06/06/2023 às 09h50min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h04min

Transformando a autoconfiança dos pacientes com a rinoplastia

A cirurgia bem sucedida impacta diretamente na autoestima das pessoas

SALA DA NOTÍCIA Geraldo Capuchinho Jr.
Geraldo Capuchinho Jr. - Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, membro ativo da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe - @dr.capuchinho - https://geraldocapuchinho.med.br/
Internet
 

O nariz é um dos cartões de visita do rosto, ele ocupa o centro da face, sendo a primeira estrutura observada ao se olhar para uma pessoa. Um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados é a rinoplastia ou plástica do nariz. Esse procedimento permite corrigir problemas estéticos e/ou funcionais, de maneira que haja um ganho na autoestima e na qualidade de vida das pessoas. De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a cirurgia plástica do nariz está entre os três procedimentos estéticos mais procurados no Brasil.

 

Em suma, a rinoplastia é a modificação cirúrgica das estruturas ósseas e cartilaginosas com intuito de proporcionar um melhor aspecto nasal, além de restabelecer ou manter a função ventilatória do nariz.

 

O cirurgião plástico e crânio-maxilofacial Dr. Geraldo Capuchinho, explica que a rinoplastia atua na estrutura do nariz: cartilagens e ossos. “Portanto, alterações na forma e largura dos ossos nasais são realizadas com muita precisão por meio do uso do bisturi ultrassônico (Piezo). Além disso, as cartilagens são modificadas por meio de pontos e reposicionamentos, com intuito de tornar o nariz mais reto e definido. A largura das asas nasais também pode ser modificada por meio da alectomia ou alaplastia, quando necessário”, frisa. 

 

Rinoplastia e autoestima

 

Pelo fato do nariz estar no centro da face, é inevitável que não seja notado. Assim, pacientes que têm alguma preocupação com o aspecto nasal, tendem a se sentir mais inseguros nos relacionamentos interpessoais. ”Dessa forma, a cirurgia plástica busca modificar a forma do nariz de maneira que os pacientes adquiram um forma harmoniosa com seu rosto e se sintam mais confiantes com consequente impacto positivo na auto-estima”, destaca o Dr. Capuchinho.

 

Além disso,  o impacto da rinoplastia na auto-imagem é significativo. O candidato à cirurgia deve estar preparado para essas mudanças pois a “nova" imagem pode não corresponder à imagem por ele criada durante o período de espera para a realização da cirurgia e haver uma certa frustração. Tal situação poderia desencadear certa angústia e, até mesmo, quadros de depressão. Por outro lado, caso a mudança seja satisfatória e atenda ao imaginado pelo paciente, além do impacto na auto-imagem, também haverá impacto na autoconfiança, dois importantes pilares da autoestima. 


Fonte: Geraldo Capuchinho Jr. - Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, membro ativo da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe -  @dr.capuchinho - https://geraldocapuchinho.med.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp