31/05/2023 às 10h32min - Atualizada em 31/05/2023 às 16h07min

O que é mais importante processos ou pessoas?

Dentro de uma empresa temos diversos departamentos, ou seja, diversas atividades com requisitos diferentes

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Como fazer uma empresa funcionar sem pessoas? E como fazer com que a empresa funcione corretamente sem processos? Mesmo que você não perceba, sua empresa tem sim processos, estejam eles certos e coerentes ou não. 

É só pensar na sua rotina diária. O que você faz e como você executa suas tarefas no dia a dia? Parou para pensar, pois bem isso é o seu processo. 

Segundo Karla Küster, gestora empresarial, o processo é como as tarefas devem ser executadas. “Imagine que você irá passar essas suas atribuições para outra pessoa. Você irá explicar o que precisa ser feito e como isso deve ser feito, pois bem, isso se chama processo: é a forma como deve ser feito. O que muitas vezes acontece é que pela falta de processos escritos as pessoas vão descobrindo formas de como executar a tarefa, seja pela experiência que teve em trabalhos anteriores, seja pelo próprio entendimento da tarefa”, explica a especialista.

O negócio pode ficar muito bom, mas quando esse funcionário sai da função, seja para uma promoção, seja para uma nova empresa a tarefa que até então estava sendo bem desenvolvida começa a dar problemas. “Perceba então que pessoas e processos são importantes. Não adianta você ter uma equipe de pessoas e não ter processos, assim como não adianta você ter processos e não ter pessoas, porque cada pessoa executa uma tarefa dentro da empresa e uma empresa sem processos é uma empresa que pode estar sofrendo retrabalho”, diz a gestora.

Pessoas dão vida ao processo. As duas coisas são importantes, cada pessoa executa uma tarefa dentro da empresa e os processos potencializam as pessoas. Mas para que os processos aconteçam é importante ter gestão e supervisão. Por isso, é importante ter processos e pessoas certas nos lugares certos. Isso também faz parte de um processo: o processo de contratação. 

Edison Küster, proprietário da empresa KTS, especializada em gestão empresarial, diz que é importante ter um RH forte, consistente que saiba o que está fazendo. Desde a seleção até a contratação. Tudo deve funcionar corretamente. “Imagine se seu RH não tem um processo para contratação, logo ele não vai saber nem o tipo de funcionário que ele está buscando. Esse processo é de responsabilidade de quem está cuidando dos recursos humanos da empresa. Cabe ao profissional de RH explicar para a área solicitante como deverá ser a descrição do cargo, isso será um facilitador no momento da contratação”, enfatiza Edison.

Mas e se o perfil desejado não é encontrado no mercado? Cabe ao RH ajudar o solicitante a rever o perfil e até a reescrever, adequando à realidade da empresa. Como assim? O especialista esclarece. “Imagine que você precisa de um profissional para sua área financeira, mas a ‘verba’ que você tem disponível não cobre uma posição que você está buscando, então o que o RH deve fazer? Ele é o responsável por ajudar na readequação do perfil versus a capacidade de pagamento da empresa para aquela vaga. Isso não está errado, a empresa deve funcionar como uma grande engrenagem onde todas as peças devem funcionar juntas! Isso também é um grande processo.”

Nesse caso o RH deve adequar o perfil e já providenciar um plano para que o profissional que vai entrar receba treinamentos adequados para que ele alcance o perfil antes desejado. Novo processo do RH: desenvolvimento e treinamento dos recursos humanos.

Entende como os processos são importantes? E entende o quanto as pessoas também fazem parte de toda essa engrenagem chamada empresa? Ambas as partes são essenciais para tudo funcionar perfeitamete e a empresa ir rumo ao sucesso.

Serviço: Consultoria Empresarial

Karla Küster

Administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais.

CEO e consultora na Credita CGE desde 2017.

https://www.creditacosultoria.com.br

(41) 9-9613-3063

Redes sociais: Instagram: @kkuster1

Facebook: @karla.ku

 

Serviço: Cursos, Treinamentos, Conselheiro
Professor Edison Küster
Administradora de empresas, com especialização em Finanças.
Mestre em Engenharia da Produção
Experiência profissional em instituições bancárias e empresarial.
Professor de Graduação, Pós Graduação, Cursos de Extensão, Treinamentos Empresariais. Presenciais e a Distância.
Gestor da Vídeo Aulas KTS. Conselheiro da Credita CGE
https://www.ktsgestaoempresarial.com
[email protected]
(41) 9-9615-9628
Redes sociais: Instagram: @ktsgestao


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp