01/06/2023 às 18h04min - Atualizada em 01/06/2023 às 20h15min

Dente sangrando? Saiba o que pode ser

Patrícia Almeida explica as causas e fala da importância da escovação diária com uso de pasta e fio dental; confira

SALA DA NOTÍCIA Mari Ângela Cavalheiro
https://odontoalmeida.com.br/
Divulgação
O seu dente sangra quando passa o fio dental ou quando escova? Ou até mesmo quando morde uma maçã? Você sabia que esse pouquinho de sangue pode significar uma gengivite? 

“A maior causa de sangramento da gengiva é o acúmulo de bactérias. Ou seja, quando você esquece de escovar o dente em algum momento do dia, essas bactérias vão formando o tártaro, que é aquela placa bacteriana calcificada. A gengiva fica inflamada e sangra. Além do sangramento, você observa a gengiva vermelha, inchada e sensível. Ela pode formar um tipo de bolsa entre os dentes e aí ficam restos de comida e da placa bacteriana. Também causa o mau hálito”, explica a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética. 

O problema é que se você deixar a gengiva sangrando e não cuidar, pode ter uma doença periodontal. “Que é quando esse tártaro vai praticamente sumindo com a sua gengiva até levar a queda do dente. Para isso não acontecer, você precisa melhorar a sua higiene bucal”, alerta a especialista, idealizadora da Odontologia Almeida e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). 

Anota aí esses conselhos da Dra. Patrícia Almeida: 

1 - Escove os dentes, pelo menos, três vezes por dia. Use uma escova de cerdas macias. 

As escovas de cerdas muito duras machucam a gengiva. 

2 - Use um creme dental que tenha flúor. O flúor ajuda a eliminar as bactérias. 

3 - O ideal é passar o fio dental três vezes por dia. “Mas sei que muita gente não consegue. Então, passe o fio dental antes de dormir. No início vai sangrar um pouco mais. Não se assuste. E não pare de passar. Com o uso regular do fio dental esse sangramento vai diminuir”, afirma a cirurgiã-dentista. 

4 - Se mesmo com essa mudança de hábitos o sangramento na gengiva não parar, fale com o seu dentista. Ele precisa examinar sua boca, seus dentes e sua gengiva para ver se não tem algo mais sério. E até mesmo fazer um tratamento, como uma limpeza profunda ou uma cirurgia periodontal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp