04/02/2016 às 12h06min - Atualizada em 04/02/2016 às 12h06min

Psicóloga do Colégio Humboldt dá dicas de como diminuir a ansiedade

Com a correria do dia-a-dia, cada vez mais pessoas se deparam com esse sentimento

Communica Brasil

Seja em momentos de medo, insegurança, tensão ou perigo, de alguma forma, a ansiedade aparece, pois é um sentimento característico do ser humano. Vazio no estômago, nervosismo, transpiração e coração acelerado são algumas das formas pelas quais ela se manifesta.

 

Karin Kenzler, psicóloga do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), que este ano comemora 100 anos, explica que, dependendo da intensidade, o grau da ansiedade pode se tornar patológico e acarretar problemas posteriores. “O grau de ansiedade patológico é definido como aquele que causa interferência nas atividades normais do indivíduo”, afirma Karin.

 

Atualmente, todos estão cercados pela tecnologia e informação, a rapidez torna todo mundo “antenado”, porém há informação demais para tempo de menos. Diante deste fato, é comum as pessoas se sentirem intimidadas e impotentes buscando cada vez mais informações que supram suas inseguranças. “O problema é que tais sentimentos de impotência agravam os sintomas que, por sua vez, reduzem a capacidade de aprender, gerando mais ansiedade e fechando o círculo vicioso”, explica a psicóloga.

 

Confira abaixo cinco sugestões da profissional para controlar a ansiedade:

1 - Estabeleça limites na busca de informações, cronológico e quantitativo;

2- Procure conduzir uma agenda que inclua tempo para suas necessidades vitais como comer, dormir e relaxar;

3- Fazer uma coisa por vez. Procure sempre concluir tarefas que começou, economizando a energia gasta na interrupção e retomada da mesma;

4- Praticar esportes desacelera a ansiedade mudando o foco da atenção da “cabeça” para o corpo, além de aliviar e descarregar tensões. Práticas artísticas como música, dança e pintura também cumprem essa função.

5- Limitar o uso de eletrônicos, estabelecendo regras e horários. Por exemplo, não interromper atividades para checar conversas e informações on-line, desligar o celular durante a noite, não levar um eletrônico para a mesa ou cama. 

Colégio Humboldt - Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt, que este ano comemora 100 anos, está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a 1.200 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngüe e multicultural (português/alemão) e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com A Humboldt Formação Profissional Dual, cursos técnicos e tecnológicos em gestão pós ensino médio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »