07/06/2023 às 14h53min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h00min

PagSeguro, divisão internacional do PagBank, lança estudo que revela hábitos de pagamentos dos gamers latino-americanos

Whitepaper traz perfil de gamers latino-americanos e informações sobre suas preferencias relacionadas aos pagamentos online; de 30% a 40% optam pela ‘rapidez’ na compra como principal fator de decisão do método de pagamento

SALA DA NOTÍCIA Cintia Miyuki Morioka
XCOM

São Paulo, 07 de junho de 2023 – O PagSeguro, empresa de pagamentos internacionais do PagBank, que fornece soluções para pagamentos on-line em 17 países da América Latina, além de Portugal, Espanha e Turquia, conectando mais de 300 empresas internacionais a meios de pagamentos locais, anuncia o lançamento do estudo “The payment habits of Latin American gamers: Leveraging payment method strategy to unlock Latam’s gaming industry” (“Os hábitos de pagamento dos gamers da América Latina: Alavancando a estratégia de métodos de pagamento para desbloquear a indústria latino-americana de jogos”, em tradução livre).  

Realizada em parceria com a Payments & Commerce Market Intelligence (PCMI), o whitepaper mostra o comportamento dos gamers na América Latina e seus hábitos de pagamentos, realizado com base em uma pesquisa com jogadores pagantes dos seis principais mercados da região: Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru. 

A América Latina é uma das regiões que vem apresentando maior crescimento da indústria de gaming nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o tíquete médio gasto por ano pelos gamers na região (US$ 27) ainda é muito inferior ao registrado na Europa (US$ 77) e América do Norte (US$ 209), o que demonstra o potencial de crescimento deste mercado.  

Pensando nisso, o estudo apresenta uma visão completa sobre quem são os jogadores dessa região e como preferem comprar jogos e realizar compras relacionadas a este universo. Segundo Adriana Garbim, diretora executiva do Comercial do PagSeguro, o estudo tem como objetivo auxiliar o mercado de pagamentos e negócios do segmento de jogos online na região e prover subsídios sobre as preferências deste público, auxiliando-os a pensar estratégias e tomar decisões mais eficazes. 

“O lançamento deste whitepaper reforça a liderança do PagSeguro no mercado de pagamentos do universo de jogos online na América Latina. A frente internacional do PagSeguro surgiu justamente para atender às dores do mercado de online gaming no alcance do mercado latino-americano e até hoje, quase duas décadas depois, nos mantemos como o principal fornecedor de soluções de pagamentos locais para o segmento, oferecendo as moedas e os métodos de pagamento locais preferidos dos usuários e garantindo a segurança das transações. Com o estudo, esperamos trazer insights e dados valiosos para o setor”, afirma a executiva. 

 

Perfil dos gamers na América Latina e dispositivos preferidos 

A pesquisa foi realizada com mais de 2 mil gamers ativos que realizaram pelo menos alguma compra relacionada ao universo dos jogos no último ano. Com base nas respostas, o perfil dos gamers consumidores da América Latina é majoritariamente masculino,  com mais de 30 anos, pertencentes às classes socioeconômicas média e alta. No entanto, o whitepaper ressalta que este perfil está em transformação, com a base de jogadores tornando-se cada vez mais diversas: crianças e adolescentes já representam uma parte crucial na indústria, enquanto mulheres estão alcançando a participação masculina no segmento, representando 44% dos gamers na região. 

Dentre os formatos e dispositivos, 81% dos gamers da América Latina jogam em dispositivos mobile, enquanto games para PC e consoles atingem 61% e 57% de penetração, respectivamente. De acordo com o estudo, a maioria dos jogadores utiliza mais de um dispositivo, o que mostra a necessidade de uma integração entre os formatos e flexibilidade de compra e pagamentos entre os diferentes dispositivos.  

A maior parte das transações realizadas pelos gamers são referentes às compras dos próprios jogos (63%), porém há um mercado em crescimento de in-game purchases, ou seja, compras dentro dos jogos, como itens customizados, moedas próprias e expansões. O whitepaper aponta que 50% dos respondentes realizaram in-game purchases no último ano.  

 

Métodos e hábitos de pagamento 

O estudo “The payment habits of Latin American gamers” indicou que a variedade de métodos de pagamentos é essencial para uma experiência de compra bem-sucedida. Cada país possui suas preferências no tocante ao método de transação, que inclui cartões de crédito e débito, carteiras digitais, transferências bancárias e dinheiro. Além disso, a plataforma utilizada para jogar e o ticket médio, entre outros fatores, também impactam como os gamers preferem fazer pagamentos. 

O Brasil e a Argentina foram os únicos países consultados para a pesquisa em que a maioria dos respondentes escolheram o cartão de crédito como principal método de pagamento. Nos demais países, o cartão de débito apareceu como a opção preferida. Os gamers da América Latina demonstraram uma demanda crescente por métodos de pagamento instantâneos, com 30-40% dos consumidores escolhendo ‘rapidez’ como o principal fator de decisão sobre o método de pagamento no momento da compra. 

Neste sentido, o estudo ressalta a penetração do Pix no Brasil e o impacto do meio de pagamentos instantâneos introduzido pelo Banco Central, que ocasionou maiores taxas de conversão e custos mais baixos. No entanto, a aceitação do Pix ainda é limitada no mercado de games. Segundo a pesquisa, apenas 13% dos respondentes escolheram o Pix como principal método de pagamento ao realizar compras no segmento, o que mostra um grande potencial de crescimento no Brasil para as plataformas que ainda não aceitam o Pix. 

O estudo completo também traz dados e insights sobre o valor médio gasto pelos gamers em cada país, como o parcelamento de compras influencia no consumo de produtos e serviços neste universo, com que frequência os gamers realizam compras e sua relação com o tempo médio gasto nos jogos, além de outras tendências nos meios de pagamentos em jogos.  

Para fazer o download do estudo completo gratuitamente, clique aqui.  

 

##  

 

Sobre o PagSeguro 

PagSeguro (PagSeguro Tecnologia Ltda), continua sendo o nome da divisão internacional do PagBank e oferece soluções inovadoras de pagamentos, automatizando pagamentos, vendas e transferências eletrônicas para impulsionar negócios em qualquer lugar, de forma simples e segura. Integrante do Grupo UOL – líder em internet brasileira –,o PagBank atua como emissor, adquirente e provedor de contas digitais, além de oferecer soluções completas para pagamentos online e presenciais no Brasil e, por meio do PagSeguro, atua em 17 países da América Latina, além de Portugal, Espanha e Turquia, permitindo que comerciantes de todo o mundo processem e coletem por meio de mais de 140 métodos de pagamento locais e moedas locais. O PagSeguro, também fornece pagamentos instantâneos únicos ou em massa para o Brasil. 

Como fornecedor de soluções de pagamento para comerciantes estrangeiros, o PagSeguro está bem estabelecido como líder de mercado no segmento de jogos online, tendo processado pagamentos locais para mais de 6.000 jogos, incluindo os gigantes Valve, Garena, EA, Xsolla, Ubisoft e Wargaming. A solução de processamento de pagamentos do PagSeguro também é adequada para bens digitais (Streaming, Apps, SaaS, Educação), turismo de viagem e varejo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp