01/06/2023 às 10h07min - Atualizada em 01/06/2023 às 20h16min

Participação e engajamento: ações de incentivo são uma alternativa para envolver e motivar colaboradores

O “Programa de Ideias”, desenvolvido pelo Shopping São José, é um exemplo de como gestores podem aproximar e estimular equipes

SALA DA NOTÍCIA Caroline Rodrigues
Um dos grandes desafios das últimas décadas no universo corporativo é criar formas de manter os colaboradores envolvidos e engajados. Muito além da remuneração financeira, o comprometimento de quem gira a engrenagem da empresa está atrelado a diferentes fatores, entre eles as condições de trabalho, o ambiente corporativo,  benefícios, reconhecimento e, acima de tudo, pertencimento.

Mas o que é preciso para manter os funcionários interessados e motivados sem que o salário seja o único estímulo? Um dos caminhos pode ser a criação de dinâmicas de incentivo que despertem o senso de pertencimento de maneira confortável e acolhedora. “Sabemos a importância de criar uma cultura organizacional que ofereça a liberdade de opinar e se expressar e o quanto isso reflete diretamente na performance, produtividade e, também, no bem estar do colaborador”, afirma Viviane Ripka de Brito, gerente de recursos humanos do Shopping São José, localizado na região metropolitana de Curitiba (PR).

No último ano, o empreendimento colocou em prática o “Programa de Ideias”, ação que visa aproximar e dar voz aos colaboradores por meio de uma dinâmica que abre espaço para todos contribuírem com propostas e sugestões direcionadas aos profissionais, lojistas ou clientes, e que tragam um impacto positivo, seja para estrutura do Shopping ou para as pessoas envolvidas. A iniciativa é um exemplo objetivo de como incitar o interesse da equipe. “Incentivamos ideias no âmbito da inovação, sustentabilidade, renovação e melhorias, e incentivamos todos os que inscrevem propostas pois achamos bastante importante reconhecer a participação”, comenta Viviane.

O programa garante um canal aberto disponível para todo o público interno. “O processo, que acontece anualmente, é bem simples e todos os contratados estão aptos a participar. Os interessados só precisam preencher o formulário apresentando suas ideias. Posteriormente, as sugestões são apresentadas anonimamente e votadas pela comissão formada por todos os gerentes setoriais e membros da diretoria administrativa. Após a aprovação, o idealizador é revelado e seguimos com os passos para a aplicação do novo projeto”, explica a gerente de RH.

Desde o início do programa, diversas propostas inscritas por funcionários foram admitidas pela gestão, entre elas o Momento Conexão, que é um encontro mensal com dinâmicas e bate-papos sobre temas pertinentes determinados anteriormente, que criam interação e incentivam discussões saudáveis entre os colegas de trabalho, com objetivo principal de criar integração maior entre os departamento, comemorar e vibrar mais com as conquistas dos colaboradores e shopping. Muitas outras ideias também já foram aplicadas, como o programa de absenteísmo para equipe da limpeza, vagas para carros elétricos, formação de equipes/grupos para prática de esportes, o tour guiado pelos bastidores do shopping, voltado para clientes externos e instituições educacionais, entre outros. “Os próprios colaboradores sendo ouvidos e apontando coisas que são importantes para eles, nos dá um norte muito grande quanto a gestão, além de melhorar o empenho e desenvolvimento desses profissionais”, completa Viviane Ripka de Brito.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp