07/06/2023 às 09h33min - Atualizada em 09/06/2023 às 00h00min

A moda e a sustentabilidade no 50º aniversário da Semana Mundial do Meio Ambiente unem Marisa, Instituto Baccarelli e Belas Artes

O resultado da parceria beneficia mais de 390 alunos que terão formação em Upcycling: Curso de Moda Criativa

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Porto de Moraes Rodrigues

Qual é a relação entre meio ambiente e moda? O termo upcycling foi usado pela primeira vez em 1994 por Reine Pilz e significa reutilização criativa. A ressignificação sustentável de materiais para a produção de novas peças contribui diretamente para a sustentabilidade. Com esse olhar, pela primeira vez o Instituto Baccarelli se uniu com Marisa, a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, e o Centro Universitário Belas Artes para desenvolver um curso profissionalizante de Upcycling. Três unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) sob gestão do Instituto Baccarelli já começaram suas aulas na formação Upcycling: Curso de Moda Criativa. A iniciativa, lançada no ano em que se comemora o 50º aniversário da Semana Mundial do Meio Ambiente (de 5 e 9 de junho), oferece aulas, totalmente gratuitas, para os moradores das unidades Carrão/Tatuapé, São Pedro/José Bonifácio e Parque Novo Mundo. 

A marca, patrocinadora do projeto, forneceu mais de 12 mil peças de insumo para o decorrer do curso, além de equipamentos, materiais de aulas e participar ativamente das palestras durante os nove meses de duração do projeto. As doações são de peças que não estavam em perfeito estado para a venda, reforçando o pilar sustentável e social da rede. "O upcycling se mostra um forte aliado na luta pela proteção dos nossos recursos. A marca acredita no potencial da mulher e na força do cuidado para a construção de uma sociedade mais humana e harmoniosa com a natureza. Nada melhor do que em plena Semana do Meio Ambiente, reiterar a importância de aprender a reaproveitar, ressignificar e repensar a moda, um dos nossos pilares de sustentabilidade como empresa", explica Nivea Pizzolito, Coordenadora de Sustentabilidade da Marisa.  

Ao todo, foram 390 pessoas inscritas nos CEUs e divididas em 22 turmas. Na aula inaugural, mais de 250 pessoas marcaram presença nas três unidades que recebem a parceria. Valeska Nakad, Coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes, deu início a aula inaugural, trazendo temáticas de moda, sustentabilidade e criatividade, que envolvem o curso. "O projeto teve início com as aulas nas três unidades em que estamos pilotando as atividades. Foi emocionante a interação com os munícipes, assim como foi uma surpresa termos tantas inscrições e na sua maioria do público sênior. As aulas se direcionaram para um contexto geral de moda e sustentabilidade, em que pude apresentar a metodologia que será aplicada ao longo do curso, bem como as etapas do projeto. A interação das participantes comigo e com as alunas da Belas Artes, que atuam como tutoras neste projeto, foi imediata. Muito feliz em ver em andamento um projeto que estamos planejando com todo carinho há 1 ano", comenta Valeska Fonseca Nakad - Desenvolvedora do curso, designer e Coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de SP.  

Ainda junto à iniciativa, os alunos puderam conhecer as salas onde as oficinas são realizadas, já equipadas com todos os materiais necessários, como máquinas de costura novas compradas com os recursos doados ao projeto pela varejista. Os estudantes terão habilitação completa em temas relacionados à moda e empreendedorismo, desde noções de corte-costura e design, até processos criativos, e claro, questões de sustentabilidade e comunicação, tornando o aluno, ao final do curso, um profissional completo para o mercado de trabalho. Ao final do semestre, será produzido um desfile para a exibição das peças criadas. Todos os participantes que cumprirem a carga horária mínima, receberão certificados emitidos pelo Centro Universitário Belas Artes.  

"O projeto Upcycling – Curso de Moda Criativa tem o potencial de transformar os territórios atendidos pelos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli em diversos níveis. Individualmente, os alunos e alunas receberão uma formação completa, criando oportunidades para que eles se desenvolvam cultural e profissionalmente. Pensando na comunidade, o curso pode fomentar a economia criativa na região, abrindo novas oportunidades para os empreendedores locais. E em um cenário mais geral, o curso ajuda a difundir técnicas e processos sustentáveis, propondo um modelo de negócio com alta reutilização de recursos e baixo impacto ambiental", finaliza Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. 
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp