abundante e ter um modelo de negócio viável, baseado na regeneração como uma alternativa ao uso da terra para a criação de animais. 

 

Um outro exemplo de empresa que atua em prol do movimento ESG é a Mamba Water, do grupo Better Drinks. A marca de água com premissa ESG é a primeira da categoria a oferecer 100% dos seus produtos em alumínio. Mais do que uma água, a Mamba Water chegou ao mercado para ser uma forma de expressão de quem quer um futuro melhor e sabe que atitudes precisam ser tomadas agora, no presente. Por isso, já no lançamento, assumiu o compromisso de contribuir para o combate à falta de água de qualidade para regiões e comunidades desfavorecidas - e anunciou o seu projeto Mamba Water Project, em que assume o compromisso de que cada lata de Mamba Water vendida será revertida em recursos para 1 litro de água para programas de acesso à água potável. 

 

O tema sustentabilidade tem estado em voga e cada vez mais presente no mercado de bebidas - o que vem abrindo espaço cada vez maior para a utilização de embalagens alternativas que poluem menos o meio ambiente e que tem agradado cada vez mais o consumidor também. Os exemplos de bebidas nesse sentido vão da tradicional cerveja em lata até alternativas inovadoras e disruptivas como vinho em lata, bebidas e drinks prontos para beber direto no recipiente e até água 100% em alumínio (indo contrária a toda uma indústria da garrafa PET). Dentre essas alternativas - sem dúvida nenhuma - está o uso de latas de alumínio como o recipiente mais eficiente tanto quando falamos em cadeia de produção, logística, quanto quando falamos de reciclagem.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp