05/06/2023 às 16h39min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h00min

O outsourcing é a melhor estratégia para digitalizar o setor fiscal?

Entenda como a terceirização e a tecnologia, quando aplicadas adequadamente, podem melhorar a eficiência da gestão fiscal

SALA DA NOTÍCIA Victor Ferreira
Régis Lima

Não há dúvidas de que o outsourcing tem sido uma das grandes estratégias escolhidas pelas empresas atualmente. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do instituto britânico YouGov, aproximadamente 48% das organizações no mundo estão optando pelo outsourcing. Essa busca vem aumentando não apenas pela falta de talentos em seus respectivos mercados, mas também pois as empresas buscam expandir a qualidade do produto, do serviço oferecido, mas, principalmente, reduzir a margem de erros, retrabalho e os custos, consequentemente. Assim, o outsourcing oferece todo know how necessário para que as empresas sigam atuando de maneira estratégica e assertiva. 

A gestão fiscal, por exemplo, fundamental e crítica para qualquer empresa ou seguimento, por muitas vezes, pode ser uma tarefa complexa, demandando grandes esforços dos times. Por isso, o outsourcing, permite que a empresa libere recursos internos e se concentre em atividades mais estratégicas, enquanto uma empresa especializada em gestão fiscal assume a responsabilidade pelas tarefas fiscais. 

Benefícios de aderir ao outsourcing 

Liberar o time interno para que profissionais altamente qualificados cuidem de uma determinada área da empresa, como a gestão fiscal, proporciona ganhos inestimáveis às organizações. Assim, além de tempo para que os profissionais atuem de maneira mais estratégias e focados no core business da empresa, é possível obter vantagens em eficiência operacional e redução de custos. Além disso, um parceiro de outsourcing apoia com a: 

  • Digitalização: a digitalização faz parte do ecossistema das empresas de outsourcing, permitindo que os processos sejam simplificados e que os dados fiscais sejam acessados ​​mais rapidamente e de maneira mais fácil.  Além disso, por meio da digitalização dos processos, é possível reduzir significativamente o tempo necessário para lidar com tarefas como registro de impostos, elaboração de relatórios fiscais e reconciliação de contas; 
  • Armazenamento de documentos fiscais na nuvem: o armazenamento de documentos fiscais na nuvem também é uma estratégia aplicada entre os parceiros de outsourcing. A estratégia, por sua vez, reduz a necessidade de espaço físico para armazenamento de papéis e permite o acesso rápido e fácil a esses documentos de qualquer lugar; 

     
  • Digitalização de documentos fiscais: a digitalização de documentos fiscais também é outra vantagem do outsourcing. Nesse sentido, ajuda a reduzir a necessidade de espaço de armazenamento e permite acesso mais fácil e rápido aos documentos quando necessário; 

     
  • Monitoramento constante de mudanças nas leis fiscais: o monitoramento constante de mudanças nas leis fiscais é uma prática essencial para garantir que as empresas estejam sempre em conformidade com as regulamentações fiscais em vigor. Empresas especializadas em gestão fiscal podem ajudar nessa tarefa, oferecendo um serviço de monitoramento. Isso pode incluir o acompanhamento de alterações em legislações, novas normas tributárias, mudanças nos prazos para apresentação de declarações fiscais e outras alterações que possam afetar as operações fiscais da empresa. 

Sendo assim, para tornar a gestão fiscal assertiva, estabelecer algumas estratégias, especialmente levando em consideração o outsourcing, é essencial. Há, ainda, tecnologias que permitem que documentos físicos, como notas fiscais e recibos, sejam digitalizados e processados automaticamente, eliminando a necessidade de entrada manual de informações. Isso reduz significativamente o tempo necessário para a entrada de dados e minimiza a chance de erros humanos. 

No fim, todo investimento que agregue maior produtividade e otimização das atividades fiscais são sempre bem-vindo. Garantindo toda conformidade e compliance que as empresas precisam para crescer. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp