31/05/2023 às 16h16min - Atualizada em 01/06/2023 às 00h00min

Frenlogi quer resolver problemas de mobilidade no país

Frente Parlamentar Mista de Logística foi reinstalada e traz uma vice presidência específica para tratar da mobilidade urbana, liderada pelo Deputado Federal Rubens Otoni (PT-GO)

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
Kasane Comunicação
Márcio Ferreira - Ministério dos Transportes


A CNT sediou, na noite dessa terça-feira (16), a cerimônia de relançamento da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura) para o quadriênio 2023-2027, tendo como presidente o senador Wellington Fagundes (PL-MT) e oito vice-presidentes, cada um dedicado a um tema específico de logística. Criada em 2019, a Frenlogi é, atualmente, a segunda maior Frente Parlamentar em atividade com 318 parlamentares apoiadores, contando com a sustentação técnica do Instituto Brasil Logística (IBL).

A cerimônia teve a presença de parlamentares, vice-presidentes das Câmaras Temáticas Setoriais da Frenlogi, do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, autoridades e empresários que representam toda a cadeia produtiva da logística e infraestrutura do país.

Entre os representantes do Poder Executivo Federal que compareceram à cerimônia, estiveram os ministros dos Transportes, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Márcio França; das Comunicações, Juscelino Filho; e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Um marco para a mobilidade do país
A grande novidade dessa nova composição da Frenlogi é a inclusão de uma vice-presidência específica para tratar de mobilidade urbana. A coordenação da Câmara Temática de Mobilidade Urbana da Frenlogi ficará sob a coordenação do Deputado Federal Rubens Otoni (PT-GO). A primeira ação do deputado foi protocolar o requerimento para criação da Subcomissão de Mobilidade Urbana

“Vivemos um momento inédito no Brasil, com a retomada dos setores produtivos após a pandemia. Nesse contexto, a Frenlogi se propõe a modernizar a infraestrutura do país e a melhorar a logística nacional, com foco em projetos de concessões de rodovias, ferrovias, portos e, sobretudo, na busca de soluções para os desafios da Mobilidade Urbana”, explica o deputado.

A Mobilidade Urbana é uma das áreas temáticas da Frenlogi que ganha ainda mais importância nesse momento em que as cidades brasileiras sofrem com os problemas de trânsito, poluição e qualidade de vida. “Vamos atuar em defesa das pautas que tratam desse tema, propondo Projetos de Lei, sugerindo Relatorias, apresentando Emendas, viabilizando a realização de Audiências Públicas, acompanhando e propondo Estudos técnicos e outras ações relevantes ao tema”, detalha.

Segundo Otoni, o objetivo do trabalho à frente da vice-presidência é contribuir prioritariamente para a aprovação e regulamentação do PL 3278/2021, que trata do Novo Marco Legal de Mobilidade Urbana. Um caminho fundamental para as cidades e toda a sociedade.

A Frenlogi
Frente Parlamentar Mista de Logística (Frenlogi) é composta por senadores e deputados e forma uma das maiores Frentes Parlamentares do país em atuação. É composta por uma presidência e oito vice-presidências onde cada uma delas representa uma câmara temática nas seguintes áreas de atuação: Aeroportuária, Armazenagem, Energia, Ferrovias, Portos e Navegação, Telecomunicações, Rodoviária e a partir desse ano Mobilidade Urbana.  E tem como objetivo lutar em favor da logística nacional e da modernização da infraestrutura do Brasil.

A Frenlogi, se diferencia na sua atuação em virtude de ter o apoio do Instituto Brasil Logística-IBL no desenvolvimento do seu trabalho.

Criado em 2015, o IBL é uma entidade privada sem fins lucrativos, composta por especialistas em diversas áreas de logística. Atua em favor da conexão entre os empresários, a sociedade civil e o parlamento. O trabalho do IBL prioriza combater os gargalos logísticos em todo o território nacional.

Na visão dos especialistas do Instituto, são esses gargalos que elevam os custos, reduzem a lucratividade e impedem o Brasil de ser um país mais competitivo. Entre os entraves mais comuns à competitividade estão: a burocracia; ausência de alternativas competitivas para a sobrecarregada malha rodoviária; falta de investimento em diversidade de transporte; leis desatualizadas que não condizem com a modernização da legislação vigente.

Composição da Frenlogi

Senador Wellington Fagundes, Presidente da Frenlogi

Deputado Diego Andrade (PSD/MG), Vice-presidente da Frenlogi Câmara Temática Rodoviária

Edinho Bez, Diretor de Relações Institucionais da Frenlogi

Deputado Julio Lopes (PP/RJ), Câmara Temática Aeroportuária

Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), Câmara Temática de Armazenagem

Senador Marcelo Castro (MDB/PI), Câmara Temática de Energia

Deputado Pedro Uczai (PT/SC), Câmara Temática Ferroviária

Deputado Rubens Otoni (PT/GO), Câmara Temática de Mobilidade Urbana

Deputado Carlos Chiodini (MDB/SC), Câmara Temática de Portos e Navegação

Senadora Professora Dorinha (União/TO), Câmara Temática de Telecomunicações
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp