02/06/2023 às 10h43min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h04min

Dia do profissional de RH: conheça 5 estratégias bem-sucedidas usadas para cuidar do bem-estar dos colaboradores

Celebrado em 3 de junho, o Dia do Profissional de Recursos Humanos reconhece o trabalho essencial de profissionais de gestão de pessoas

SALA DA NOTÍCIA Woba
www.woba.com.br
Divulgação

Celebrado em 3 de junho, o Dia do Profissional de Recursos Humanos reconhece o trabalho essencial de profissionais de gestão de pessoas. Afinal, eles são peças fundamentais de qualquer empresa e cuidam de todo o capital humano das organizações, desde a atração e seleção de talentos até o desenvolvimento e retenção dos funcionários. 

A Woba (www.woba.com.br), referência em futuro do trabalho e work-life balance no Brasil,  aponta quais são as principais estratégias utilizadas pelos profissionais de RH para garantir o bem-estar dos colaboradores nas mais diversas organizações. 

Trabalho flexível

Uma pesquisa realizada pela FGV mostrou que um terço das empresas brasileiras já assumiram como padrão o trabalho híbrido, flexível ou remoto. E o motivo é a economia de gastos, mais produtividade e profissionais mais satisfeitos e felizes com suas rotinas. Estima-se que, em média, cada pessoa economize 72 minutos por dia quando não precisa de longos deslocamentos para ir ao emprego, tempo utilizado para tarefas pessoais e lazer, seja para fazer uma atividade física, um curso, ler um livro ou ver sua série favorita. 

Há estratégias diferentes nesses casos, onde o colaborador pode fazer seu próprio horário, trabalhar de onde quiser, ou até laborar menos dias na semana. Nesse caso, para dar uma estrutura adequada ao trabalhador, muitos departamentos de RH optam pelo acesso livre a coworkings, considerando os melhores espaços na região onde cada pessoa mora. É comum, inclusive, experimentar esse tipo de modelo remoto antes para ajustar o modo e jornada de trabalho, ou contar com esses locais para encontros pontuais da equipe. Na Woba há diárias gratuitas disponíveis: https://blog.woba.com.br/coworking-gratis/

Cuidar da saúde mental

Quando o RH aposta no trabalho flexível e equilíbrio da vida pessoal e profissional, a saúde mental dos colaboradores já é deixada em evidência. Além disso, é essencial que o setor de Recursos Humanos implemente uma cultura sem pressão, excessos de cobrança e mantenha um diálogo aberto com os gestores e demais funcionários. Profissionais felizes geram mais resultados e produzem mais. Todos saem ganhando. 

Gestão Humanizada 

Se antes o foco era nos resultados, hoje a gestão humanizada ganha os holofotes. As pessoas estão no centro de qualquer negócio e o RH é responsável por cuidar para que toda a administração dê ênfase aos valores humanos no planejamento e execução das ações. A escuta ativa, considerando todos os cargos e posições, permite que as equipes estejam mais alinhadas, colaboradores mais satisfeitos e novas ideias são incorporadas aos processos.

Variedade de benefícios 

Os benefícios fazem a diferença para o dia a dia dos funcionários e devem ir além dos tradicionais vales-transporte e refeição e plano de saúde. Não é à toa que uma pesquisa da Flash mostrou que 77% das pessoas afirmaram que a empresa fornecedora dos benefícios é um fator considerado na tomada de decisão de troca de emprego. Além disso, na relação “salário x benefícios”, 54% dos colaboradores preferem “melhores benefícios a melhores salários”.

Quanto mais benefícios que promovam o bem-estar do colaborador, melhor. Hoje, há uma ampla variedade de opções, que vão desde o acesso a academias e eventos culturais a educação financeira e investimentos facilitados. O profissional de RH tem a importante missão de descobrir o que mais se encaixa com a cultura organizacional e necessidades das pessoas, além de buscar as melhores parcerias.

Qualificação dos colaboradores

Uma das estratégias que os profissionais de gestão de pessoas apostam é a qualificação dos colaboradores, quando decidem investir na formação dos empregados. Além de valorizar o funcionário, capacitando com novas habilidades e contribuindo para o crescimento da carreira, a empresa também ganha. É uma ótima forma de reter talentos e permitir que profissionais já contratados ocupem novos cargos, em vez de contratar alguém do zero para uma posição estratégica na organização. Há startups especializadas nisso, a exemplo da Korú, edtech escolhida por empresas como Ambev, Sinch, Votorantim e Alpargatas para requalificar e promover novas habilidades dos colaboradores. O Fórum Econômico Mundial, inclusive, projeta que 50% das habilidades que precisamos para desempenhar o trabalho hoje mudarão até 2027. Isso significa que 1 bilhão de pessoas vão precisar aprender novas competências e se requalificar até 2030 – o chamado reskilling

 

Sobre a Woba - Ecossistema de soluções de espaços para trabalho. Fundada em 2017, dentro da comunidade San Pedro Valley, em Belo Horizonte, com o nome BeerOrCoffee, a Woba tornou-se o maior marketplace de coworkings da América Latina. Em 2022, passou a aderir ao conceito “Work-Life Balance” e se transformou em Woba. Conta com mais de 150 colaboradores, que trabalham de norte a sul do Brasil e do exterior. Entre seus clientes estão XP, iFood, Yalo, Albert Einstein, Gupy e Inter. Os investimentos recebidos são R$ 8 milhões (2018) de Kees Koolen, fundador do Booking.com, e de R$ 50 milhões (2021) dos fundos Kaszek e Valor. Atualmente, participa do programa de aceleração Scale-Up Endeavor, que seleciona empresas com alto potencial de crescimento no país. Saiba mais em www.woba.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp