07/06/2023 às 14h31min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h04min

Entidades internacionais de cardiologia participarão do 43º Congresso da SOCESP

Agenda científica inclui simpósios conjuntos com a International Atherosclerosis Society, American College of Cardiology e Duke University, entre outras instituições e especialistas estrangeiros. O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo

SALA DA NOTÍCIA DOC Press Comunicação
http://socesp2023.socesp.org.br/
Divulgação SOCESP
Uma especialidade tão vital como a cardiologia exige que os profissionais estejam sempre atualizados com os avanços, descobertas, novos tratamentos e pesquisas dos quatro cantos do mundo. E não é difícil entender o porquê da busca por conhecimento: o aprendizado pode valer uma vida, aliás milhões. As doenças cardiovasculares matam 18 milhões de pessoas em todo o mundo por ano e cerca de 400 mil somente no Brasil. Aproximadamente um terço dos óbitos.
E esta é a motivação para que a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo inclua em seu congresso anual especialistas internacionais, que representam entidades médicas reconhecidas como referência na área. “Trata-se de uma das maiores reuniões mundiais em educação/ciência e considero uma das melhores”, avaliza a professora Roxana Mehran, do Mount Sinai School of Medicine, de Nova York (EUA).
A presidente da SOCESP, Ieda Jatene, concorda. “Este reconhecimento da comunidade médica vem do fato de ampliarmos a agenda de participação de especialistas estrangeiros ano a ano, buscando promover um encontro cada vez mais globalizado.”

Programação internacional:
Durante o 43º Congresso da SOCESP, Christopher Granger, cardiologista e professor da Duke Clinical Research Institute (EUA), trará o tema “Tratamento de pacientes com diabetes na nova era”.
Também da Duke Clinical Research Institute, o professor Renato Lopes apresentará “Tratando pacientes com AF em cenários desafiadores”.
Ainda dos Estados Unidos, Peter Libby, especialista cardiovascular do Brigham and Women's Hospital e professor de medicina da Harvard Medical School, fará sua palestra no Simpósio Insights sobre Risco Residual, da sessão SOCESP/Sociedade Internacional de Aterosclerose, cujo tema será “Risco Residual Inflamatório”.
Professor adjunto Escola de Medicina de Harvard (EUA), Robert Giugliano, expõe “Fatores que afetam a duração da DAPT com (ou sem) anticoagulantes” e “Revisitando a importância da dislipidemia”.
Outra conferencista internacional será a enfermeira canadense Émilie Vigneault-Simard, que trabalhou em comunidades aborígenes remotas por quatro anos e tem grande interesse nos aspectos de prevenção de doenças metabólicas e cardiovasculares.

ACC
O presidente do American College of Cardiology (ACC), Hadley Wilson, participará com o tema “Avaliação complementar invasiva”. Além desta palestra, a programação da ACC durante o Congresso da SOCESP está sendo preparada pelo ex-presidente da entidade, Antônio Carlos Palandri Chagas, que acaba de tomar posse como o novo chair da Assembleia Internacional de Governadores do ACC.  “O grande objetivo é levar conhecimento científico e a prática da cardiologia de excelência às várias populações”, afirma Chagas.

Inovação sempre
Na liderança da organização, a presidente do 43º Congresso da SOCESP, Fernanda Colombo, afirma que a edição 2023 tem o desafio de ser ainda melhor que a edição anterior, bastante elogiada entre os inscritos. “Queremos promover a troca de experiências, exibindo novas tecnologias, mas sem desfocar da parte humana, para oferecer cada vez mais possibilidades de tratamento às pessoas com doenças cardiovasculares”, diz. “Todo time está trabalhando continuamente na programação para torná-la atual e aplicável na prática clínica”, completa o diretor científico da SOCESP, Felix Ramires.
Luis Henrique Gowdar, diretor científico do Congresso, avaliza: “temos certeza que nossos colegas – tanto os generalistas quanto os que concentram sua atuação em áreas específicas – encontrarão informações de interesse para a prática médica.” Cesar Augusto Pereira Jardim, também da diretoria científica do evento, lembra que, além das participações internacionais, o congresso terá outras novidades, como a nova sessão Debates SOCESP e os temas livres apresentados sob forma de relatos de casos. “Esperamos que nosso cuidado no preparo do próximo congresso reflita, como sempre, em uma oportunidade de atualização técnica”, diz Jardim.

Serviço:
43º Congresso de Cardiologia da SOCESP
Data do evento: 8, 9 e 10 de junho de 2023
Local: Transamerica Expo Center, São Paulo/SP
Informações: http://socesp2023.socesp.org.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp