07/06/2023 às 14h41min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h04min

Como a tecnologia favorece a saúde das mulheres? 4 tendências que podem transformar o bem-estar feminino

*Por Tânia Tiburzio, copywriter da Obserantic

SALA DA NOTÍCIA NB Press
Quantas tarefas cabem na rotina de uma mulher? Trabalho, casa, filhos, academia (ou não) e o mesmo looping segue ditando o cotidiano dos próximos dias. Vida social, momentos de relax e autocuidado, cadê vocês? Diante desse cenário, a tecnologia surge como uma perfeita aliada para projetar novas soluções para velhas questões femininas.

Em um mundo no qual a digitalização está cada vez mais acelerada, incorporar inovação ao cuidado das mulheres é também uma maneira de promover bem-estar e mais acesso à saúde para aquelas que têm cada vez menos tempo de olhar para si próprias.

Hoje, as mulheres representam 49,7% da população global. Portanto, já era chegado o momento de o mercado se dedicar à oferta de uma gama de produtos ou serviços que usam a tecnologia para apoiar e atender às específicas necessidades  femininas. Não é à toa que as femtechs, por exemplo, startups focadas na saúde e no bem-estar da mulher, podem movimentar até 2025 US$ 50 bilhões ao redor do mundo, segundo pesquisa da Frost & Sullivan.

Para facilitar ainda mais a busca por ideias, serviços e/ou soluções aliadas aos avanços tecnológicos que favorecem a vida do mulherio, listo aqui quatro queridinhas do momento.

Calcinhas para o alívio de desconfortos abdominais

O poder dos Pontos Quânticos de Carbono (PQCs) é um exemplo de nanotecnologia que já foi empregada em calcinhas para auxiliar no alívio e na prevenção de dores, inchaços, cólicas menstruais e outros desconfortos abdominais de forma natural. Esses pontos ativam a microcirculação da região abdominal, estimulando o metabolismo celular e a regularização das funções fisiológicas do organismo. O objetivo a é justamente promover bem-estar, saúde e mais qualidade de vida às mulheres. Inclusive, esse avanço já pode ser encontrado até mesmo em cintas para a lombar, manguitos e joelheiras.

Monitoramento da ovulação usando a saliva

O inne se trata do primeiro sistema de monitoramento de fertilidade em casa do mundo, usando a saliva. Na prática, o aplicativo mede os níveis de progesterona para rastrear uma possível ovulação. O teste compreende aplicar a saliva em um stick e colocá-lo em um dispositivo. As informações são lidas e sincronizadas com o app instalado no smartphone. Com isso, é possível criar as próprias curvas de tendência de progesterona baseadas em medições diárias e, assim, aprender mais sobre a própria fertilidade e ovulação durante todo o ciclo.

Plataforma voltada ao planejamento da gravidez até o primeiro ano do bebê

O Theia é um sistema de saúde presencial e on-line com foco no planejamento da gravidez, na gestação, no parto e no pós-parto. A plataforma disponibiliza uma rede integrada de profissionais multidisciplinares, disponíveis para atendimento por vídeo ou consultório, além de permitir o acesso a conteúdos especializados e a um programa que orienta o que fazer a cada semana da gestação. A clínica foi fundada por mulheres que tiveram uma assistência de qualidade nas suas gestações e partos e sabem da importância e a diferença que faz um acompanhamento multiprofissional coordenado, para garantir a saúde física e mental de quem gesta e a segurança do bebê nessa fase tão vulnerável e cheia de dúvidas.

Wearable para aliviar as ondas de calor da menopausa

A Grace é uma pulseira com o objetivo de ajudar as mulheres a monitorar e aliviar as ondas de calor causadas pela menopausa por meio de um sistema de resfriamento integrado ao acessório. Visualmente, foi projetada para parecer um item fashion; é decorada com detalhes geométricos metálicos e possui uma alça de couro que pode ser trocada. Um minuto antes da onda de calor se tornar perceptível para a usuária, o mecanismo de resfriamento é acionado na parte inferior do pulso, imitando a sensação de água fria escorrendo – uma técnica muito usada para proporcionar alívio imediato. O acessório ainda pode ser sincronizado com um app no smartphone para proporcionar a compreensão mais detalhada dos sintomas. Trata-se ainda de uma forma alternativa menos invasiva aos atuais tratamentos da menopausa disponíveis, como a terapia de reposição hormonal.

Essas são apenas algumas provas de como a tecnologia já anda de mãos dadas com as mulheres, tornando a rotina mais simples, eficiente, e claro, privilegiando o autocuidado que não deve ser deixado de lado nunca.


*Tânia Tiburzio é copywriter na Obserantic, marca que tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida por meio de inovação tecnológica aplicada em seus produtos, que auxiliam na promoção da saúde física e mental.  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp