06/06/2023 às 12h26min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h08min

Osteoartrite pode causar manqueira e deixar sequelas nas articulações dos equinos. É preciso tratar corretamente.

Osteoartrite pode causar manqueira e deixar sequelas nas articulações dos equinos. É preciso tratar corretamente.

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fabris

"Os cavalos atletas precisam estar em perfeitas condições de saúde para suportar o esforço físico que o esporte naturalmente exige, seja no adestramento, salto, corrida, polo ou outras competições. Caso não haja preparação prévia, o animal pode sofrer dor devido ao impacto constante gerado nas articulações. Essa condição leva à ocorrência de osteoartrite, doença degenerativa e inflamatória da articulação que compromete a função e a composição da cartilagem articular e do osso subcondral. Pior: causa claudicação, mais conhecida como manqueira. Essa condição pode afetar boa parte da tropa, especialmente os cavalos mais velhos, sujeitos a um desgaste mais prolongado e intenso das articulações", informa Kauê Ribeiro da Silva, Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil, uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil.   

Mas há também práticas com bons resultados para auxílio na recuperação do animal e controle da inflamação por meio de ajustes no manejo nutricional, períodos de descanso e um protocolo de tratamento adequado. Uma das recomendações é a  prescrição de medicamentos condroprotetores, que atuam na restauração da composição articular saudável, reequilibrando o metabolismo, contribuindo assim com o bem-estar e melhora do desempenho dos cavalos atletas. A Vetnil tem em sua linha de medicamentos para equídeos o Condroton Plus®, um regenerador articular com Sulfato de Condroitina, principal glicosaminoglicano da cartilagem articular, Sulfato de Glicosamina, precursor dos glicosaminoglicanos, e Metilsulfonilmetano (MSM), composto anti-inflamatório e antioxidante eficaz na redução de dor periférica (no caso de animais que já têm algum grau de lesão) e na inibição da degeneração articular.   

Esse tema mereceu importância na palestra ministrada por Kauê Ribeiro no XI Simpósio Internacional do Cavalo Atleta (SIMCAV), evento bianual realizado há 20 anos pelo Grupo de Pesquisa em Gastroenterologia Equina da Escola de Veterinária da UFMG. "Estar ao lado de quem cuida dos animais é um de nossos principais propósitos. Por esse motivo, somos parceiros do SIMCAV desde sua criação. Aliás, na 8ª edição do evento (2017), a Vetnil recebeu o Prêmio Prof. Geraldo Eleno Silveira Alves de Excelência em Saúde Equina, oferecido na época pelo Núcleo de Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento do Agronegócio do Cavalo – EQUINOVA UFMG e pela comissão organizadora do SIMCAV. É uma parceria de longa data e extremamente positiva para as duas partes", ressalta o Coordenador de Comunicação Técnica. 

"Ficamos empolgados em retomar o formato presencial do evento devido à oportunidade de trocas importantes de conhecimento e experiências para a evolução do mercado equestre. Como empresa de saúde animal, é fundamental estarmos alinhados com os especialistas, oferecendo constantemente serviços e produtos de qualidade, com amplo embasamento técnico e escolha criteriosa de matérias-primas. Além de disponibilizar soluções demandadas pelos veterinários, temos plena consciência de que nosso empenho também contribui para destacar os benefícios do manejo adequado e das medidas preventivas a lesões ou enfermidades", conclui Kauê Ribeiro.   

Sobre a Vetnil    

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico-veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2021 recebeu o prêmio Melhores do Agronegócio pelo Globo Rural na categoria Saúde Animal. A empresa também está entre as 20 no ranking de Agronegócio das Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil, realizada pela consultoria Great Place To Work (GPTW) em 2021.   

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.    

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp