01/06/2023 às 12h54min - Atualizada em 01/06/2023 às 20h16min

5 ensinamentos para atingir a excelência na execução de ideias

Alfredo Soares, cofundador do G4 Educação, compartilha o caminho para transformar conceitos em realidade

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Aurelio Checchia Ferrari
Por trás dos empreendedores que atingem a excelência está uma conhecida frase de Thomas Edison: O sucesso é constituído por 10% de inspiração e 90% de transpiração. Alfredo Soares, cofundador do G4 Educação, concorda. “Nunca me considerei alguém que inventaria algo disruptivo – e com a minha experiência posso dizer que empreender sempre se tratou muito de execução. É ir lá, pôr a mão na massa, fazer, errar, aprender, refazer”, revela Alfredo. “Tirar as ideias da cabeça e colocar em prática parece algo simples, mas no fim do dia é o segredo dos negócios que conseguem chegar à excelência máxima”, completa.
 

Ele reuniu abaixo os ensinamentos que considera essenciais para tornar conceitos e sacadas em realidade:

1 - Encontre uma solução para quem está comprando, não se prenda ao que você quer fazer.

A essência das vendas hoje é que não se trata mais de trocar produtos e serviços por dinheiro, e sim de criar experiência e encantar quem está do outro lado, seu cliente, seu parceiro. Questione qual a sua dor, qual problema você pode resolver e aí, sim, você terá uma ideia que seja de fato excelente.

2 - Seja honesto consigo mesmo.

Não corra atrás do dinheiro, prefira fazer algo bem-feito. Encontre aquilo que você esteja disposto a fazer com vontade e foque nisso. Fazer dinheiro deve ser consequência, não o único objetivo.

3 - Execução é principalmente administrar o medo e a incerteza e colocar o plano em primeiro lugar.

Mantenha a potência máxima do seu raciocínio o tempo todo, com atenção aos detalhes, ainda que não tenha garantias de que tudo vai dar certo. Independentemente de ter certeza de que o plano dará certo, o empreendedor precisa continuar seguindo, com foco na realidade de cada momento, sem deixar essa instabilidade o amedrontar. Seguir em frente é a alma da execução.

4 - Não deixe o ego atrapalhar seu objetivo.

O ego tem que ser seu aliado, não seu inimigo, e tem que respeitar suas escolhas sem lamentações. Não é à toa que um dos valores do G4 Educação diz ‘fazemos o que precisa ser feito’. Se alguém se sente mal por estar fazendo alguma tarefa ‘menor’ ou lidando com situações que não são exatamente glamourosas vai estar fadado a nunca atingir a excelência. Para dar um exemplo meu, quando vendia cartões e imãs de geladeira no Rio de Janeiro, eu chegava nas cooperativas de táxi e às vezes ficava duas horas esperando ser atendido, até poder mostrar a qualidade do ímã que produzia e tentar passar um orçamento.

5 - Seja mais importante que sua ‘cadeira’.

Tenha sempre sua própria marca como profissional e como pessoa. Quem compra não está levando apenas um produto ou um serviço; está levando história, sonhos, contexto. Como você envelopa tudo isso é tão importante quanto a qualidade do que está dentro da embalagem. O cliente usa a razão para procurar itens por necessidade, mas no fim das contas decide o que vai levar usando a emoção. Afinal, como disse no primeiro ponto, vender é levar uma solução que encante, mesmo quando não se ganha nada com aquilo.


Sobre o G4 Educação

O G4 Educação é uma edtech com foco em educação executiva, que se posiciona como a Evolução da Escola de Negócios com base em um framework de gestão horizontalizado focado no crescimento exponencial e durável. Com ele, qualquer empresa, de qualquer segmento, pode se desenvolver até alcançar um alto faturamento em um curto espaço de tempo. O G4 Educação atua com programas de educação executiva ministrados por referências do mercado com amplo track record, ancorados no princípio de trazer ao universo do empreendedorismo o conceito de que só ensina quem faz. A metodologia de ensino é baseada em um conteúdo altamente aplicável e atual, assim como em ferramentas práticas utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo, adaptadas à realidade brasileira.

Os programas são ofertados nas modalidades presencial e online e sua duração varia conforme o tema principal. O carro-chefe, nesse formato, é o G4 Imersão e Mentoria, que abrange frameworks e ferramentas de gestão, vendas e growth, sendo direcionado para donos de negócios e executivos do alto escalão que almejam potencializar seus negócios. Há ainda as edições mais específicas, focadas em Growth, Gestão de Pessoas, Sales e Customer Experience. Primeiro, os participantes assistem aulas com conceitos densos e baseados em benchmark e, posteriormente, recebem mentorias 100% personalizadas, cujo objetivo é criar estratégias para adaptar essas práticas para cada empresa, levando em conta seu modelo de negócio. Soma-se a isso o G4 Skills, software online B2B de cursos de extensão e treinamentos, e o G4 Comunidades, uma rede de  relacionamento cujo foco é fomentar continuamente o ecossistema de educação e networking, contribuindo para a geração de negócios entre os membros.


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